Home / Curiosidades / Como Cuidar Da Cacatua? Qual O Preço Dela No Brasil?

Como Cuidar Da Cacatua? Qual O Preço Dela No Brasil?

Está pensando em adquirir uma cacatua e gostaria de saber mais sobre os cuidados que este animal demanda? Você está no lugar certo. Aqui você encontrará tudo o que precisa saber sobre os cuidados necessários para ter uma cacatua bonita, saudável e ativa. Vem com a gente?

As cacatuas são uma das aves mais requisitadas para a criação como animal de estimação. Sua popularidade se dá dentre outras coisas por seu porte, suas exuberantes plumas, seu penacho vistoso que pode se elevar a depender de seu humor e também por conta de seu temperamento amigável e brincalhão. Certamente você já deve saber de todas estas características desta curiosa ave e justamente por isso quer adquirir a sua, mas está com dúvidas.

Conhecendo O Animal

As cacatuas são da família Cacatuide. Nesta família encontramos mais de vinte espécies de cacatuas que apresentam suas particularidades e características únicas que as distinguem muito bem. Dentre estas espécies as mais conhecidas e comercializadas são: cacatua branca, cacatua de crista amarelada, cacatua sanguínea, cacatua Galah e cacatua Moluccana. Apesar das diferenças sentidas entre uma espécie e outra, estes animais acabam se parecendo muito, e para identificar uma espécie da outra pode acabar sendo necessário um pouco de conhecimento sobre a tal espécie.

Cuidar Da Cacatua
Cuidar Da Cacatua

São consideradas animais muito inteligentes e podem facilmente serem adestradas. A sua vocalização pode ser relativamente alta e com um pouco de treinamento podem acabar falando e cantando. Em alguns casos, é possível até mesmo que a cacatua consiga imitar a voz humana. Impressionante, não é?

Realmente as cacatuas impressionam e nos deixam querendo uma para chamar de nossa, não é mesmo? Sua expectativa de vida é alta e podem chegar aos setenta e cinco anos. Quando bem tratada e acolhida carinhosamente se afeiçoam rapidamente a seres humanos podendo se entregar a brincadeiras com seu tutor.

Mas para saber se realmente é um bom momento para você brincar com a sua cacatua, basta olhar o penacho em sua cabeça. Quando estão com o penacho totalmente eriçado e vistoso, significa que estes animais estão em seus melhores dias e que seu humor está bom. Caso seu penacho esteja baixo, é melhor deixá-la quieta, de fato, a cacatua não está no melhor momento. Mas essa é apenas uma dica para a criação destes animais. Aqui reunimos uma série de outras. Mas antes, se você está de fato pensando em adotar, ou adquirir uma cacatua, saiba que a ave é considerada exótica no país e a sua criação é regulamentada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Por isso, no caso da compra, certifique-se de adquirir o seu animal de uma loja regulamentada e autorizada para a venda de animais exóticos e silvestres.

O custo médio de uma cacatua no Brasil é de aproximadamente entre oito a vinte mil reais. Todavia, vale destacarmos que o custo da cacatua varia de acordo com a sua idade e também com a espécie do animal.

Cuidados Com A Sua Cacatua: A Gaiola

As cacatuas são criadas em gaiolas, na maior parte do tempo, e para isso a sua gaiola deve ser escolhida cuidadosamente. A gaiola para o seu animal depende das características da cacatua que você escolheu. Isso porque há espécies que acabam ficando maiores do que as outras e demandam de mais espaço desta forma. Por via de regra, a gaiola deve ter pelo menos sessenta centímetros de altura e setenta e cinco de comprimento e largura. Se você está criando mais de um animal este espaço deve ser proporcionalmente multiplicado. Para criação de casais, estas medidas devem ser dobradas, para a criação de um trio, triplicadas e assim por diante.

Entre as grades não é recomendado um espaçamento maior do que um centímetro e meio, visto que o animal pode acabar se machucando tentando passar por este espaço.

Com relação à instalação da gaiola a mesma deve ficar em um bom local da casa. Longe de correntes de vento, sem a incidência de sol durante todo o dia e tranquilo, e calmo para o animal.

A gaiola deve ficar em um local seguro que permita que a ave possa passear em partes do dia fora da gaiola, preferencialmente sob supervisão de seu tutor. Ainda que você supervisione a sua cacatua enquanto ela faz as peregrinações diariamente longe da gaiola, evite deixar objetos pequenos, plantas tóxicas, fios elétricos e correlatos ao alcance da ave. Estas medidas garantem segurança para a sua ave.

Os poleiros são fundamentais para manter os pés da cacatua saudáveis. Por isso opte por poleiros naturais ou de cimento. De madeira, infelizmente acabam rapidamente com o hábito de roer destas aves.

Afim de proteger os seus pés, o chão deve ser forrado e regularmente trocado. Os materiais que podem servir para forrar são substratos, papel jornal ou reciclado e nozes esmagadas.

Lembre-se, apesar de sair da gaiola por vezes, é lá que o animal passa a maior parte do tempo e por isso ela deve ser agradável e confortável.

Informações Importantes, Brinquedos E Alimentação

As cacatuas são animais cheios de energia e muito carentes igualmente. Precisam de atenção regular de seu tutor. Por isso é contraindicada para quem não tem tempo para dispensar cuidados ao animal. Quando se sentem esquecidas ou deixadas de lado, podem destruir tudo que encontram e infligir dor a si mesmas, machucando o pico e arrancando as próprias penas. Você tem tempo para ter uma cacatua? Responda sinceramente a essa pergunta. Por vezes queremos muito mais um animal do que temos capacidade para cuidar dele e no caso da cacatua, ter tempo para o animal é importante.

Cuidados Com A Alimentação

As cacatuas possuem um bico extremamente forte, capaz de quebrar sementes e grãos. Atrelado ao consumo de vegetais, as sementes, castanhas e grãos em geral compõem a alimentação adequada da ave. Caso o tutor prefira praticidade, cerca de cento e cinquenta gramas a pouco mais de duzentos gramas de ração adequada para a espécie tende a suprir suas necessidades nutricionais. Todavia você pode suplementar a alimentação da ave se assim for necessário. Para isso utilize suplementos vitamínicos a base de frutas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *