Home / Curiosidades / Cobra Cipó Verde É Venenosa? Tem No Brasil?

Cobra Cipó Verde É Venenosa? Tem No Brasil?

Quando pensamos em determinados animais como as cobras, as aranhas e alguns felinos, o único sentimento que conseguimos ter é de medo.

E não poderia ser diferente, estes animais a depender da espécie podem efetivamente causar muitos danos para nós seres humanos tão como podem ser altamente letais. Isso mesmo, alguns destes animais podem simplesmente nos levar à morte.

Hoje falaremos de uma espécie de cobra que possui características interessantes e você descobrirá se ela é ou não venenosa e também se nós podemos encontrá-la em nosso país. Estamos falando da cobra-cipó verde.

Cobra Cipó
Cobra Cipó

O Nome Cipó Verde

Embora o nome cobra-cipó verde seja um nome genérico utilizado para designar todas as diferentes espécies dentro do gênero Chironius ele não nos deixa mentir. A cobra-cipó verde realmente lembra um cipó quando a avistamos sob as plantas, árvores ou arbustos sendo bem similar a ele. Inclusive passam boa parte do tempo nestas árvores penduradas.

Sua coloração tipicamente em tons de verde, vermelho e também alaranjado acaba servido como uma ótima maneira de se camuflar no ambiente em que está inserida. Seus olhos por outro lado apresenta um tom amarelado ou preto.

Além do nome cobra-verde cipó estas serpentes também podem ser denominadas como boioti que é uma denominação que vem do tupi resultado da junção do termo usado para cobra e para verde.

São cobras de porte médio ficando com aproximadamente um metro e vinte de comprimento, entretanto, há indivíduos que foram registrados com mais de um metro e setenta de comprimento. São totalmente ariscas e deflagram fuga assim que são avistadas. Caso a sua fuga seja impedida de alguma forma se tornam agressivas e podem acabar dando o bote. E são animais considerados velozes. Difícil escapar do seu bote. Quando o bote ocorre, o comportamento desta serpente é de elevar o corpo, inflar as laterais de seu corpo e projetar a boca.

Sua alimentação é fundamentalmente composta de lagartos, aves e pererecas.

Reprodução, Distribuição Geográfica E Veneno

A cobra verde cipó cientificamente é denominada de Chironius bicarinatus e pode ser encontrada em nosso país na região oeste sul do nosso país e também na Mata Atlântica. Apesar de ser encontrada também no Uruguai e na Argentina a sua distribuição geográfica é tida como pequena.

Sua reprodução é ovípara ou em outras palavras é feita por meio da postura de ovos onde o embrião se desenvolve. A cobra-cipó verde põem dentre quatro a dez ovos por reprodução que darão à luz aos novos filhotes no início da estação chuvosa.

Curiosamente quando esta cobra morre se for colocada no formol apresenta uma coloração amarronzada na parte de cima de seu corpo e um tom esbranquiçado na parte de baixo.

Cobra Verde Cipó É Peçonhenta Ou Não?

Apesar de não apresentar perigo para nós seres humanos a cobra verde cipó é venenosa sim. É um exemplar de cobra peçonhenta. Por peçonhenta temos aqueles animais que possuem peçonha, que nada mais é do que veneno.

Quando dizemos que esta serpente não apresenta perigo para nós, é justamente porque o seu veneno não é ativo para seres humanos e ao contrário do que acontece com outras cobras peçonhentas, como é o caso da cobra filipina, não apresenta letalidade.

Mesmo sabendo que a cobra verde cipó não apresenta grande perigo para seres humanos é preciso destacar que é necessário cuidado e atenção quando o assunto é serpentes. Isso porque somente um especialista pode determinar quais cobras são e quais cobras não são peçonhentas e o pior, mesmo que não possua veneno você pode ser picado e algumas cobras possuem uma picada muito dolorosa. Por isso recomendamos que você se afaste quando avistar uma cobra em casa ou em qualquer outro lugar em que você esteja.

O Que Fazer Quando Encontrar Uma Cobra Em Casa?

Resolvemos colocar este tópico porque infelizmente apesar de não ser uma espécie ameaçada de extinção a cobra verde cipó de hábitos diurnos não é muito estudada e as informações que se é possível estabelecer sobre as particularidades da espécie são mínimas. E também porque com o decorrer desta conversa acabamos nos deparando com a situação de encontrar acidentalmente uma cobra ou qualquer outro animal peçonhento em casa. O que fazermos? O que deveríamos fazer? E principalmente o que não fazer?

A primeira coisa a fazer é resistir ao impulso de atacar a cobra de qualquer forma possível. Resistir ao impulso de lançar-se contra a cobra com uma vassoura, vara ou qualquer outro objeto.  Vamos usar a lógica aqui, a cobra te vê como um adversário muito maior do que ela é desta forma ela ficará na dela se você não se indispuser como uma ameaça. Cobras não vão correr atrás de seres humanos a menos que se sintam ameaçadas.

Não precisamos nem dizer que não é recomendado que você faça qualquer coisa violenta contra a cobra não é mesmo? Embora ninguém queira essa visitante em casa é preciso sempre lembrar que a cobra exerce um papel fundamental no controle de pragas no ecossistema em que está inserida. Esse papel de combate as pragas reflete significativamente na diminuição da presença de outros animais indesejados em nossa casa.

A segunda coisa que você deve fazer é remover do local onde a cobra está crianças e animais de estimação e caso eles não estejam presentes certifique-se de que não entrarão em contato com ela ou com o local.

Cobra em casa
Cobra em casa

Não recomendamos que você deixe a cobra sozinha no cômodo ou no local onde ela está porque a mesma pode se locomover para um novo ambiente e você acabará perdendo-a de vista. Assim sendo, fique sempre junto a cobra mantendo uma distância segura para evitar acidentes.

Se você notar que o animal está agitado e pode acabar causando algum ataque devido a esta situação de estresse tente cobrir a cobra com um cobertor grosso. Não te ver e não ver o local onde está fará com que a cobra progressivamente se acalme.

Após estes procedimentos você deve ligar para o Centro Controle de Zoonoses da sua cidade para que eles possam fazer a retirada da cobra de sua casa. Não tente retirar a cobra sozinho e deixá-la em um terreno próximo a sua residência ou mesmo em um terreno longe. Os profissionais do Centro de Controle de Zoonoses estão capacitados para realizarem estes trabalho e saberão onde poderão reinserir a cobra em seu habitat.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *