Home / Curiosidades / Classificação De Animais De Acordo Com Sua Alimentação

Classificação De Animais De Acordo Com Sua Alimentação

Como você classificaria a sua alimentação? Você é um vegetariano? Vegano? Onívoro? Da mesma forma que nossa alimentação pode definir parte de quem somos, com os animais que conhecemos isso acontece da mesma forma. Duvida? Os nomes não são tão próximos aos utilizados para nós seres humanos mas você vai perceber que há mais semelhanças do que diferenças entre nossos hábitos alimentares, pelo menos alguns.

Considerações Iniciais Sobre A Alimentação Dos Animais

Todos os seres vivos precisam de alimento independentemente de como se alimentam e com o que se alimentam. Todos precisam se alimentar para manterem-se vivos e para que consigam realizar todas as funções as quais cabe a sua espécie.

Como é comum na natureza, e sabemos bem disso, alguns animais naturalmente servem de alimento para outros e é isso o que chamamos de cadeia alimentar.

Quando estabelecido uma cadeia alimentar temos uma relação entre as espécies e a manutenção do ecossistema no qual estão inseridas. Justamente por isso, caso haja alterações quanto à população de algum destes indivíduos há consideravelmente uma mudança nos outros pertencentes a sua cadeia.

Alimentação Dos Animais
Alimentação Dos Animais

A partir desta premissa podemos entender um pouco mais sobre como funciona a alimentação no reino animal e a sua importância e relação.

Antes que você se pergunte sobre o porquê existe para os animais a classificação alimentar assim como ocorre para nós, vamos explicar.

Pense em uma pequena relação de animais, três, ou cinco, algo assim. Dificilmente todos estes animais que você imaginou se alimentem da mesma maneira. Os animais podem se alimentar de insetos, carne, vegetais, dentre outros alimentos. Assim como é difícil categorizar nossa alimentação a dos animais também é e por isso foram criadas categorias. Eles podem ser herbívoros, carnívoros, onívoros, detritívoros, granívoros e insetívoros. Vamos conhecer um pouco de cada um deles?

Os Animais Herbívoros

Animais Herbívoros
Animais Herbívoros

Os herbívoros são costumeiramente os animais mais pacíficos de toda uma cadeia alimentar e podem muito bem se alimentar de uma mesma planta sem grande dificuldades.

Embora sejam animais herbívoros podem em alguns casos raramente complementar a sua alimentação com carne mas isso não é comum de ocorrer.

Os animais herbívoros se alimentam de plantas e sua alimentação é composta predominantemente por vegetais que consegue capturar e consumir na natureza. Apesar de se alimentarem exclusivamente de plantas seus dentes incisivos são bem desenvolvidos e pode surpreender.

Neste grupo de herbívoros há ainda outras divisões como por exemplo os morcegos que são frutívoros. Os frutívoros são os animais herbívoros que se alimentam exclusivamente de frutas. Temos também os nectívaros que se alimentam apenas do néctar das plantas e neste sentido temos como exemplo mais conhecido e notório as borboletas.

Os animais herbívoros não possuem garras uma vez que não realizam a caça de seu alimento, ao contrário dos carnívoros que a realizam e possuem garras muito afiadas.

Apesar de terem os dentes incisivos muito bem desenvolvidos, seus caninos são deficientemente desenvoltos, sendo esta outra característica o que os diferem dos animais carnívoros.

Uma curiosidade interessante é que apesar de compararmos os vegetarianos aos herbívoros, eles não apresentam tantas semelhanças assim uma vez que os vegetarianos podem acabar consumindo produtos de origem animal que não corresponde à carne e também consumirem produtos industrializados que não tem a natureza como fonte.

Os Animais Carnívoros

Animais Carnívoros
Animais Carnívoros

Os animais carnívoros são muito conhecidos principalmente por conta de seu perfil agressivo e violento uma vez que eles comem outros animais.

Os animais carnívoros apresentam os mais diferentes tamanhos podendo ser significativamente muito maiores do que nós (como o tubarão branco) quanto bem menores (como os cachorros, que são animais carnívoros).

Os carnívoros são tidos como excelentes predadores e nunca estão no início da cadeia alimentar.

Ao longo do processo de desenvolvimento e aperfeiçoamento da espécie aprimorou um excelente olfato e audição tão como sua dentição que pode causar grandes estragos.

Todas estas características denotam a habilidade que estes animais têm de caçar para poderem se alimentar. São os responsáveis pelo controle populacional no meio onde estão inseridos.

Curiosamente os animais carnívoros não transpiram pelos poros da pele, sendo a transpiração feita unicamente pela sua língua. E por falarmos em língua, a saliva destes animais é muito ácida.

Somos Animais Onívoros

Animais Onívoros
Animais Onívoros

A maior parte de nós seres humanos temos o comportamento alimentar onívoro. Os onívoros são aqueles cuja alimentação é composta tanto de carne quanto de vegetais. Assim como os carnívoros estes animais podem ser bons predadores e o seu sistema digestivo está preparado para digerir ambos os tipos de alimento.

Incrivelmente os onívoros podem atuar como difusores de sementes quando se alimentam de plantas diversas e frutas e defecam suas sementes.

São exemplos de animais onívoros o próprio ser humano, o urso, o porco e o lobo guará.

Os Detritívoros

Detritívoros
Detritívoros

Estes animais não são muito conhecidos, pelo menos o seu comportamento alimentar não é muito conhecido por este nome. São estes os animais que possuem um papel muito importante no ecossistema sendo responsáveis pela decomposição de animais e vegetais mortos. Isso mesmo, estes animais se alimentam de animais e plantas mortas, sendo popularmente conhecidos como necrófagos. Apesar de termos o urubu como o animal mais conhecido como detritívoro ele não é o único. Temos ainda as hienas, as minhocas e algumas espécies de moluscos.

Estes animais podem ser erroneamente confundidos como animais onívoros visto que se alimentam de animais e vegetais mas não é essa a sua classificação porque estes não vão em busca de alimentos vivos, por assim dizer, se alimentando apenas dos seus restos orgânicos.

Os Granívoros E Os Animais Insetívoros

Granívoros
Granívoros

Os animais granívoros são muito conhecidos por nós embora não denominemos o seu comportamento alimentar desta maneira.

São exemplos de animais granívoros as aves em geral, as galinhas, os papagaios e as araras para citarmos apenas alguns deles. Consegue chutar qual a alimentação destes animais? Isso mesmo, eles se alimentam de grãos e sementes dentre elas milho, alpiste e girassol. Estes animais possuem bicos e patas próprias para a sua alimentação.

Os animais insetívoros por sua vez se alimentam de insetos, como o nome sugere e possuem uma necessidade muito grande de consumir proteínas diariamente para manter a sua saúde e o seu bem estar. Dentre os animais insetívoros temos a aranha, os sapos, e os tatu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *