O bicho preguiça ou só preguiça é um mamífero que pertence a família xenarthra (sem dentes) e vivem principalmente no Brasil. Como o próprio nome já diz, o estilo de vida desse animal é tranquilo, para dizer o mínimo. Ele passa a maior parte do seu tempo pendurado em árvores, dormindo ou comendo, e se movimenta de forma bem lenta.
E apesar do título de bicho mais devagar do mundo parecer algo pejorativo, a preguiça não se importa em levar a fama e faz jus ao título. Nas próximas linhas vamos conhecer mais sobre esse mamífero, inclusive a sua relação com o homem.
Qual a relação do bicho-preguiça com os homens?
Devido a destruição do seu ambiente natural, como queimadas, os bichos-preguiça são vistos em áreas urbanas com mais frequência, e isso os torna presas fáceis para caçadores ilegais, que pegam esses bichos para transformá-los em animais de estimação.
Em resumo, sua relação com os humanos não é muito boa, já que eles são os responsáveis pela destruição do seu habitat natural.

O bicho-preguiça está em extinção
O bicho-preguiça não está na lista de animais extintos, mas essa situação pode mudar muito em breve. Em regiões como o nordeste brasileiro não é mais possível encontrar esse morador das matas. Entre as espécies que mais correm risco de extinção estão o bicho-preguiça comum e o de coleira, encontrados na região sul da Bahia.
Onde encontrar o bicho-preguiça
Apesar de ser um animal frequentemente encontrado na Amazônia e na Mata Atlântica brasileira, esse animal também pode ser visto em outros países da América do Sul e central.
Características da preguiça
Sua aparência pode ser comparada a do macaco, principalmente pelos seus pelos – que junto ao calor do Brasil, ajuda na sudorese – e também por passar parte não só do seu dia, como parte da sua vida em cima das árvores. Esse animal é tão lento que ele percorre, por dia, apenas 38 metros.
Mas essa lentidão não é algo aleatório, o fator que mais interfere na falta de movimentação desse bicho é o seu metabolismo. Eles têm uma digestão tão lenta que uma refeição normal, baseada em folhas, pode demorar um mês para ser digerida por completo.
Seu rosto é pequeno, assim como suas orelhas – por este motivo, eles tem audição e visão ruins, se orientando pelo olfato -. Também tem olhos reduzidos e ele parece sempre estar sorrindo. Dormem cerca de 14 horas por dia e podem chegar aos 50 anos de idade, isso para os animais de cativeiro, já os da natureza variam de 10 a 20 anos. São bichos de hábitos noturnos, por isso só saem à noite para se alimentarem.
Eles pesam cerca de 06 quilos e metem 0,61 centímetros. Algumas espécies chegam a ter caudas, que também são pequenas. A maior parte dos seus pelos, cinza ou marrom, estão na região da cabeça e na parte superior do corpo. Eles também possuem um tipo de subpelo de pele densa.
Curiosidades
1 – Parente pré-histórico
A preguiça tem um ancestral da era pré histórica, a preguiça do chão gigante, que pode ter alcançado o tamanho de um elefante nos dias atuais. E, ao contrário das preguiças de hoje em dia, não era arborícola. Seu tamanho o tornava quase invencível diante dos predadores. Alguns estudos apontam que eles eram caçados pelos tigres-dentes-de-sabre, mas muitos cientistas recusam essa teoria justamente pelo tamanho que o animal tinha, ou seja, ele poderia se defender facilmente.
2 – Não bebem água
Sabia que a preguiça não toma água? Todo líquido que esse indivíduo consome é proveniente dos alimentos que ingere. Além disso, também consomem as gotas de orvalho que caem perto deles para, claro, não precisarem se esforçar mais que o necessário.
3 – Tem uma alimentação restrita
A preguiça pode ser considerada um animal vegano, isso porque, apesar de herbívoro, ele não consome qualquer tipo folha. Sua dieta é baseada, principalmente, em folhas de tararanga, figueira e embaúba.
4 – Não usam muito o “banheiro”
Já comentamos que a digestão desse bicho é bem lenta, com isso, a sua vontade de fazer suas necessidades fisiológicas também não é recorrente. Ele só precisa descer de sua árvore a cada 7 ou 8 dias para isso.

5 – Ótimos em se esconderem
A principal defesa da preguiça é a camuflagem. Eles se escondem entre as árvores e assim, evitam seus predadores.
6 – Cabeça flexível
O bicho-preguiça pode até não se mexer muito, e ele nem precisa, mesmo que queira observar tudo ao seu redor. Por ter uma cabeça super flexível, ele consegue vira-la num ângulo de 270 graus, tudo isso sem precisar movimentar seu corpo. Incrível!
7 – Um “lobo” solitário
Esse indivíduo tem hábitos solitários. Normalmente escolhem uma área específica para viveram toda a sua vida. Inclusive, escolhendo uma árvore favorita, lugar onde ficará por boa parte da sua vida.
8 – Adoram uma limpeza
A preguiça é bem limpa no quesito necessidades fisiológicas. Quando vão defecar, eles cavam um buraco no chão e, depois de terminarem, cobrem as fezes com folhas.

9 – Ótimos nadadores
Esse animal é cheio de surpresas. Mesmo passando boa parte da sua vida em uma única posição, eles possuem várias habilidades, como a de nadarem. E são ótimos nadadores, diga-se de passagem.
10 – Canção do amor
Quando estão apaixonados, os machos emitem um tipo de som do amor. Antes de emiti-lo, eles chegam bem perto das fêmeas para isso.
11 – Pelos diferentes
Ao contrário da maioria dos mamíferos, o bicho-preguiça tem uma pelagem que começa de baixo para cima. Ela é cheia de algas, carrapatos, coleópteros e ácaros.
12 – Herança
Assim que o filhote alcança a maturidade sexual, por volta do quarto mês de vida, a mãe deixa sua árvore de herança para ele, saindo para procurar uma nova para ela.
Apesar de preguiçoso, a preguiça é um animal cheio de habilidades e muito fofo também, não podemos negar. Mas infelizmente não teremos eles por tanto tempo conosco se alguma atitude sobre a destruição do seu habitat natural não for tomada.