Home / Curiosidades / Como Nascem os Mosquitos da Dengue

Como Nascem os Mosquitos da Dengue

Mosquitos transmissores

Sabe-se atualmente que a dengue pode ser adquirida por duas espécies de mosquitos transmissores: o Aëdes aegypti e o Aëdes albopictus. Ao contrário do mosquito comum, que pica durante à noite, estes dois mosquitos possuem hábitos tanto noturnos quanto diurnos.

Os transmissores da dengue proliferam-se dentro de recipientes onde se acumula água (pneus velhos, galões, tonéis, vasos de plantas, calhas entupidas, cisternas, caixas d’água ou qualquer tipo de recipiente que acumule água, seja limpa ou não) ou nas proximidades de habitações (casas, apartamentos, hotéis).

É sempre importante salientar a necessidade de combate ao acúmulo de água, já que as larvas se desenvolvem em água parada, limpa ou suja.

Ciclo de Vida do mosquito da Dengue 

O ciclo médio de vida do Aedes aegypti é de apenas 45 dias. As fases deste ciclo são: ovo, larva, pupa e fase adulta. É uma doença de alta propagação visto que neste período um mosquito pode infectar até 300 pessoas. A transmissão da doença pode ocorrer após a cópula, em que as fêmeas precisam de sangue (hematofogia) para garantir o desenvolvimento dos ovos. Uma fêmea pode produzir até 1500 ovos durante todo seu ciclo de vida.

Em apenas 3 dias após a alimentação com sangue, a fêmea do mosquito já pode depositar seus ovos. Em apenas 10 dias a fêmea do mosquito do Aedes Aegypti se desenvolve e já pode transmitir a dengue. O controle da dengue constitui tarefa muito difícil, pois há uma infinidade de opções dos criadouros onde a fêmea do mosquito deposita seus ovos, que são extremamente resistentes, podendo sobreviver até 450 dias em meio seco até que a chegada de água propicie a sua incubação.

Ciclo de Vida do Aedes
Ciclo de Vida do Aedes

Uma vez imersos em meio aquoso, os ovos desenvolvem-se em larvas em apenas 48 horas, que dão origem às pupas, das quais surge o adulto. Em poucos dias, nascem as larvas, que vivem na água e viram pupas dentro de cinco dias ou dependendo das condições climáticas. Quanto mais quente, mais rápido os ovos  e larvas de desenvolvem.

Em sua fase adulta, as fêmeas do mosquito se alimentam do sangue de pessoas e animais. Elas precisam de sangue para gerar os ovos e saem à caça para se alimentarem, e assim procurar novos focos de água para depositar seus ovos e renovar o ciclo.

Ciclo de Vida do mosquito da Dengue 
Ciclo de Vida do mosquito da Dengue

É por este motivo que somente as fêmeas picam, pois estas precisam do sangue para a reprodução da espécie. Em virtude deste ciclo de vida rápido, fazem-se necessárias iniciativas de prevenção que são tomadas pelo Ministério da Saúde a fim de evitar a água parada e combater a reprodução do mosquito.

As ações são dirigidas principalmente na extinção dos criadouros com água parada e limpa, como caixas d’água, garrafas e vasos de plantas, onde os mosquitos depositam seus ovos nas paredes desses recipientes, até serem completamente cobertos pela água.

Dengue: vetor e transmissão

Falar em dengue é pensar no seu transmissor, que é o mosquito Aedes aegypti. Porém, para que a dengue se manifeste são necessários os seguintes agentes:

  1. O vírus que causa a doença: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4;
  2. O mosquito que é o agente transmissor (neste caso chamado de vetor, pois o causador da dengue é o vírus);
  3. Uma pessoa que nunca foi infectada pelo mesmo tipo de vírus que o seu vetor está carregando.

Embora em alguns casos seja culpado, o mosquito Aedes aegypti nem sempre é o “vilão” da história, pois nem todos estão infectados com o vírus da dengue. A dengue se manifesta quando o vetor está infectado e infectivo, o que possui diferenças significativas. Dizemos que o vetor torna-se infectado quando se alimenta do sangue de uma pessoa doente, num período em que as partículas do vírus estejam circulando na corrente sanguínea desta pessoa.

Todos Contra Dengue 
Todos Contra Dengue

Se a fêmea do mosquito já estiver infectada pelo vírus da dengue, é possível que ela deposite ovos cujas larvas filhas já nasçam também infectadas, num processo chamado de transmissão vertical. Logo após a fêmea do mosquito se alimentar deste sangue, cerca de 10 a 12 dias depois é que estas partículas do vírus irão se manifestar no organismo do mosquito, se multiplicando e invadindo as glândulas salivares. Neste momento, a fêmea torna-se infectiva, e então, somente a partir daí poderá se alimentar do sangue de outras pessoas e transmitir-lhes o vírus.

A transmissão da dengue acontece quando o mosquito pica um indivíduo e ao mesmo tempo em que suga o sangue, também injeta sua saliva, que contém substâncias analgésicas e assim consegue passar despercebido, sugando o maior volume possível de sangue e injetando as partículas de vírus na corrente sanguínea da pessoa.

Evitar Mosquito da Dengue
Evitar Mosquito da Dengue

Se pensarmos nesta cadeia de transmissão há também uma série de fatores que devem ser levados em consideração para que a dengue tenha todos os elementos essenciais para que o ciclo se repita:

  • Nem todas as fêmeas do mosquito se alimentarão de pessoas infectadas com o vírus da dengue;
  • Um percentual pequeno de mosquitos está infectado com o vírus;
  • Ainda que este mosquito se alimente do sangue com o vírus, esta fêmea do mosquito terá que sobreviver os 10 a 12 dias para se tornar infectiva e transmitir a doença;
  • A taxa de sobrevivência da população dos mosquitos está relacionada com a transmissão da doença, pois quanto maior a sobrevida da espécie, maiores serão as chances de propagação da doença;
  • Quanto melhores as condições do ambiente para a produção de ovos das fêmeas, maiores as chances da propagação da doença.

Resumindo o ciclo do mosquito da dengue

Em resumo, assim nascem os mosquitos da dengue:

  1. O ciclo começa quando a fêmea do mosquito Aedes Agypti ou também o Aëdes albopictus deposita seus ovos em reservatório de água (limpa ou não) parada;
  2. Entre o segundo e terceiro dia, o ovo se transforma em larva;
  3. Entre o sétimo e décimo dia a larva se transforma em pupa;
  4. Em média de 10 dias, um mosquito atinge a fase adulta.

Lembrando que o mosquito precisa ter picado uma pessoa que está infectada por um dos tipos de vírus da dengue para que a fêmea se torne  infectiva e possa transmitir a doença a outras pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.