Home / Curiosidades / Como Capturar Aranha Armadeira

Como Capturar Aranha Armadeira

Uma aranha errante no Brasil é conhecida como “aranha armadeira”, que significa “aranha armada” ou aranha soldado. Todos esses são os nomes de um assassino mortal. A morte de uma picada de um soldado-aranha, se ele introduzir uma dose completa do veneno, ocorrerá dentro de uma hora em 83% dos casos.

As errantes brasileiras

As aranhas errantes brasileiras são as aranhas mais venenosas do planeta. Eles pertencem ao gênero Phoneutria, que consiste em várias espécies de aranhas. Várias dessas espécies, incluindo Phoneutria nigriventer, Phoneutria keyserlingi e Phoneutria fera, são chamadas de aranhas errantes brasileiras.

O termo Aranha Errante Brasileira na verdade se refere não apenas a uma aranha, mas também a um número de espécies extremamente venenosas de aranhas encontradas principalmente no Sul (especialmente Brasil, Colômbia, Equador, Suriname, Peru e Guiana) e na América Central. Eles pertencem ao gênero Phoneutria, que é um membro da família das aranhas venenosas Ctenidae.

A aranha errante brasileira é uma aranha muito venenosa e agressiva. Também é conhecida como aranha “banana” (porque essas aranhas são frequentemente encontradas em feixes de banana). A aranha errante brasileira “vagueia” no chão da selva e não vive em um buraco ou constrói uma teia.

Aranha Armadeira
Aranha Armadeira

Tipos de aranhas armadeiras

Segundo o Sistema Integrado de Informações Taxonômicas (ITIS), o gênero de aranhas venenosas Ctenidae contém os seguintes tipos de aranhas-voadoras brasileiras: Phoneutria fera, Phoneutria nigriventer, Phoneutria bahiensis, Phoneutria boliviensis, Phoneutria eickstedtae, Phoneutria keyserlingi, Phoneutria keyserlingi.

Todos os tipos de aranhas errantes brasileiras são principalmente marrons, peludas e têm uma mancha preta no estômago. Estas aranhas são grandes, com uma extensão de cerca de 15 cm e um tamanho corporal de até 5 cm.

Essas aranhas são caçadoras noturnas, por isso passam a maior parte do dia escondidas em fendas ou debaixo de troncos e saem para caçar à noite. Eles se alimentam de insetos, pequenos répteis, anfíbios, ratos e outras aranhas menores.

Estilo de vida

Esta aranha brasileira recebeu esse nome por causa das características da vida, de certas qualidades. O animal se move rapidamente, pula bem, vive nas árvores e constantemente se move de um lugar para outro em busca de comida.

Em busca de comida, a aranha errante brasileira geralmente se arrasta para prédios de apartamentos. Escondido em armários com pratos, coisas, sapatos, nos cantos dos quartos. Como em tais condições essa aranha não tece uma teia, sua presença não é percebida.

Nutrição

A dieta principal são insetos, caracóis, aranhas pequenas, lagartas. Muitas vezes, as vítimas são pequenos pássaros, roedores, lagartos, cobras. Uma aranha soldado está à espera de abrigo escondida. Na sua aparência, assume uma postura característica – sobe para os membros posteriores, eleva os membros dianteiros, puxa os do meio para a frente, espalha-os para o lado. Espera o momento certo e corre para atacar.

Reprodução

As aranhas armadeiras levam um estilo de vida solitário, mas se reúnem em pares no momento do acasalamento. O macho leva comida para sua a fêmea para que a fêmea simplesmente não o coma. Após a fertilização, o “namorado” deve desaparecer imediatamente, pois uma fêmea com fome pode começar sua caçada pelo próprio parceiro!

Depois de algum tempo, uma aranha errante põe ovos em um casulo formado a partir de uma teia. Os filhotes nascem em 20 dias, rastejam em direções diferentes. Até cem aranhas pequenas nascem de cada vez. Um adulto vive em média 3 anos.

Aranha Armadeira
Aranha Armadeira

Perigo para os seres humanos

A aranha errante é um dos representantes mais venenosos de sua enorme família. Uma substância tóxica perturba o sistema nervoso, causa cãibras. Essas são as possíveis consequências de uma mordida:

  • Dor abdominal
  • Náusea
  • Fraqueza
  • Vômito
  • Diarreia
  • Tonturas
  • Mudança de temperatura
  • Arritmia;
  • Dor de cabeça
  • Aumento da pressão arterial;
  • Dificuldade em respirar, falta de ar.
  • No local da picada, aparece vermelhidão, inchaço, dor, queimação.

A situação é especialmente perigosa para crianças pequenas, pessoas com sistema imunológico enfraquecido, idosos e pessoas alérgicas. O veneno de uma aranha errante brasileira pode matar uma criança em 15 minutos, um adulto em meia hora.

Os sintomas de ansiedade se desenvolvem 20 minutos após o ataque de um predador. No entanto, com a prestação de assistência qualificada, a condição normaliza. Chame uma ambulância imediatamente se tiver dificuldade em respirar.

Picada de aranha errante brasileira e suas consequências

A picada de uma aranha armadeira pode causar envenenamento em grande escala ou limitar-se a algumas perfurações dolorosas na pele. Os dois tipos mais famosos e perigosos de aranhas errantes são Phoneutria fera e Phoneutria nigriventer.

As aranhas errantes brasileiras são conhecidas por sua agressividade e pelo forte veneno de uma mordida. No entanto, é interessante que o comportamento deles seja realmente um mecanismo de defesa.

Quando ameaçados ou atacados, eles levantam seus dois primeiros pares de pernas, mostrando aos predadores que estão prontos para atacar. Suas mordidas, portanto, são um ato de autodefesa, e só o fazem quando são provocadas por acidente ou intencionalmente.

Se você se encontrar em uma situação em que uma dessas aranhas o mordeu, você pode ter sintomas como sudorese, arrepios e dor intensa no local da picada.

Aranha Armadeira Picada
Aranha Armadeira Picada

Em cerca de 30 minutos, ocorre um batimento cardíaco irregular (arritmia), saltos de pressão, cãibras abdominais, a temperatura do corpo cai abaixo do normal, náusea, tontura, visão turva e cãibras.

Se você foi picado por uma aranha armadeira, procure imediatamente ajuda médica da instituição apropriada, independentemente de haver algum sintoma inicial. Isso é muito importante, pois o veneno pode ameaçar sua vida.

Não é aconselhável que se tente capturar a aranha, afinal você perderá muito mais tempo para capturá-la do que para se locomover para ajuda médica, que é muito mais importante.

O veneno dessas aranhas é um complexo coquetel de toxinas, peptídeos e proteínas, que afeta os canais iônicos e os receptores químicos no sistema neuromuscular das vítimas. Em palavras simples, o veneno das aranhas vadias brasileiras afeta a função cerebral e desorienta a vítima.

Phoneutria é uma das aranhas mais interessantes, mas para mantê-las em cativeiro, você precisa de muita experiência, afinal elas são muito rápidas e agressivas. Caso contrário, é melhor ficar longe desta espécie devido ao seu veneno perigoso. Por isso exigem uma atitude razoável e respeitosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *