Home / Curiosidades / Como Faço Para Amansar um Periquito?

Como Faço Para Amansar um Periquito?

Assim como os humanos, os animais também têm personalidade própria. Cada espécie tem um jeito único de agir, inclusive os pets de estimação. Os fã de bichinhos sabem como suas características podem mudar, mesmo tendo dois indivíduos da mesma espécie. Podemos falar dos cães, gatos e até mesmo dos periquitos. As aves, assim como cachorros e felinos, são muito comuns nas casas de brasileiros, mas devido a sua personalidade – como a mania de bicar – isso pode incomodar o dono, e é por isso muitos recorrem a técnicas para amansar o periquito.

Tem um periquito e quer saber como amansa-lo? Se liga nas dicas a seguir.

Como amansar seu periquito

Antes de mais nada, é importante ressaltar que para deixar sua ave mais calma você precisará de muita paciência, tempo e consistência para ter sucesso nessa empreitada, por mais que ele não seja uma animal de difícil domesticação. É preciso também que o processo seja divertido, assim a experiência será recompensadora para ambos.

Periquito australiano
Periquito australiano

1 – Ganhe a confiança do seu pet 

Apesar de não ser difícil de domesticar, o periquito pode apresentar reações de nervosismo e se assustam com facilidade. Então, para que você consiga amansa-lo é preciso, primeiro, fazer com que ele esteja confortável em seu novo habitat. Dê um tempo para o seu pet se acostumar com o novo ambiente. Isso pode demorar cerca de duas semanas. Para facilitar sua adaptação, deixa sempre os recipientes de água e comida em locais de fácil localização para ele.

É importante também deixá-lo em um cômodo da casa que seja movimentado, isso fará com que ele se acostume com a presença das pessoas e as enxergue como amigos e não como uma ameaça. Mas não ache que colocar o animal em um lugar movimentado é o mesmo que colocá-lo em um lugar com muito barulho, eles têm uma audição sensível e regiões com televisão ou rádio deixarão o bichinho estressado, assim como locais com correntes de ar. Opte por um local tranquilo e que não deixe o periquito sobrecarregado.

2 – Deixe a gaiola próxima a você durante atividades diárias

Para conquistar a confiança do seu pet, ele precisa se sentir confortável ao seu lado, você pode fazer isso deixando a casa dele sempre próxima a você. Esse processo vai demorar cerca de uma semana.

O mais importante de tudo é sempre deixá-lo próximo a você enquanto realiza atividades do cotidiano, como na hora que está vendo tv ou lendo um livro. E nem precisa interagir com ele, ele só precisa se acostumar com a sua presença.

3 – Fale com ele, mas sem tocá-lo 

Assim que o bicho se acostumar com você, comece a conversar com ele, mas sem tocá-lo. É muito importante fazer isso sem deixá-lo ansioso.

Uma das dicas para que essa interação tenha sucesso é não encarar os periquitos, isso porque seus olhos ficam localizadas nas laterais de sua cabeça, e o nosso na frente, assim como nos seus predadores. Por este motivo, encará-lo pode fazer com que ele pense que você é um perigo, um predador. Depois você pode passar para o passo seguinte, que é interagir com a ave com sua mão na gaiola. Ele começará a ver sua palma não como uma ameaça e começará a se sentir mais relaxado perto de você. Repita isso durante uma semana.

5 – Coloque sua mão dentro da gaiola

A próxima etapa é fazer com que ele se acostume com sua mão dentro do ambiente dele. Primeiro, abra a portinha devagar para não assustar o pet. Tente não tocar em nada depois de colocar a palma dentro da casinha. Isso também pode levar uma semana até que o pássaro se sinta confortável com essa ação. Se tem medo dele te bicar, proteja-se com uma toalha.

6 – Coloque a mão dentro da gaiola, agora com petisco

Em seguida, repita o processo, mas agora com um petisco. Aguarde para ver se o periquito irá comer. É importante que essa aproximação seja aos poucos, então, a cada tentativa, avance mais um pouco para dentro do ambiente dele. Você também pode usar essa técnica na hora de trocar a água e a comida do pet. E é completamente normal se nas primeiras vezes o bicho voar para o outro lado.

7 – Pegando o periquito

Obviamente que você vai querer que o periquito se sentia à vontade para subir em você. Para isso acontecer, inicie o processo fazendo movimentos lentos e use uma voz leve. Enquanto isso, aproxime seu dedo indicador lentamente, isso fará com que ele veja seu dedo como um poleiro. Pode ser que a ave fique nervosa, se isso acontecer, na insista. Desista e espere até o outro dia.

8 – Encoraja o bicho subir no seu dedo

Assim que o animal acostumar com o sua presença, faça alguns movimentos que o encoraja a subir em você, como aproximar seu dedo das patas e o empurrar para cima, ou coloque uma leve pressão no peito dele. Você também pode falar “sobe” enquanto gesticula, dando dicas para o pássaro saber o que você quer que ele faça.

9 – Fiquei com o dedo parado 

Quando finalmente o periquito subir no seu dedo, tente mantê-lo o mais imóvel possível, tempo o suficiente para a ave se sentir confortável. Toda vez que ele subir, recompense-o com um petisco, isso funciona como um reforço positivo. É importante repetir esse processo várias vezes ao dia, sempre recompensando a ave. Depois disso você está pronto para tirar ele da gaiola. Mas não esqueça de realizar essa parte com movimentos lentos e sempre conversando com o bicho. Tenha calma se ele se recusava sair, afinal de contas, ali é a zona de conforto dele. Logo depois de superar essa fase, você pode até levá-lo para passear em outros cômodos da casa.

Ah, não esqueça de fechar as janelas antes de qualquer ação, como dito, a ave pode se assustar e sair voando, e você não vai querer que ele sai pela janela caso isso aconteça, não é?

Não esqueça de nos dizer se usou nossas técnicas e se elas funcionaram com o seu periquito.

2 comentários

  1. gostei das dicas vou usar com meus filhotes ai conto o resultato depois obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *