Home / Curiosidades / Carnes Exóticas Mais Consumidas no Brasil

Carnes Exóticas Mais Consumidas no Brasil

Consumir carnes exóticas ultimamente tem virado uma das maiores tradições, não apenas dentro os brasileiros, mas ao redor de todo o mundo. Pessoas estão deixando de lado as opções de carnes alteradas com inúmeros conservantes e optando pelas tradicionais carnes exóticas. Fiz um apanhado geral dos tipos de carnes exóticas mais consumidas no território nacional, da uma conferida!

Codorna

A maneira geral de cozinhar codornas é assá-las da maneira que você assa peru e fornece a você um alto teor de proteínas e minerais. O sabor das codornas não é nada parecido com os animais criados em cativeiro como os quais já estamos habituados. Nem de longe se parece com o gosto de frango, pode apostar nisso.

Carne de Codorna
Carne de Codorna

Cobras

As cascavéis são comumente consumidas nos países do meio-oeste, mas a píton ainda é considerada carne exótica em todo o mundo. As cascavéis tem altos níveis de proteína e baixos níveis de gorduras e calorias, tornando-o uma opção muito saudável. No entanto, cozinhar uma é m jogo completamente diferente. Uma cobra Cascavel deve ser cozido corretamente ou você pode acabar com uma textura dura e em borracha.

Carne de Cobra
Carne de Cobra

Coelho

Coelhos ganharam popularidade entre as pessoas devido ao seu sabor excepcional e benefícios para a saúde. Coelhos têm uma alta quantidade de nutrição e são muito ricos em proteínas, principalmente quando comparados a frango, vitela e carne bovina. A carne de coelho também contém ferro e minerais como fósforo e potássio, o que a torna uma das carnes exóticas mais saudáveis ​​disponíveis.

Carne de Coelho
Carne de Coelho

Carne de veado

A carne de veado tem um sabor e textura fortes, muito próximos da carne bovina. Além disso, é carne mais magra, tem um sabor mais forte. Carne de veado tem menos calorias, colesteróis e gordura e consiste em maiores quantidades de minerais e proteínas em comparação com a carne normal. No entanto, cozinhar carne de veado não é nada semelhante ao da carne de bovino devido ao fato de ser resistente.

Carne de veado
Carne de veado

Bison

Bison também é conhecido como ‘Buffalo’ e tem menos gordura saturada e calorias em comparação com a carne comum. É muito mais magro quando comparado à carne bovina e produz bons bifes e assados.

É uma alternativa melhor à carne comum em pratos como hambúrgueres, devido ao sabor e textura semelhantes, mas melhorou a nutrição. Esta carne tornou-se bastante comum e está prontamente disponível em supermercados na forma congelada.

Carne de Bison
Carne de Bison

Javali selvagem

Como uma alternativa melhor à carne de porco, o javali é mais magro e tem um sabor melhor em comparação com a carne de porco. Com o teor de gordura saturada e o colesterol excepcionalmente mais baixos, é realmente uma escolha mais saudável. A carne de javali é geralmente vermelha em cores e tem um sabor ousado com uma pitada de doçura.

Carne de Javali
Carne de Javali

Avestruz

Com poucas calorias, colesteróis e gordura saturada, a carne de avestruz é uma das carnes exóticas mais saudáveis. A carne de avestruz tem uma cor vermelha escura e não tem gosto de frango ou peru, o que a maioria das pessoas espera. Seu maior teor de vitamina B ajuda a manter um metabolismo saudável. Se você está tentando experimentar algo novo, aqui eu te indico uma carne incrível e com um sabor surpreendente.

Carne de Avestruz
Carne de Avestruz

Jacaré e crocodilo

A carne de jacaré e crocodilo é rica em proteínas e possui baixos níveis de gorduras e calorias. De textura muito semelhante à de porco e frango, a carne de jacaré é carne branca magra, que é excepcionalmente macia e suculenta. É aconselhável não comer o jacaré frito, pois tira todos os nutrientes. A cauda do crocodilo é o melhor corte que tem um sabor muito semelhante ao da vitela.

Carne de Jacaré
Carne de Jacaré

Bode

A carne de cabra é uma das carnes mais nutricionais e possui muito calorias em comparação à carne e ao frango. A melhor maneira de obter carne de cabra com bom sabor é cozinhá-la lentamente. No entanto, grelhar a carne de cabra também pode ser uma excelente opção para trazer dele o intenso sabor picante.

Carne de Bode
Carne de Bode

A carne exótica é cozida da mesma maneira que a carne comum?

Bem, você precisa estar ciente de regras especiais enquanto cozinha carnes exóticas, se quiser que o melhor sabor seja produzido. No entanto, a maioria das carnes vermelhas pode ser cozida exatamente da maneira que você cozinha o frango. Você pode assar, grelhar, assar ou cozinhar lentamente a carne, dependendo da sua escolha. Você deve ter em mente que a carne não deve ficar cozida demais ou pode secar, perdendo o sabor.

As carnes exóticas são caras em comparação com a carne, carne de porco e frango comuns?

Sim, as carnes exóticas saudáveis ​​e deliciosas são mais caras que a média de frango, carne bovina e suína por causa de sua alta nutrição e falta de domesticação. Eles ainda valem o seu dinheiro por todos os benefícios de saúde que oferecem. Se você acha que não deseja gastar muito dinheiro em restaurantes, sempre tem a opção de comprá-lo e cozinhá-lo em casa.

Criação de Codorna
Criação de Codorna

Existe algum tipo de carne exótica que você provavelmente não deva comer?

É aconselhável usar luvas de proteção ao preparar carnes exóticas para evitar os riscos de espalhar qualquer tipo de bactéria e vírus. Contanto que você possa evitar a contaminação em sua carne, poderá comer quase qualquer tipo de carne exótica.

Há algum benefício em comer carnes exóticas em relação às carnes comuns, além do bom gosto?

Resp: As carnes exóticas são ricas em proteínas e com pouca gordura, colesteróis e calorias. Essas carnes de caça selvagens também fornecem aminoácidos essenciais e mais ricos em ácidos graxos ômega 3. Devido às suas dietas naturais, elas contêm mais vitaminas e minerais, principalmente ferro e zinco. A pesquisa mostrou que essas carnes melhoram a saúde do coração e o sistema cardiovascular. Também fornece antioxidantes ao corpo, ajudando a prevenir o estresse oxidativo

Carne de Bode
Carne de Bode

Conclusão

Devido aos múltiplos benefícios à saúde, as carnes não convencionais estão ocupando os restaurantes e a indústria de carne. Ao colocar carnes não tradicionais em seus pratos, você também pode contribuir para a melhoria do meio ambiente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *