Home / Curiosidades / Com Quais Aranhas Caseiras Devemos Ficar Preocupados?

Com Quais Aranhas Caseiras Devemos Ficar Preocupados?

Aranhas em casa. Com certeza você já viu alguma andando ou se pendurando nas teias, fazendo a casa delas dentro da sua casa, nas portas, janelas e afins. E, claro, sempre que nos deparamos com essa situação ficamos preocupados e surgem diversas dúvidas sobre perigos e cuidados com essas aranhas. Hoje, vamos te ajudar a descobrir quais aranhas comumente encontradas em casa são perigosas e quais são inofensivas. 

As aranhas domésticas ou caseiras, ao contrário do que muita gente pensa, na maioria das vezes são benéficas. Elas podem fazer o controle de pragas, insetos transmissores de doenças, e, por isso, são animais importantes. Mas é inevitável ficarmos preocupados com a presença delas, uma vez que a maior parte das pessoas não consegue diferir as espécies.

5 Aranhas que não apresentam risco vital:

1- Aranhas de Pernas Longas

Com certeza você já encontrou uma dessa no quarto ou no banheiro. Elas são fáceis de serem notadas pelas pernas longas. O corpo dela tem 9 mm mas as pernas podem ser até 5 vezes maior. Esse tipo de aranha, tem uma toxina natural que não atinge os seres humanos. Além disso, se alimentam de outras aranhas (inclusive algumas espécies que apresentam riscos a nós). Por isso, a aranha perna longa é totalmente inofensiva, e, além disso, benéfica.

Aranhas de Pernas Longas
Aranhas de Pernas Longas

2 – Aranha Vermelha Comum

Elas possuem a cor vermelha e geralmente abdome marrom. Infelizmente são fáceis de serem confundidas com a aranha marrom, que é perigosa. A aranha vermelha não apresenta riscos a nós, pois sua toxina é fraca. 

É comum encontrá-las nas paredes externas da casa. Através das imagens você pode aprender a reconhecer essa espécie. 

Aranha Vermelha Comum
Aranha Vermelha Comum

3 – Aranhas Saltadoras – Ou “papa-moscas”

Elas possuem 15 mm de comprimento, seus pelos são perceptíveis e podem ser marrom, acinzentadas ou coloridas. 

É comum encontrá-las nas paredes externas da casa, assim como a aranha vermelha.

Não carregam toxina ativa para seres humanos. Agradeça!

Aranhas Saltadoras
Aranhas Saltadoras

4 – Aranha de Jardim 

Podem medir até 4,5 cm, e é fácil identificá-la pela imagem de seta na parte dorsal de seu abdômen. Elas possuem pelos, suas perninhas frontais e traseiras são um pouco maiores, assim como a papa-moscas. Geralmente são encontradas em jardins.

Quando elas estão mortas podem ser facilmente confundidas com a armadeira, porém a toxina da aranha de jardim não é tão forte quanto. Entretanto, quando entra em contato conosco sua toxina tem o poder de causar irritação na área da picada, queimação e dor. É melhor evitar o contato direto com ela.

Aranha de Jardim
Aranha de Jardim

5 – Caranguejeiras

Ela fazem parte da espécie mais conhecida, e podem chegar até 28cm. Possuem pelos e pernas negras e compridas. Quando estão novinhas podem ter algumas listras brancas pelo corpo, mas na fase adulta são totalmente negras. Elas também podem ser consideradas como aranhas domésticas, porque geralmente aparecem nas casas e causam um enorme susto por seu tamanho. Mas, o problema maior dessa aranha está nas cerdas (ou os pelos), que são urticantes. No Brasil não existem tipos de caranguejeiras capazes de matar um ser humano, porém, elas podem causar muita dor. É melhor evitá-las.

Caranguejeira
Caranguejeira

2 Aranhas que apresentam riscos à vida humana:

1 – Aranha Marrom 

Elas podem ser maiores do que a aranha vermelha que já vimos. Seu tamanho vai de 6 mm até 15. Elas possuem pernas finas e compridas, e o corpo é vai da coloração castanha até um marrom escuro. Elas preferem locais escuros, secos e quentes. Quando estão nas áreas externas ficam, geralmente, embaixo de folhas secas, tijolos, telhas, cascas de árvores e objetos que podem estar abandonados. Dentro das residências elas podem ser encontradas atrás de caixas, sapatos guardados, e lugares que permanecem muito tempo sem serem remexidos. 

Ela não é agressiva, porém, quando percebe ameaça pode ferir. A picada dessa aranha causa um processo inflamatório muito intenso, além de poder causar quadros de necrose no local e hemorragia. A pele que teve contato com a aranha marrom, se não tiver tratamento, pode ficar totalmente desfigurada pela ação da necrose. Evite o contato. 

Aranha Marrom
Aranha Marrom

2 – Aranha Armadeira

Além de ser uma aranha de grande porte, ela é considerada uma das espécies mais agressivas e perigosas. São peludas, suas pernas podem ter até 15 cm de comprimento. Possuem cor marrom e algumas listras pretas ou brancas. 

Elas também podem ser encontradas escondidas em calçados ou roupas, por isso, devemos ficar sempre atentos antes de colocar um sapato, ou vestir algo que há muito tempo estava no armário. Quando estão querendo se defender, ficam em posição de “dar o bote” mostrando as mandíbulas. Agem de forma rápida, e, por isso, é bom evitar esse encontro.

Aranha Armadeira
Aranha Armadeira

O que fazer ao encontrar esses animais e em caso de acidente?

Encontrando uma aranha perigosa em casa é necessário ligar para um órgão da cidade que seja responsável por isso, para que seja retirado do local. Você também pode chamar uma empresa de dedetização se houver muitas espécies na sua residência, mas os métodos de barreira e limpeza em casa são essenciais para prevenir o encontro com uma aranha perigosa.

Em caso de acidente, procure imediatamente um hospital, dê preferência aos locais que podem ter antídotos que parem os efeitos das toxinas dos animais. Vale uma pesquisa e manter na agenda o contato desses locais.

Para evitar que eles fiquem perto de você:

  • Mantenha quintais e jardins limpos, podados, sem acúmulos de objetos;
  • Mantenha a casa limpa, os móveis limpos, organize e mude de lugar as coisas de tempos em tempos;
  • Mantenha armários sempre fechados;
  • Quando for trabalhar no seu jardim ou quintal use luvas;
  • Feche buracos nas portas, paredes ou janelas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *