Home / Curiosidades / Como Aumentar A Imunidade Do Cachorro Para Não Ficar Doente?

Como Aumentar A Imunidade Do Cachorro Para Não Ficar Doente?

Os cães são os melhores amigos do homem e embora haja quem não goste destes animais, os números não mentem. Os cães são os animais mais escolhidos como pets, seguidos pelos gatos e pelos periquitos. E como bom amante de animais e sobretudo de cachorros, hoje falaremos um pouco sobre a saúde deste animal e como mantê-lo saudável. Afinal, é possível investir em técnicas para melhorar a imunidade do nosso cachorro? Se sim, quais técnicas são essas? O que devemos fazer? É isso o que vamos descobrir hoje.

Cachorro, O Bom E Velho Amigo Do Homem

Ao contrário do que costumeiramente fazemos, não vamos abrir este texto falando sobre as características físicas e outras particularidades sobre os cães porque independente de gostar ou não, este animal é de conhecimento da maioria de nós para não dizermos de todos nós. Então, neste post seremos diretos quanto ao assunto tema. É possível aumentar a imunidade do nosso cachorro de estimação? De que forma isso pode ser feito?

Cachorro com imunidade baixa
Cachorro com imunidade baixa

Nós seres humanos sabemos que a nossa alimentação é uma verdadeira aliada quando estamos buscando melhorar a nossa qualidade de vida. Sabemos também que é possível investirmos em alimentos específicos para melhorar a nossa imunidade, disposição, e correlatos, mas será que com os nossos animais funciona assim também? A resposta é sim, mesmo que as rações que encontramos no mercado sejam equilibradas e totalmente balanceadas para oferecer tudo de que o cão precisa a depender de sua raça e porte, é possível melhorarmos a saúde do nosso amigo por meio da oferta de determinados alimentos que melhorarão ainda mais a sua qualidade de vida e sobretudo a sua imunidade.

Como todo bom tutor que gosta de mimar o seu animal, já pensou além de mimar o seu pet você ainda contribuir para melhorar a sua qualidade de vida? Listamos para você os melhores alimentos que otimizarão o sistema imunológico e deixará o seu cãozinho ainda mais forte contra vírus e bactérias.

Mas é fundamental que você consulte um médico veterinário de sua confiança para detalhar mais especificamente se o alimento em questão atende as necessidades do seu animal. Alimentação natural é excelente, sobretudo é complexa e cada alimento pode atender bem a um perfil clínico de um animal e não atender a outro, então somente um médico veterinário de sua confiança poderá determinar de maneira específica a quantidade que deve ser oferecida tão como a periodicidade com que o alimento deve ser dado. Mas deixemos de rodeio e vamos ao que interessa.

Vai Uma Maçã Ai?

A maça é uma fruta excelente para nós e para os nossos cães não poderia ser diferente. É uma ótima fonte de vitaminas A e C, além de oferecer uma quantidade expressiva de fibras. Como se tudo isso já não fosse o bastante as maçãs ainda realizam a limpeza dos dentes do animal, retirando impurezas e outras sujeiras que possam estar na arcada dentária. Para dar a maçã ao seu animal é preciso retirar todas as sementes.

Aveia E As Fibras

Quando falamos do consumo de aveia não estamos apenas falando de melhorar a imunidade do animal, mas da sua saúde como um todo uma vez que a aveia atuará melhorando o trânsito intestinal do pet. Quando o cão é jovem isso talvez não seja muito importante uma vez que o seu sistema digestivo tende a funcionar perfeitamente, mas para cães mais velhos e já idosos é fundamental, uma vez que o intestino poderá funcionar de maneira mais deficitária. Por isso oferecer aveia para ele o fará ter um funcionamento adequado o que evita com que o animal desenvolva alguma doença em seu trato digestivo. Para dar aveia para o seu amigão, é preciso antes de mais nada que a mesma seja cozida.

Cachorro com imunidade baixa
Cachorro com imunidade baixa

Laranja E O Poder Da Vitamina C

Assim como para nós a laranja é uma excelente opção de vitamina C, para o nosso pet não é diferente. Ela oferece bons níveis de vitamina C que é fundamental para a prevenção do desenvolvimento de gripes e resfriados. Assim sendo se você quer potencializar o sistema imunológico do seu cãozinho a melhor maneira de fazer isso é investindo no consumo de laranja, mas você não deve dar de maneira excessiva para o cão e nunca com as sementes. Uma boa maneira de evitar exageros é oferecer um suco natural de laranja sem adoçante ou açúcar para o seu animal.

Iogurte Sem Açúcar

Neste caso estamos falando do iogurte natural, sem açúcar ou adoçantes sintéticos. Eles são bons para os nossos animais por conter probióticos que são bactérias que fazem bem para o nosso organismo. Além de tudo ainda atua na melhora da absorção de nutrientes. Afinal de nada adiantará você oferecer todos os nutrientes de que o seu animal precisa se ele não conseguir absorvê-los de maneira adequada e eficiente não é mesmo?

Beterraba

Acreditamos que talvez a beterraba seja a melhor opção de nossa lista. Isso devido aos nutrientes que este alimento possui, é rica em vitaminas do complexo B (dentre elas B1, B2 e B6), vitamina A, vitamina C, ácido fólico, cálcio e ferro. Além de tudo isso ainda fornece betacianina que é responsável por fazer uma grande varredura no organismo eliminando toxinas e outros compostos eventualmente prejudiciais que estejam presentes. Em outras palavras a beterraba tem a capacidade de prevenir eventuais doenças e outros problemas quando seu agente causador já está no organismo anteriormente ao seu consumo.

Óleo De Coco

O óleo de coco ao ser consumido realiza a sintetização de um ácido graxo chamado de monolaurina. Este processo acontece devido ao fato de que o óleo de coco contêm bons níveis de ácido hialurônico. Com a ingestão regular do óleo de coco temos a destruição de bactérias responsáveis pelo desenvolvimento de doenças de ordem bacteriana.

Para finalizar uma boa indicação de alimento que pode ser inserido na dieta do seu pet e que trará bons resultados para sua saúde é a batata-doce. A batata-doce apresenta bons níveis de vitamina B6 e também de vitamina C.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *