Home / Curiosidades / Como Os Camelos Conseguem Viver No Deserto?

Como Os Camelos Conseguem Viver No Deserto?

Certamente o camelo é um animal que querendo ou não já associamos ao deserto. Essa associação não estaria errada uma vez que de fato o habitat natural das subespécies do camelo é realmente áreas desérticas do continente asiático.

Mas como esse animal consegue sobreviver nessa região? Talvez essa seja uma pergunta muito recorrente em quem tem um leve conhecimento sobre as características de uma área deserta.
Hoje falaremos um pouco sobre esse peculiar animal, principalmente como tão genuinamente se sai assim tão bem em seu habitat natural.

Camelos no Deserto
Camelos no Deserto

A Seleção Natural E Os Camelos

A Seleção Natural é uma teoria da evolução proposta por Charles Darwin, conhecido como o pai da teoria evolucionista. Para Darwin o animal mais adaptado ou com maior capacidade de adaptabilidade apresenta chances maiores de permanência da espécie. Mas o que isso tem haver com os camelos? Você deve estar se perguntando isso nesse exato momento e não se preocupe, explicaremos detalhadamente para você o que acontece.

Podemos considerar que o camelo é extremamente apto a viver em seu habitat natural. A partir dessa constatação podemos traçar duas teorias. A primeira delas seria que o camelo teria dado “sorte” em relação à sua fisionomia e fisiologia em relação ao seu habitat (falaremos logo abaixo como esse animal apresenta características fantásticas para o local onde habita). A segunda teoria apregoa que talvez os camelos sejam resultados de evoluções, desenvolvendo desta forma as características necessárias para a vivência e sobrevivência em seu habitat. Essa teoria tem como argumento a extinção de outras espécies de camelos que ocorreu ao longo do tempo. Não podemos ser categóricos e afirmar que uma ou outra teoria tenha total razão. O que podemos concluir é que de fato, por sorte ou por intermédio de sua evolução por meio da adaptação, o camelo está pronto para encarar o deserto.

Os Camelos E Suas Incríveis Características

Quando dissemos que os camelos estão preparados para encarar o Deserto é porque de fato estão muito preparados. Para se ter uma ideia esse animal apresenta três pálpebras que o auxiliam a manter os olhos livre de poeira e areia, o que convenhamos é uma habilidade e tanto para se ter no deserto.

Outra característica do camelo que vem bem a calhar também é a incrível capacidade de fechar as narinas para evitar a entrada de terra e inalação de poeira.

Acho que por essa você não esperava, os camelos possuem lábios grossos que os permitem retirar alimento até mesmo em meio aos espinhos. Não afundam na areia porque suas patas apresentam um formato diferente que os asseguram estabilidade. Impressionante não é?

Camelo Ou Dromedário? Para Que Serve A Corcova?

Essas são duas perguntas que também são muito frequentes. Como identificar um camelo e como identificar um dromedário, que é um tipo de camelo? Os dromedários apresentam apenas uma corcova, enquanto o camelo apresenta duas.

Você certamente já deve ter visto um camelo, seja por meio de vídeo, foto ou até pessoalmente. Você se perguntou do que a sua corcova é composta? Para se ter uma ideia, a corcova tanto do dromedário quanto do camelo são constituídas de gordura. Mas por que gordura?

Diferença entre dromedário e camelo
Diferença entre dromedário e camelo

Com uma concentração de gordura em uma única área de seu corpo o camelo não necessita armazena-la em outro local. Essa informação é importante porque como bem sabemos a gordura retém calor, o que não seria nada agradável sobre o já sol forte do local.

Bom agora que você já sabe sobre o que tem embaixo da corcova deste animal, falaremos da diferença entre eles, do dromedário e do camelo.

Eu Avistei Um Dromedário E Um Camelo

Você saberia identificar um camelo e um dromedário se o avistassem? Depois de nossa pequena explanação dificilmente você voltará a confundir. O dromedário ou também chamado de camelo árabe possui apenas uma corcova, o camelo bactriano possui duas.

Você saberia agora dizer o que tem em suas corcovas, gordura. Mas muitas pessoas acreditam, sem muito pesquisar que o que há na corcova tanto do dromedário quanto do camelo seja água.
É possível até mesmo encontrar um acessório para o armazenamento de água que tem o nome de camelback, em homenagem a esse animal por acreditarem que a corcova do camelo/dromedário seja um estoque de água. A corcova é de fato um tipo de estoque só que não de água e sim de gordura como vimos anteriormente.

O estoque de gordura presente em sua corcova também permite que o animal possa passar um bom tempo nutrido mesmo em períodos de seca, o que pode ser uma condição recorrente no deserto. Mas quem diria que esse animal também não estaria adaptado para isso? Além dos longos lábios, os camelos podem percorrer longas distâncias atrás de comida.

Outras Curiosidades

O camelo é um animal herbívoro, ou seja, tem a sua alimentação fundamentalmente de frutos, frutas, folhas, ervas daminhas, dentre outros. A sua gestação é um tanto quanto longa, para o nascimento do filhote após o acasalamento, a mamãe camelo leva cerca de treze meses.

A maturidade sexual da fêmea vem aos três anos, enquanto dos machos vem por volta dos cinco. São animais longínquos, podendo chegar a viver por até cinquenta anos.

Como não poderia ser diferente pelo comportamento humano, o camelo bactriano corre sérios riscos de ser extinto. Atualmente já há pouco mais de novecentos animais de sua espécie.

Camelos no Egito
Camelos no Egito

Outra informação interessante diz respeito ao nascimento de seu filhote. Normalmente o camelo gera por reprodução apenas um filhote que nasce totalmente desajeitado. Mas não se engane, logo após os primeiros dias já são quase plenamente desenvolvido e são capazes de correr.

Outra informação diz respeito aos parentes. O camelo e consequentemente o dromedário são parentes próximos de quatro mamíferos sul-americanos. São eles a lhama, a alpaca, a vicunha e o guanaco. Entre eles, o camelo se assemelha mais acentuadamente com a lhama (animal típico pelas famosas cuspidas em distraídos) e também com a alpaca. A guanaco e a vicunha por sua vez se diferente um pouco do camelo e por outro lado são parecidas ente si.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *