Home / Curiosidades / Carne Bovina ou Suína: Qual Melhor de Gosto e Para Saúde?

Carne Bovina ou Suína: Qual Melhor de Gosto e Para Saúde?

Carne de Porco vs Carne. Qual é mais saudável para comer e em que condição? Esse é o tipo de pergunta que você pode fazer pelo menos de vez em quando. Então, de repente, você se lembra de algo que sua avó dizia e segue com a resposta. Decidimos aprofundar e explorar as diferenças de uma perspectiva mais científica.

Comparação de consumo 

Não vendo nenhuma evidência científica nos velhos costumes religiosos, podemos continuar com nossa análise e examinar as estatísticas de uso. Os dados do serviço Foreign Agricultural do USDA afirmam que o consumo de carne suína no mundo é duas vezes maior que o consumo de carne bovina. 

No entanto, analisar os resultados dos EUA separadamente revela resultados aproximadamente iguais, com a carne bovina à frente em pequena quantidade. A carne de porco parece ser popular em países como China, União Europeia, Taiwan, Coréia do Sul, Montenegro e Vietnã. 

A carne bovina é extremamente popular no Uruguai e na Argentina, seguida pelo Paraguai, Estados Unidos e Brasil. Entre os países com baixo consumo de carne suína estão Índia, Nigéria, Filipinas, Tailândia e Irã. (os dados que estamos nos referindo são para o ano de 2015).

Carne Bovina

Comparação nutricional

É hora de discutir a parte mais interessante e científica da comparação – nutrição. Para comparar nutricionalmente dois alimentos, precisamos fixar seus estados: cozidos ou crus, salgados ou não, etc. Escolhemos esses dois estados similares.

Carne bovina moída, 85% de carne magra / 15% de gordura, empada, cozida, assada.  Carne de porco, fresca, lombo, inteira, separável, magra e gorda, cozida, grelhada

Ambos são cozidos e grelhados e contêm alguma parte usual de gordura. Portanto, com esta seleção, temos a carne de porco vencedora em 3 categorias importantes; ou seja, menor em gorduras saturadas, menor em colesterol e menor em sódio. 

Embora a diferença não seja tão grande, o vencedor leva tudo de qualquer maneira. Além disso, é mais baixo em calorias e gorduras em geral. A qualidade da proteína também é maior, porque a quantidade de todos os aminoácidos é maior.

Comparação de vitaminas

vamos agora para vitaminas. A carne de porco é drasticamente mais rica em B1, bastante mais rica em B2 e E. Considerada muito importante ultimamente, a vitamina D está completamente ausente da carne bovina, enquanto a carne de porco tem 13% do valor diário em apenas 100 gramas. Por outro lado, a carne bovina é radicalmente mais alta na comparação de minerais da vitamina B12.

O que é mais seguro para crianças?

Na verdade, muitos fóruns ainda recomendam não dar carne de porco às crianças quando elas podem comer carne bovina livremente. Outros blogs insistem que é pelo menos tão saudável quanto a carne bovina e a recomendam para bebês aos 7 ou 8 meses de idade. 

Olhando para a fonte mais oficial – as recomendações do USDA para bebês , podemos ver que os dois alimentos são listados juntos, sem reservas e avisos, e que ambos são seguros para comer a partir da mesma idade.

O que faz alguns pensarem que porco é ruim?

O que faz algumas pessoas pensarem que a carne de porco é má então? Por que é proibido em muitas religiões e por que muitos de nós não o damos a nossos filhos por um longo tempo? Existem várias declarações que alguns recursos continuam informando. Encontre os mais comuns abaixo.

1) Alguns se referem a carne de porco processada, como salsichas, bacon ou salame, enquanto falam sobre isso.

Muitas formas processadas podem realmente ser perigosas para a saúde, mas não as estamos discutindo agora e estamos falando de carne de porco magra, como filé mignon, costeletas de lombo ou costeletas de lombo superior.

2) A carne de porco contém mais toxinas de vírus ou parasitas?

Como todos sabemos, todos eles morrem se você cozinhá-los com temperatura suficiente. Por isso, o USDA definiu suas temperaturas recomendadas para cozinhar vários tipos de carne.

Mais importante ainda, a temperatura recomendada é a mesma para os dois alimentos. É 145 ° F para ambos e 160 ° F para carne moída. Portanto, quaisquer que sejam os vírus desses tipos de carne vermelha, todos eles morrem na mesma temperatura, de acordo com os cientistas.

Carne de Porco
Carne de Porco

3) O porco é um animal sujo e come o que quer.

Isso depende parcialmente de como a vaca, o porco ou a galinha são tratados com o que estão sendo alimentados. A carne alimentada com capim realmente difere da que não é alimentada com capim, que é um tópico para um artigo futuro. 

Devemos sempre pensar em como o animal foi alimentado, independentemente do tipo de carne. E finalmente, depois de cozinhar com a temperatura recomendada pelo USDA, matamos todos os vírus e parasitas, conforme mencionado no título anterior.

Impacto ambiental

A Academia Nacional de Ciências publicou um estudo em fevereiro de 2014, que revelou que a carne bovina é extremamente prejudicial ao meio ambiente. O estudo comparou o custo ambiental gasto para alimentar e criar animais que são usados ​​como fontes de proteína para seres humanos. 

Ele mostrou que as vacas precisam de cerca de 28 vezes mais terra do que carne de porco ou aves, exigem 11 vezes mais irrigação, produzem muito mais gases de efeito estufa e consomem muito mais nitrogênio. Para resumir, a vaca está prejudicando o meio ambiente 10 vezes mais do que qualquer outra fonte de proteína.

Conclusão

Ambos são ruins para você, se crus ou mal cozidos, e a carne está infestada de doenças ou parasitas.

A carne de porco tende a ter mais parasitas endêmicos, o que pode ser perigoso se a carne for cozida menos que rara ou rara, e não atingiu uma temperatura suficientemente alta para matar as pragas. 

É por isso que, historicamente, tanto no judaísmo quanto no islamismo, é / foi considerado uma carne impura, imprópria para comer. Porque historicamente era muito mais difícil manter-se limpo e livre de pragas ruins.

A carne bovina, no entanto, pode ser consumida crua se for adequadamente abatida e mantida limpa contra bactérias ruins (como a E. coli), é chamada de carne bovina tartare.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *