Home / Curiosidades / Como se Livrar das Cochonilhas? Como Elas Surgem?

Como se Livrar das Cochonilhas? Como Elas Surgem?

Cochonilhas são pequenos insetos brancos que se alimentam da seiva das plantas. 

Elas são pragas comuns de plantas de casa. São insetos cor-de-rosa, de corpo mole, cobertos com um material branco, ceroso e de algodão. O “cotão” branco ajuda a protegê-los contra a perda excessiva de calor e umidade. Ao contrário das escamas dos parentes, a maioria das espécies mantém as pernas ao longo da vida e pode se movimentar. As fêmeas são arredondadas, sem asas, e cerca de 1/16 ″ de comprimento.Embora os cochonilhas sejam pequenos, eles podem causar danos significativos às plantas e ao jardim, se não forem tratados. Se suas plantas estão começando a murchar e morrer, pode ser de cochonilhas. Felizmente, existem vários métodos que você pode usar para eliminar os cochonilhas, para que suas plantas fiquem verdes e saudáveis.

As infestações por cochonilhas aparecem nas plantas como pequenos insetos de corpo mole, cercados por uma bagunça branca e difusa em torno dos caules e nós das folhas. Cochonilhas são pragas comuns em ambientes fechados.

Cochonilhas
Cochonilhas

Os cochonilhas visíveis são as fêmeas. São pequenos insetos (cerca de um décimo de polegada) com franjas ao redor do corpo e, dependendo da espécie, caudas gêmeas. Cochonilhas masculinas são pequenos insetos alados que raramente são vistos nas plantas. As principais espécies de cochonilhas são cochonilhas de cauda longa (Pseudococcus longispinus) e cochonilhas de citros (Planococcus citri) . Os métodos de controle para ambas as espécies são semelhantes.

Cochonilhas estão relacionados a insetos escamados. Eles causam danos ao sugar o suco de suas plantas hospedeiras. Como muitas pragas, os cochonilhas tendem a favorecer um novo crescimento. Com o tempo, seus danos fazem com que as folhas amarelem e eventualmente caiam da planta. Eles também podem fazer com que frutas, vegetais e botões de flores caiam prematuramente. Em uma infestação ruim, suas excreções cerosas (também conhecidas como meladas) incentivam o desenvolvimento de fungos mofados.

Cochonilhas fêmeas escondem seus ovos nas fofas excreções brancas. Os ovos eclodem em cerca de 10 dias, produzindo rastreadores ou ninfas. As ninfas se mudam para outra parte da planta e passam outras 4 a 8 semanas desenvolvendo a forma adulta.

Como se livrar de cochonilhas

Como a maioria das pragas, o melhor controle para os cochonilhas é defensivo. Plantas saudáveis ​​e vigorosas são menos suscetíveis à infestação do que plantas fracas, com pouca vegetação e estressadas. Como regra geral, verifique se suas plantas são saudáveis ​​e é menos provável que você atraia essas criaturas irritantes em primeiro lugar.

Se você encontrar cochonilhas em suas plantas, existem várias opções de controle :

  • Lave-os: Eles podem ser desalojados com um fluxo constante de água. Repita o tratamento conforme necessário. Isso é melhor para infestações leves.
  • Sabão inseticida: Os sabonetes inseticidas estão disponíveis no mercado (como o Sabonete Inseticida da Safer), ou você pode fazer o seu próprio usando um detergente, como o Ivory Liquid. Tente encontrar um produto livre de perfumes e aditivos que possam prejudicar as plantas. Misture o sabão em uma concentração fraca com água (começando 1 colher de chá por galão e aumentando conforme necessário). Pulverize em plantas.
  • Óleo de nim: O óleo de nim é derivado da árvore de nim. Use de acordo com as instruções da etiqueta. Além de suas propriedades inseticidas, o nim também é um fungicida e possui benefícios sistêmicos (ou seja, a planta a absorve para controlar os insetos com os quais não entra em contato diretamente). De acordo com a Environmental Protection Association, o nim é seguro para uso em vegetais e plantas alimentícias, bem como em plantas ornamentais.
  • Spray de insetos de cozinha: Este spray de insetos para todos os fins foi desenvolvido pelos editores da revista Organic Gardening e veio por meio do Manual de Rodale’s Organic Gardener’s, Manual de controle natural de insetos e doenças. Para fazer um lote, misture 1 bulbo de alho, 1 cebola pequena e 1 colher de chá de pimenta caiena em um processador de alimentos ou liquidificador e processe em uma pasta. Misture em 1 litro de água e deixe em infusão por 1 hora. Coe com uma gaze e adicione 1 colher de sopa de detergente líquido. Misture bem. A mistura pode ser armazenada por até 1 semana na geladeira.
Cochonilha
Cochonilha 

Álcool – para infestação pesada

Limpe as infestações por cochonilhas com uma bola de algodão embebida em álcool. Basta esfregar as criaturas e esfregá-las. O álcool retira o revestimento ceroso, deixando os cochonilhas expostos.    

Depois de limpar sua planta, borrife-a com álcool. Continue pulverizando duas vezes por semana até que todas as manchas brancas desapareçam. Verifique regularmente a sua planta e borrife álcool se vir algum dos sintomas.

Vários inseticidas mais fortes são aprovados para uso contra cochonilhas, bem como insetos benéficos, como besouros (Cryptolaemus montrouzieri ) e vespas parasitas (Leptomastix dactylopii). No entanto, pesticidas mais fortes podem causar um perigo para animais de estimação e seres humanos, e poucos jardineiros de interior estão interessados ​​em liberar besouros e vespas em suas casas. Esses controles biológicos podem ser mais adequados para o cultivo em estufa.

Dicas de ouro

Se uma infestação não puder ser controlada após duas ou três aplicações semanais de inseticida, considere destruir a planta antes que os cochonilhas se espalhem para outras plantas em sua casa.

Inspecione todas as suas plantas regularmente para garantir a detecção precoce. É muito mais fácil livrar-se de uma pequena infestação do que erradicar um ataque completo, mas você definitivamente deve tentar  .

Isole as plantas infectadas do resto das plantas. Se você tocar ou tratar esta planta, lave as mãos antes de tocar em outras plantas.

Remova todas as folhas amarelas e marrons.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *