Home / Curiosidades / Como Acabar Com as Moscas: 10 Métodos Para Você Se Ver Livre Delas!

Como Acabar Com as Moscas: 10 Métodos Para Você Se Ver Livre Delas!

Antes de tudo, conheça o “inimigo”:

O que são moscas?

Moscas são artrópodes da ordem Diptera. Insetos conhecidos desde o início dos tempos, as moscas são presença comum em todos os cantos da terra, convivendo facilmente com os humanos. A mosca cinzenta (ou doméstica) raramente é encontrada na natureza, preferindo viver perto dos humanos e causando verdadeiras infestações domésticas. Elas se nutrem de nossos alimentos e resíduos, podendo pousar na comida, contaminando-a com bactérias e sendo responsável pela propagação de numerosas doenças. As moscas domésticas não viajam longas distâncias e não vivem a mais de 300 metros de distância do local de seu nascimento.

Moscas
Moscas

Espécies de moscas

Existem mais de 3.600 espécies de moscas e elas diferem em sua aparência e habitat. Para ilustrar, aqui estão 3 exemplos de espécies bem comuns em nosso dia a dia:

  • Moscas domésticas: são os insetos mais comuns no mundo, causando uma verdadeira infestação. As moscas domésticas preferem viver perto dos humanos e são encontradas em todos os continentes.
  • Mosca das flores: esta espécie tem um corpo listrado amarelo e preto, semelhante a uma vespa. Alimenta-se de néctar, sendo inofensivo ao ser humano. Esta mosca recebeu este nome porque é frequentemente vista pairando em flores.
  • Mosca varejeira: tem um corpo verde brilhante e distinto. Também chamada de “mosca da carne”, esta espécie se concentra perto de carne podre e resíduos, podendo transportar muitas bactérias e doenças.

As moscas são mesmo prejudiciais para nós, humanos?

As moscas não são diretamente perigosas para os seres humanos. Elas não mordem e não causam reações alérgicas. No entanto, seu comportamento e hábitos causam problemas como:

  • As moscas podem causar mais danos como portadores de bactérias e infecções causadoras de doenças. Sua persistência em entrar em uma casa e procurar por comida por toda parte faz com que eles espalhem infecções rapidamente.
  • Larvas podem infestar qualquer organismo vivo – humano ou animal (sim, seu pet também sofre muito com elas!).
Moscas
Moscas
  • Andando sobre a sujeira e dejetos, voam ao ar livre dispersando com suas pernas uma enorme variedade de microorganismos, bactérias e ovos de vermes. Voando de um depósito de lixo para a sua casa, as moscas se espalham por toda a comida, o que pode causar doenças como cólera, disenteria, tuberculose e até antraz!
  • Além de espalhar doenças, as moscas domésticas são simplesmente irritantes, com seus constantes voos e zumbidos. Quem nunca se irritou com o barulhinho delas?

Apesar disso, elas também tem sua função, servindo de alimento para pássaros e pequenos animais. 

Como acabar com as moscas?

Há muitas maneiras de se livrar das moscas domésticas. Os métodos manuais mais simples são um mata-moscas ou qualquer objeto com o qual você possa atingir e matar as moscas. Um grande problema destes métodos são as manchas sujas nas paredes. Aleḿ disso, as moscas domésticas detectam movimentos muito mais rápidos e conseguem fugir, então você terá que “caçar” para matar moscas, o que nos toma muito tempo. Então, para evitar isso, aqui vão algumas opções para lhe ajudar a se ver livre desses incômodos indivíduos:

     1. Fita adesiva anti-mosca

Moscas domésticas são atraídas pelo cheiro agradável da fita e ficam presas quando pousam nela. A fita é fácil de usar, permitindo que você se livre facilmente das moscas domésticas. Você só precisa desenrolar e colocar a fita em um local conveniente. A fita é a maneira mais barata de se livrar de moscas domésticas, e você pode pendurar várias ao mesmo tempo. Provavelmente, é o mais popular dos remédios caseiros para moscas.

Prós: Baixo custo e facilidade de uso.

Contras: A aparência anti-estética de um ambiente com fitas penduradas com moscas domésticas; além disso, a fita para matar moscas pode aderir a objetos, deixando manchas.

Fita adesiva anti-mosca
Fita adesiva anti-mosca

     2. Repelentes de tomada

Dispositivo bastante difundido para matar moscas que usam comprimidos ou líquidos inseticidas. Quando aquecido, o inseticida se espalha pela sala e destrói a infestação de moscas. É eficaz em suas tentativas de se livrar das moscas domésticas, mas deve ser usado de acordo com as instruções: não o conecte dentro dos quartos das crianças ou a menos de um metro de distância das pessoas. O processo de se livrar das moscas, tem que ser seguro para sua família. Há uma variedade de marcas no mercado que ajudam as pessoas a se livrarem de moscas. Versões mais avançadas deste método liberam automaticamente pequenas quantidades de vapor em intervalos regulares. O inseticida entra em todos os lugares difíceis de alcançar, ajudando você a se livrar das moscas domésticas.

Prós: efeito rápido (após 2 horas) em se livrar de moscas; destrói até as larvas; reutilizável.

Contras: o ideal seria sair do ambiente em que se utiliza o produto, embalar e remover alimentos, brinquedos infantis e outras coisas.

Repelentes de tomada
Repelentes de tomada

     3. Spray mata-moscas

O inseticida mais difundido do mercado para matar moscas, inclui substâncias tóxicas tais como permetrina e tetrametrina. A pulverização do spray de mosca doméstica deve ser feita a partir do canto mais distante da sala na direção da saída. 

Prós: eficiência, efeito rápido, baixo custo e fácil utilização.

Contras: insetos podem voltar logo e ao usar um spray de inseticida; risco de intoxicação, as pessoas e os animais também precisam sair do ambiente e retornar somente após a ventilação completa.

Spray mata-moscas
Spray mata-moscas

     4. Grânulos

A solução perfeita para se livrar das moscas domésticas naqueles momentos em que você não pode usar um spray doméstico. Pelotas secas para matar moscas são dispostas nos cantos dos quartos. O veneno paralisa moscas domésticas imediatamente ao seu contato.

Prós: um dos meios mais efetivos, efeito rápido e de longa duração, recomendado por profissionais e disponível em vários tamanhos/preços.

Contras: geralmente, possui custo maior que os outros métodos; fórmula tóxica com  risco de intoxicação, para crianças e animais que possam vir achar o produto e engoli-lo. 

Grânulos
Grânulos

     5. Armadilhas U.V. para moscas

Um dispositivo elétrico para matar moscas que emite luzes UV de um comprimento de onda específico. Essas luzes atraem moscas domésticas, que são então eletrocutadas em contato com a rede eletrificada. Esse dispositivo vem com uma bandeja especial usada para coletar as moscas eletrocutadas, que podem ser facilmente limpas 1-2 vezes por semana. As armadilhas estão disponíveis em diferentes tamanhos e capacidades, com lâmpadas simples ou múltiplas, que determinam o alcance efetivo do dispositivo em matar moscas. As armadilhas de moscas que matam raios UV são silenciosas, higiênicas e seguras. Para evitar que alguém toque acidentalmente na área eletrificada, ela é fechada por uma grade de proteção. Este dispositivo é esteticamente agradável, disponível em uma variedade de cores e pode ser montado em paredes, tetos, ou mesmo, ser colocado no chão.

Prós: segurança; esteticamente agradável; ampla gama de configurações com diferentes capacidades; eficaz em se livrar de moscas, mesmo ao ar livre; variedade de preços.

Contras: não consegue matar larvas de moscas.

Armadilhas U.V. para moscas
Armadilhas U.V. para moscas

     6. Vinagre

Passe um pano molhado com um pouco de vinagre em bancadas, mesas e, se quiser, também no chão de ambientes com infestação. O cheiro é tão desagradável para as moscas que elas sairão do local rapidamente…

     7. Água, álcool e arruda fresca

Bata no liquidificador 1 litro de água, folhas de arruda fresca e 250 ml de álcool. Coloque a mistura em um borrifador e borrife no local preferencialmente no início da noite.

     8. Água e manjericão

Coloque num vaso ou qualquer recipiente sem tampa 500 ml de água e folhas de manjericão amassadas. 

     9. Limão e cravo

Corte o limão ao meio e espete cravos da índia nele. Depois, é só deixar no ambiente, afastando as moscas e perfumando-o.

     10. Água, vinagre e óleo de eucalipto

Misture  500 ml de água, 250ml de vinagre e acrescente algumas gotas de óleo de eucalipto. Borrife nas janelas, portas, fruteira, lixeira, outros locais de acesso e interesse das moscas.

Apesar destas e de outras opções disponíveis no mercado, a melhor forma de se ver livre das moscas é sempre a prevenção… Moscas domésticas não infestam lugares com condições desfavoráveis para eles. É por isso que você deve lembrar que esses insetos não frequentam ambientes que negam a eles a oportunidade de se alimentar e se reproduzir quando quiserem. Assim, para evitar para evitar uma infestação de moscas arruinando sua comida e espalhando infecções, o básico é limitar o acesso delas por qualquer meio necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.