Está pensando em adotar ou comprar um animal de estimação, mas ainda não se decidiu? Que tal optar por um porquinho da Índia? Ele é um pequeno roedor cheio de pelos muito fofinho.
Mas apesar de não ter muita estatura, ele precisa de bastante espaço para morar, assim como um companheiro (a), já que não é muito fãs em viver sozinho. Isso acontece porque na natureza ele costuma conviver com bandos de até 10 indivíduos. Apesar disso, não é preciso que os dois sejam necessariamente do mesmo sexo, ainda mais porque elas dão muitos filhotes. O importante mesmo é que eles tenham uma companhia da mesma espécie. Mas se quiser, você pode adquirir um casal e que um deles seja cadastrado. Fica a sua escolha.

Moradia
Uma das dicas de como cuidar de um porquinho da Índia é oferecendo para ele um ambiente bem espaçoso, como já dito antes. O ideal é que a gaiola do animal tenha, no mínimo, 0,9 m2. Mas quando maior, melhor. As paredes devem ter de 30 a 35 centímetros. Isso dispensa o uso de tampas.
Para as gaiolas com mais de um andar, fiquei atento a altura entre um e outro. É preferível que cada plataforma não passe de 15 cm. Mais que isso, o bicho pode cair e machucar as patinhas. O mesmo vale para o fundo do recipiente, este deve ser sólido. Nunca coloque arames ou deixe espaçamentos, ele ou ela podem enroscar os pés neste local. É preferível preencher esta zona com tecido soft juntamente com folhas ou um tapete absorvente por baixo.
É preciso também disponibilizar um lugar onde ele possa dormir e se esconder. Eles gostam desses locais pois se sentem mais seguros.
O ambiente onde a moradia será colocada também necessita de atenção do dono. Posicione-a em uma área onde sempre tem fluxo de pessoas, preferencialmente em local interno, já que ele é sensível a temperatura. Você pode colocar a gaiola em cima de um móvel, mas que seja maior que esta, para que ela não corra o risco de tombar. E nunca deixe o bicho na garagem, pois o gás emitido pelo carro oferece problemas de saúde no porquinho da Índia.
Alimentação do porquinho da Índia
Disponibilize um bebedouro para o roedor, este precisa estar sempre limpo e com água fresca. Ele consome muito líquido. As melhores opções são aqueles que ficam suspensos e com a presença de um bico dosador, que é próprio para o porquinho. Os de chão não são recomendados pois o bicho pode fazer suas necessidades dentro dele. Quanto a limpeza deste, utilize um cotonete no bico. Na parte de dentro, coloque arroz cru e um pouco de água, tampe o buraco por onde sai o líquido e chacoalhe bastante, aí é só enxaguar bem. Somente isso já é o bastante para tirar toda a sujeira do bebedouro. Nunca use produtos ou mesmo pastilhas de vitaminas, isso pode fazer o bicho parar de se hidratar. Ainda sobre este, quando colocar a gaiola no sol, cubra o recipiente para evitar o crescimento de algas.
Na sua moradia também nunca pode faltar feno de rabo-de gato ou de dáctila para os porquinhos com mais de seis meses. Para os bebês, o ideal são os feitos de alfafa. Ele também pode ser usada para as mães gestantes ou que estão amamentando.
Como é um bicho que precisa pastar, sem a presença destes itens ele apresentará problemas no sistema digestivo, como sua falência. A falta deste também desalinha seus dentes.
Quanto a comida, o animal consome frutas e vegetais frescos em pequena quantidade, algo em torno de 20%. Os mais indicados são: cenoura, aipo, pepino, brócolis, couve, milho e espinafre, preferencialmente crus e bem lavados. Ele não deve comer alface americana, couve-flor, folhas de beterraba, batatas, rabanete e qualquer folhagem de cor vermelha.
Ele também pode comer ração, mas nunca as que não são proprias especialmente para a espécie. Mas é ideal que você consulte um veterinário, pois, dependendo do caso, não é necessário fazer uso dela. Uma alimentação balanceada já é o suficiente.
Como tem deficiência de vitamina C, é preciso fazer o animal tomar duas gotas desta, por dia, direto em sua boca. Nunca na água ou na comida porque ela some em contato com a claridade.

Acessórios para brincar
Como o porquinho da Índia é um indivíduo com muita energia, é sempre bom colocar alguns acessórios para ele brincar na gaiola, como canos de PVC para fazer túneis e caixas de papelão para casinhas. Além das rodas que já vem no recipiente. Você também pode deixa-lo andar pela cada, sob sua atenção, é claro, para evitar qualquer acidente. Para isso, construa um cercado, assim ele fica solto sem correr perigo ou com chance para escapar por alguma fresta.
É preciso interagir com ele também, por ser uma espécie muito social, ele adora receber e dar carinho. Então será necessário dedicar algumas horas do dia para passar com ele. Pegue o animal no colo, dê carinho, até fale com ele, se quiser, o importante é dono e porquinho criarem um laço. Eles também são bastante espertos, então é possível ensinar alguns truques, como pulos, saltos e até fazê-lo ficar em pé. Alguns indivíduos entram em depressão sem essa interação e sem a presença de um parceiro.
Higiene
A gaiola do porquinho da Índia deve ser limpa duas vezes na semana, assim como o bebedouro e o comedouro. É essencial retirar todos os restos de comida, fezes, e higienizar as grandes. Você pode fazer isso com um pano limpo e úmida ou usando um anti-bactericida próprio para isso. Após isso, coloque a gaiola no sol e a forre novamente com serragem nova.
Ele não preciso tomar muito banho, então só quando for necessário. Para os machos, se houver alguma secreção nos órgãos genitais, você pode limpá-lo com um cotonete.
As unhas também precisam ser aparadas constantemente. O ideal é que o veterinário faça isso.
No mais, fique atento ao peso, olhos, pele e comportamento, qualquer mudança nestes pode indicar alguma problema, se este for o caso, procure um profissional.