Home / Curiosidades / Como Funcionam Torneios de Canto de Pássaro?

Como Funcionam Torneios de Canto de Pássaro?

Criar pássaros é um robe de muitas pessoas, seja pela beleza dos mesmos, ou pelo apego a esse tipo de animal de estimação, ou talvez apenas pela beleza do canto dessas aves. É um fato que existem diversas pessoas apaixonadas pela criação de pássaros. E o canto dos pássaros é de fato algo que encanta qualquer um. Existem cantos tão raros que apenas pesquisadores e gravações conseguem captar o som, mas também existem cantos muito mais comuns, como aqueles que ouvimos logo ao acordar.

Em cidades grandes o som de canto dos pássaros já é tão comum que muitas vezes nem percebemos ou notamos. Mas ao parar para ouvir é muito comum nos admirarmos com a beleza e o encanto que essas pequenas criaturas demonstram ao cantar. Porém, além de belo, o canto dos pássaros possui diversas características próprias e muitas vezes desconhecidas pela maioria das pessoas. Por exemplo, você sabia que existem torneios de canto de pássaro?

É isso mesmo! Entre os criadores de pássaros é comum a prática de torneios de canto, e neste artigo vamos conhecer um pouco mais sobre ei canto dos passados e além disso vamos te explicar como funcionam os torneios de canto de pássaro, acompanhe a leitura!

Pássaro Cantando
Pássaro Cantando

Porque Os Pássaros Cantam?

Você já deve ter ouvido várias vezes o canto de um passarinho, pode até ter notado a diferença entre o canto de algumas espécies. Existem pássaros que cantam por vários minutos ininterruptos, e outros que cantam uma vez ou outra apenas.

Mas talvez você nunca tenha parado para refletir: o que leva os passarinhos a cantar? Talvez seja apenas por instinto, ou algo desse tipo, mas a verdade é que existe uma razão por trás do canto dos pássaros. É verdade que se trata de instinto, mas a razão pela qual esse instinto é ativada pode ser bastante diversa.

Os pássaros cantam para cortejar! É verdade! Eles utilizam o canto deles para atrair fêmeas, e por isso é comum, no período de primavera ouvir o canto dos pássaros com mais frequência. Pois é o período onde a maioria das espécies busca a reprodução. Eles também cantam para demarcar seu território, na tentativa de mostrar a outros machos que aquele lugar já têm um dono.

Porém apesar dessas duas razões principais, existem outros motivos que levam os pássaros a cantar, porém isso varia de espécie para espécie. E cada espécie possui um canto diferente e variações próprias, somando mais de 10 mil tipos de canto catalogadas.

Sobre Os Torneios

Primeiramente, o que é um torneio de canto de pássaros? Como o próprio nome já diz, trata-se de uma competição e nesta competição ganha a ave que tiver o gogó mais forte! Basicamente, os criadores de aves treinam os seus animais machos e os colocam para competir com outros machos, o pássaro que passar mais tempo cantando é o vencedor da competição.

O vencedor ganha prêmios, troféus e titulações que fazem aumentar o seu valor de mercado por ser uma ave premiada. E os criadores que se dedicam a treinar suas aves para torneios investem em média 300,00 reais mensais com alimentação e cuidados especiais para o pássaro, e também com a inscrição para o torneio de canto. Existem regras para a participação dos pássaros no torneio de canto, pois os competidores devem ter nascido em cativeiro e ser legalmente registrados no IBAMA o que legaliza os torneios de canto.

Como Funcionam Os Torneios?

O primeiro passo antes do torneio em si, é o treinamento dos pássaros. Como eu falei anteriormente, os pássaros cantam para conquistar as fêmeas e para marcar território, assim a ideia é utilizar o instinto dos pássaros a favor deles.

Eles são treinados para interagir com outros pássaros de forma semanal para não se assustarem na hora da competição, e os machos são colocados próximos a gaiola de uma fêmea e depois a gaiola da fêmea é retirada, neste momento o macho começa a cantar para atrair de volta a atenção da fêmea, então ele canta para que ela volte até ele. No momento da competição, cada espécie compete com outros pássaros da mesma espécie. As fêmeas devem acompanhar os machos durante os torneios de canto e são separados apenas no momento e. Que a competição se inicia.

Pássaro Cantando
Pássaro Cantando

As gaiolas dos machos são postas em círculo, e assim que se dá início o torneio, as fêmeas são afastadas, e os pássaros cantam com o objetivo de marcar território e trazer sua fêmea de volta. Geralmente os torneios duram até 4 horas, porém geralmente os pássaros não conseguem cantar por tanto tempo. Aquele que for o último a desistir é o ganhador.

Também existem torneios de canto que avaliam o timbre e a evolução da melodia do canto dos pássaros, tão como a métrica nas notas. E esta competição acontece de forma diferente, pois o pássaro é avaliado de forma individual. Os juízes avaliam durante cinco minutos o canto de um único pássaro, onde é levada em consideração a perfeição do canto daquele animal em relação ao canto típico da espécie dele. Imagine como deve ser lindo!

Porque Conhecer Um Torneio De Canto?

Se você é um amante de pássaros e nunca presenciou ou participou de um torneio, acredito que será uma excelente experiência para você! A parte boa é que não há nenhum maltrato aos animais, nem durante os treinos nem durante a competição. E vale lembrar que o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) legalizou esse tipo de competição. Por isso vale a pena cogitar participar com seu próprio pássaro, ou até mesmo assistir uma dessas competições.

Conclusão

Bastante curioso não é mesmo? Os pássaros são animais incríveis e seu canto além de ser bonito aos ouvidos, também funciona como forma de sobrevivência e continuidade das espécies. O que você achou sobre os torneios de canto? Gostou?! Que tal visitar um você mesmo? A experiência será muito prazerosa se você gosta mesmo de conhecer um pouco mais sobre aves e sua criação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *