Home / Curiosidades / Como Criar Uma Curica? Quanto Tempo Vive?

Como Criar Uma Curica? Quanto Tempo Vive?

Você sabe o que é uma curica? Talvez você já tenha ouvido esta expressão em uma famosa novela da Rede Globo. Cheias de Charme sucesso da emissora popularizou a expressão pela boca da cantora Chayene interpretada por Cláudia Abreu.

Durante a novela a torto e a direita a expressão era utilizada por seus telespectadores até mesmo de maneira exagerada. Chayene, a utilizava como forma de deboche para com suas empregadas. Mas você afinal sabe o que significa? Bom, pelo tema do nosso portal ser especialmente animais você deve limitar os seus chutes a alguma espécie exótica e de fato podemos considerar a curica como uma ave exótica já que poucas pessoas a conhecem. E como adiantamos a curica é uma ave. Um papagaio da Amazônia de nome científico Gypopsitta caica que integra a família de psitacídeos.

Curica: Um Papagaio Pra Lá De Diferente

Como são conhecidos, papagaios da Amazônia, são aves psitaciforme e como o próprio nome sugere são nativos de regiões da Amazônia. São aves que podem atingir ao menos vinte e três centímetros de comprimento. Sua coloração é uma arte a parte. Apresenta um corpo em tom de verde (típico para papagaios), uma risca na altura de seu pescoço em tom de amarelo e uma característica cabeça preta. É uma ave extremamente bonita principalmente para os amantes de papagaios.

Curica
Curica

Criando Uma Curica Em Casa

Antes de adentrarmos em dicas para que você possa criar a sua curica em casa e oferecer a ela condições de desenvolvimento saudável é necessário explicarmos algumas coisas.

A primeira delas é que antes de adquirir uma curica ou qualquer outra ave ou animal silvestre é preciso pesquisar estabelecimentos que sejam licenciados pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para a venda e a comercialização de animais silvestres. Isso porque para criar animais normalmente não domésticos é necessário ter autorização do Ibama, em outras palavras é fundamental que o animal seja legalizado.

Para o processo de legalizar o seu animal é preciso que o mesmo tenha número de registro, e ou nota fiscal que comprovam a origem da ave. Comprovar a origem do pássaro é a parte mais importante do processo de legalização junto ao Ibama, isso serve para identificar aves vítimas de tráfico, que como sabemos é bem cruel com estes animais.

Curica
Curica

Quando o pássaro advém de um vendedor licenciado que possui registro no Ibama é possível fazer o registro da ave no SisPass. O SisPass é a abreviação do Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passeriformes. É um sistema criado pelo órgão que visa regulamentar a criação de passeriformes de acordo as regras de preservação estabelecidos e visa nortear a criação amadorista.

Caso você já tenha um animal silvestre que não tenha registro no SisPass é preciso entrar com processo de regularização imediatamente. Se por ventura você for pego em uma ação de fiscalização poderá e certamente será autuado por dano ambiental.

Se infelizmente você tenha adquirido ou ganhado um animal silvestre que não possui comprovante de origem ou não tenha advindo de um estabelecimento comercial reconhecido e licenciado pelo Ibama, não há o que fazer, o animal deve ser entregue aos órgãos competentes. Com a entrega qualquer sanção penal é anulada.

Bom, agora que já trouxemos esta importante informação vamos a como você pode criar a sua curica em casa, após estar devidamente licenciada.

Criando Uma Curica Em Casa

As curicas são animais de porte médio, podendo atingir até trinta e quatro centímetros, ficando entre vinte e três e trinta e quatro centímetros. Seu peso é de aproximadamente meio quilo. Além de papagaio da Amazônia também é conhecido por uma série de outros nomes como papagaio grego, curau (nome muito comum em Mato Grosso e também Alagoas), mangue, aiuru-curuca, curuca e encontros verdes, para citarmos apenas alguns. Em sua alimentação podemos dizer que não é muito versátil consumindo entre sementes, frutos e flores. Seu alimento favorito é o fruto do pombeiro. Tudo isso para uma vida selvagem, mas vamos as dicas para sua criação doméstica.

A primeira dica para a criação de uma ave de modo doméstico diz respeito a sua gaiola que deve ter o tamanho adequado para o porte do referido pássaro. No caso do papagaio por regra é indicado que a gaiola permita que o animal abra as asas e circule a vontade por seu espaço.

Os poleiros são itens indispensáveis e devem ser prioritariamente de madeira. Isso porque plástico é um tanto quanto escorregadio e pode levar o animal a desenvolver problemas ósseos.

Outra dica é quanto aos comedouros, a melhor opção são comedouros de barro ou alumínio. Embaixo da gaiola forre o chão com papel que deve ser diariamente trocado. Mas uma dica, nada de colocar jornal, a tinta de sua impressão é tóxica e pode fazer muito mal a ave.

Curica
Curica

Brinquedos também podem compor a gaiola onde o seu animal fica, o indicado são brinquedos de madeira ou um sisal, outras opções podem fazer com que a ave venha a se ferir.

E falando em gaiola, a mesma deve estar disposta em um ambiente que misture um tempo de exposição ao sol e sombra. Quanto ao tempo de vida da curica, podem chegar aos incríveis sessenta anos.

Alguns tutores gostam de deixar a gaiola do animal aberta, o permitindo sair, para evitar que o animal fuja ou mesmo que se machuque é necessário cortar as suas assas. Mas este corte jamais deve ser feito sem a orientação de um profissional de sua confiança.

Quanto a sua alimentação quando criado em cativeiro as opções de são as mais diversas, tendo para quem prefere praticidade um leque considerável de rações que são balanceadas e garantirão o pleno desenvolvimento da ave. Ainda que a ração atenda a todas as necessidades do seu novo animal de estimação você pode complementar a sua alimentação ofertando frutas, legumes e verduras. São contraindicados apenas oferecer abacate e beterraba que podem causar intoxicação e também dificultar o processo digestivo do animal.

A Reprodução Da Curica

O processo reprodutivo da curica ocorre no segundo semestre. Seus ninhos são colocados em cavidades de árvores, paredões rochosos e também cupinzeiros. Põem de três a no máximo quatro ovos que permanecem em processo de incubação por vinte e nove dias. Após o nascimento, os filhotes permanecem com os pais no ninho durante dois meses após o nascimento.

Os papagaios da Amazônia são animais monogâmicos, ou seja, escolhem apenas um parceiro ao longo de toda a vida.

Curica Filhote
Curica Filhote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *