Home / Curiosidades / Cobra Cega: Tem Veneno? Onde Vive?

Cobra Cega: Tem Veneno? Onde Vive?

Provavelmente você já encontrou uma cobra cega por aí, e se isso aconteceu, deve ter ficado assustado se perguntando se esse animal apresentava algum perigo. Afinal, elas são venenosas? Elas são realmente cegas? Elas são realmente cobras? Vem descobrir tudo isso conosco.

Cobras cegas são frequentemente confundidas com minhocas ou pequenas cobras. Sua aparência é de uma “mini serpente” cavadora semelhantes a vermes, de cor rosa ou cinza e têm uma língua bifurcada e escamas lisas ao redor do corpo (sem escamas largas na barriga) que lhes permitem viajar pelo solo.

Seus olhos são reduzidos a pequenas manchas escuras sob as escamas da cabeça e a boca está bem atrás e abaixo da ponta do focinho; o corpo é de espessura uniforme ao longo de seu comprimento, com uma cauda muito curta terminando em uma coluna cônica.

Cobra Cega
Cobra Cega

Nem cobra, nem cega

A cegueira desse animal é um mito popular passado por gerações, e que tem como consequência a proliferação de dúvidas e informações erradas a respeito dessa espécie.. 

Na verdade, a cobra-cega nem faz parte da família dos animais répteis, ela é considerada um anfíbio, e por esse fato não poderia nem mesmo ser classificada como uma cobra, lagarto ou minhoca, mas trata-se de um animal invertebrado, rastejante.

Mas na prática, a cobra-cega não tem nada de cega, possui olhos, e apesar de serem olhos bem pequenos são eficientes. Porém, não são tão eficientes como os olhos da maioria dos animais, e para compensar, a cobra cega possui um sistema que a torna capaz de captar e reconhecer as vibrações do solo, o que é auxilia na defesa desse animal, pois assim ele sabe a posição e distância exata de um possível predador.  

Outras características da Cobra Cega

A cobra-cega possui um corpo com muita umidade, assim como são diversos animais que fazem parte da classe dos anfíbios, detalhes assim fazem com que a cobra-cega entre na classificação de anfíbio, e não dos répteis como muitas pessoas pensam. Outro fato interessante é que esse animal possui vários “anéis brancos” rodeando todo o corpo, e essa é uma das características que fazem o reconhecimento da cobra cega ser mais fácil. Dê uma maneira geral, a cobra-cega vive sob o solo, com o intuito de proteger o seu corpo, justamente por esse fato é raro encontrar uma cobra cega andando sobre o solo, abrindo mão da sua proteção. 

Tamanho e corpo 

Os adultos medem 2 a 4 polegadas (5,1 a 10,2 cm) de comprimento, raramente podem chegar a 6 polegadas (15 cm). A cabeça e a cauda são superficialmente semelhantes, pois a cabeça e o pescoço são indistintos. As escamas da cabeça se assemelham às escamas do corpo. Os olhos são quase imperceptíveis a olho nú. A ponta da cauda tem um pequeno dente pontudo. Ao longo do corpo há catorze fileiras de escamas dorsais . A coloração varia de cinza carvão, cinza prateado, bege amarelo claro, arroxeado ou raramente albino, a superfície ventral é mais pálida. A coloração da forma juvenil é semelhante à do adulto. O comportamento varia de letárgico a energético, buscando rapidamente a cobertura do solo ou da serapilheira para evitar a luz.

Os pequenos olhos estão cobertos de escamas translúcidas , tornando a visão delas um tanto quanto “embaçada”. Os olhos não podem formar imagens perfeitas, mas ainda são capazes de registrar a intensidade da luz.

Alimentação

Eles são encontrados sempre que formigas e cupins (seu principal suprimento de alimentos) são abundantes. Eles também comem os ovos e larvas de formigas e cupins.

Para encontrar a comida, as Cobras Cegas mexem a língua para provar e cheirar o rastro de formigas e cupins. Eles seguem as trilhas das formigas até o ninho. Eles enfiam formigas e cupins na boca com a mandíbula superior e engolem toda a comida.

A alimentação desse animal é constituída principalmente por outros invertebrados, e, curiosamente, em algumas situações a cobra-cega pode ter outra cobra-cega no seu cardápio. 

Elas não costumam mastigar o alimento, e ao capturar as presas elas as engolem, e essa é uma características que as assemelham muito as cobras, porém, como já sabemos, a cobra-cega não pode ser considerada realmente uma cobra. 

Corujas, gatos selvagens, raposas e algumas cobras comem cobras cegas.

Cobras cegas se movem em um movimento de natação de um lado para o outro quando acima do solo. Abaixo do solo, eles usam túneis feitos por insetos.

As cobras cegas põem de um a vinte ovos redondos a cada estação reprodutiva, com os jovens cuidando de si mesmos.

Cobras cegas são venenosas? Elas mordem?

Essas cobras não são venenosas e geralmente são inofensivas. Eles não podem morder e têm capacidades defensivas limitadas. Eles são capazes de produzir uma secreção tóxica, mas, essa é uma proteção do próprio animal, e não existem registros de males ao ser humano.

Curiosidades sobre a cobra cega

Uma das maiores curiosidades sobre a cobra cega é sobre a “infância” desse animal. Quando ainda é um filhote ela pode se alimentar da pele da sua progenitora (mãe), esse é um costume que ajuda na sobrevivência dos filhotes nos primeiros dias de vida. Esse processo demorou para ser descoberto pelos cientistas, e foi batizado de dermatofagia, o ato do filhote se alimentar da pele da mãe.

Com base em alguns estudos, atualmente existem cerca de vinte e seis espécies desse animal, e todas possuem características diferentes, distinguindo as espécies. Mas, no geral elas são parecidas e seguem um certo “padrão” de aparência.

Não se esqueça de que “cobra cega” é apenas um nome popular do animal, sendo esse portador de visão e um anfíbio, não réptil.

4 comentários

  1. Helcymar Lopes dos Santos

    Pois a que eu encontrei no quintal aqui de casa tem no mínimo 25cm….então é um record rsrs

  2. Excelente explicação sobre este animal parabéns.

  3. Meu gato encontrou e trouxe pra dentro de casa. Tem uns 25cm também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *