Home / Curiosidades / Como Cuidar de um Porquinho da Índia?

Como Cuidar de um Porquinho da Índia?

Está pensando em adotar ou comprar um animal de estimação, mas ainda não se decidiu? Que tal optar por um porquinho da Índia? Ele é um pequeno roedor cheio de pelos muito fofinho. 

Mas apesar de não ter muita estatura, ele precisa de bastante espaço para morar, assim como um companheiro (a), já que não é muito fãs em viver sozinho. Isso acontece porque na natureza ele costuma conviver com bandos de até 10 indivíduos. Apesar disso, não é preciso que os dois sejam necessariamente do mesmo sexo, ainda mais porque elas dão muitos filhotes. O importante mesmo é que eles tenham uma companhia da mesma espécie. Mas se quiser, você pode adquirir um casal e que um deles seja cadastrado. Fica a sua escolha. 

Porquinho da Índia
Porquinho da Índia

Moradia 

Uma das dicas de como cuidar de um porquinho da Índia é oferecendo para ele um ambiente bem espaçoso, como já dito antes. O ideal é que a gaiola do animal tenha, no mínimo, 0,9 m2. Mas quando maior, melhor. As paredes devem ter de 30 a 35 centímetros. Isso dispensa o uso de tampas. 

Para as gaiolas com mais de um andar, fiquei atento a altura entre um e outro. É preferível que cada plataforma não passe de 15 cm. Mais que isso, o bicho pode cair e machucar as patinhas. O mesmo vale para o fundo do recipiente, este deve ser sólido. Nunca coloque arames ou deixe espaçamentos, ele ou ela podem enroscar os pés neste local. É preferível preencher esta zona com tecido soft juntamente com folhas ou um tapete absorvente por baixo. 

É preciso também disponibilizar um lugar onde ele possa dormir e se esconder. Eles gostam desses locais pois se sentem mais seguros. 

O ambiente onde a moradia será colocada também necessita de atenção do dono. Posicione-a em uma área onde sempre tem fluxo de pessoas, preferencialmente em local interno, já que ele é sensível a temperatura. Você pode colocar a gaiola em cima de um móvel, mas que seja maior que esta, para que ela não corra o risco de tombar. E nunca deixe o bicho na garagem, pois o gás emitido pelo carro oferece problemas de saúde no porquinho da Índia.

Alimentação do porquinho da Índia 

Disponibilize um bebedouro para o roedor, este precisa estar sempre limpo e com água fresca. Ele consome muito líquido. As melhores opções são aqueles que ficam suspensos e com a presença de um bico dosador, que é próprio para o porquinho. Os de chão não são recomendados pois o bicho pode fazer suas necessidades dentro dele. Quanto a limpeza deste, utilize um cotonete no bico. Na parte de dentro, coloque arroz cru e um pouco de água, tampe o buraco por onde sai o líquido e chacoalhe bastante, aí é só enxaguar bem. Somente isso já é o bastante para tirar toda a sujeira do bebedouro. Nunca use produtos ou mesmo pastilhas de vitaminas, isso pode fazer o bicho parar de se hidratar. Ainda sobre este, quando colocar a gaiola no sol, cubra o recipiente para evitar o crescimento de algas. 

Na sua moradia também nunca pode faltar feno de rabo-de gato ou de dáctila para os porquinhos com mais de seis meses. Para os bebês, o ideal são os feitos de alfafa. Ele também pode ser usada para as mães gestantes ou que estão amamentando. 

Como é um bicho que precisa pastar, sem a presença destes itens ele apresentará problemas no sistema digestivo, como sua falência. A falta deste também desalinha seus dentes. 

Quanto a comida, o animal consome frutas e vegetais frescos em pequena quantidade, algo em torno de 20%. Os mais indicados são: cenoura, aipo, pepino, brócolis, couve, milho e espinafre, preferencialmente crus e bem lavados. Ele não deve comer alface americana, couve-flor, folhas de beterraba, batatas, rabanete e qualquer folhagem de cor vermelha. 

Ele também pode comer ração, mas nunca as que não são proprias especialmente para a espécie. Mas é ideal que você consulte um veterinário, pois, dependendo do caso, não é necessário fazer uso dela. Uma alimentação balanceada já é o suficiente. 

Como tem deficiência de vitamina C, é preciso fazer o animal tomar duas gotas desta, por dia, direto em sua boca. Nunca na água ou na comida porque ela some em contato com a claridade. 

Porquinho da Índia
Porquinho da Índia

Acessórios para brincar

Como o porquinho da Índia é um indivíduo com muita energia, é sempre bom colocar alguns acessórios para ele brincar na gaiola, como canos de PVC para fazer túneis e caixas de papelão para casinhas. Além das rodas que já vem no recipiente. Você também pode deixa-lo andar pela cada, sob sua atenção, é claro, para evitar qualquer acidente. Para isso, construa um cercado, assim ele fica solto sem correr perigo ou com chance para escapar por alguma fresta.  

É preciso interagir com ele também, por ser uma espécie muito social, ele adora receber e dar carinho. Então será necessário dedicar algumas horas do dia para passar com ele. Pegue o animal no colo, dê carinho, até fale com ele, se quiser, o importante é dono e porquinho criarem um laço. Eles também são bastante espertos, então é possível ensinar alguns truques, como pulos, saltos e até fazê-lo ficar em pé. Alguns indivíduos entram em depressão sem essa interação e sem a presença de um parceiro. 

Higiene 

A gaiola do porquinho da Índia deve ser limpa duas vezes na semana, assim como o bebedouro e o comedouro. É essencial retirar todos os restos de comida, fezes, e higienizar as grandes. Você pode fazer isso com um pano limpo e úmida ou usando um anti-bactericida próprio para isso. Após isso, coloque a gaiola no sol e a forre novamente com serragem nova. 

Ele não preciso tomar muito banho, então só quando for necessário. Para os machos, se houver alguma secreção nos órgãos genitais, você pode limpá-lo com um cotonete. 

As unhas também precisam ser aparadas constantemente. O ideal é que o veterinário faça isso. 

No mais, fique atento ao peso, olhos, pele e comportamento, qualquer mudança nestes pode indicar alguma problema, se este for o caso, procure um profissional. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *