Home / Curiosidades / Como Criar Pavão? Cuidados e Dicas

Como Criar Pavão? Cuidados e Dicas

A criação de animais exóticos tem se tornando cada vez mais comum. Por que ficar apenas nos cães e nos gatos se você pode criar um pavão em casa, por exemplo? Claro, quando falando em “criar em casa” estamos nos referindo a um local apropriado para que o bicho possa viver com tranquilidade, espaço e que garanta o seu bem-estar. Obviamente não será possível criá-lo naquela cantinho do seu quarto como você faz com cachorros ou gatos. 

Está pensando em adquirir um desses indivíduos, mas está preocupado com os cuidados que o animal necessita? É óbvio que, assim como qualquer bicho de estimação, alguns requisitos precisam ser seguidos mas, no geral, as atenções dada à espécie são bem simples e não demandam tanto do dono. 

Criar pavão
Criar pavão

Como criar pavão 

Ave de origem oriental, o pavão é um indivíduo exótico e de belas cores, e justamente por suas cores exuberantes o animal é mundialmente conhecido. Já foi muito adorado em tempos passados, chegando a ser considerado um bicho sagrado. Abaixo, vamos falar mais sobre os cuidados com a sua criação. 

Compra 

O primeiro passo é adquirir a ave em um local apropriado, ou seja, com produtores experientes. E não esqueça de pesquisar tudo sobre o comprador, inclusive se ele proporciona um local bem limpo e bem-estar a espécie. Não queremos que você contribua para um criação ilegal ou mesmo desumana de animais. Em seguida, indicamos que você compre um macho e uma fêmea – ou duas -, saudáveis e de uma linhagem de raça pura. Isso irá assegurar que estes e suas crias tenham penas com tons bem destacados. 

Das espécies mais conhecidas podemos citar o pavão-azul-real, que tem a cauda com desenhos que lembram olhos. Mas também tem também o pavão-verde-de-java, ombros-negros, arlequim e o pavão-branco. Quanto aos valores, isso vai ser influenciado por vários fatores, como raça, idade e comprometimento de sua cauda. A dica é comprar um exemplar após a reprodução e o acasalamento, período que o bicho troca de pena e acaba ficando mais “em conta”. Mas os valores de compra iniciam em torno de R$300 reais. 

O ambiente do pavão 

A ave é um animal bem adaptável, mas locais de clima tropical a quente são os mais indicados para criar o bicho. O indivíduo gosta de dormir em árvores, então é essencial criar um viveiro para ele. Durante o dia ele pode ficar solto pela sua propriedade, mas é preferível que ele dentro da estrutura construído para ele. Também não esqueça de construir a casa do bicho em uma região que bata bastante sol e com chão seco. É importante também disponibilizar um ambiente com areia, a ave adora deitar em cima do material e comer seus grãos, que auxiliam na sua digestão. 

Construção do viveiro 

O viveiro é item essencial ao bem-estar no animal, mas isso não quer dizer que seja algo que dê muito trabalho ou que você precise gastar muito dinheiro para construir um. Você mesmo pode montar o do seu bicho. Para isso você precisará de madeira, telhas de barro e tela de arame. No local determinado, com 3 por 2 metros e com uma altura a partir de 2,5 metros, instale as telas na laterais e as telhas no teto, este material irá proteger a ave do sol ou chuvas muito fortes. E na hora de escolher a região que irá instalar a construção, não esqueça de verificar se é um local protegido de umidade e ventos. É preciso também tomar precauções para que o bicho não fica em contato direto no chão por muito tempo, para isso você pode utilizar serragem de madeira ou palha seca como forro. A troca desse “tapete” deve ser feita a cada oito dias.

Compre uma criadeira  

As fêmeas não se dedicam em manter os filhotes aquecidos em seus dois primeiros meses, por isso vai ser de vital importância você colocar uma criadeira, a gás ou elétrica, no viveiro. Além de precisar ser instalado em um local protegido do tempo – sol e chuva – este deve ser regulado de acordo com o crescimento das penas dos bebês pavão.

Cuidados com os filhotes 

Apesar dos cuidados com as aves não exigir muito de seus donos, alguns cuidados devem ser tomados quando falamos dos filhotes, isto porque estes são sensíveis a umidade, frio e verminose. É importante seguir a recomendação do veterinário quanto a programação de aplicação de vermífugos e vacinas. Isso é essencial para que seus animais não fiquem doentes e até morram. 

Pavão
Pavão

Alimentação do pavão

O pavão tem um tipo específico de alimentação em cada fase de sua vida. Nas primeiras 24 horas após o seu nascimento, os bebezinhos devem ingerir ração inicial por cerca de 6 meses. Logo após, ele pode passar para a comida de crescimento. No período de acasalamento a refeição deve ser aquela voltada para postura/reprodução. Esses desjejuns podem ser reforçados com ovos cozidos e folhas picadas, menos alface, que dá diarréia no animal e o deixa fraco. Quanto a hidratação do bicho, instale um bebedouro automático, assim ele sempre terá água a vontade e fresca para consumir. 

Época de reprodução

Quanto a reprodução do animal, está acontece entre os meses de setembro a janeiro, com as aves que já tem 2,5 anos de idade, que é quando esses bichos alcançam a maturidade sexual. A fêmea irá acasalar de duas a três vezes por ano, gerando cerca de 23 ovos, que eclodem depois de 30 dias. Assim como todos os indivíduos que botam ovos, eles precisam ser chocados, porém as pavoas não são muito adeptas a esta prática. Caso isso aconteça, você pode usar peruas e galinhas para exercer tal função. 

Para quem deseja ter um animal desses com o intuito de lucro, já que suas penas – que são usadas nas fantasias de carnaval – e seus ovos têm alto valor no mercado, esses indivíduos começam a dar lucro 24 meses após o início da atividade. Por isso, tenha paciência, não é algo do dia para a noite. 

E, obviamente, não use o animal apenas como uma máquina criadora de penas e ovos, preze pelo bem estar dele oferecendo tudo o que ele necessita. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *