Home / Curiosidades / Camelo Do Deserto: Curiosidade E Fotos

Camelo Do Deserto: Curiosidade E Fotos

O camelo é um tipo de animal ungulado artiodáctilo e está muito presente nas áreas secas da Ásia, mais precisamente nos desertos asiáticos. É um animal que habitualmente vemos como opções de transporte nestas áreas onde habitam. Mas também podem ser domesticados para a produção de leite e carne para o homem.

É Um Camelo?

Essa é uma questão super interessante levantada por leigos no assunto. Isso porque o camelo apresenta duas espécies diferentes mas que podem sim causar uma certa confusão. O camelo-bactriano e o dromedário. Você saberia dizer qual é qual vendo uma foto de cada um deles? Provavelmente não, mas não se preocupe. Depois desse post você nunca mais vai confundir.

Um dromedário é uma espécie de camelo com apenas uma corcova. O camelo-bactriano é um camelo que ao contrário do dromedário possui duas corcovas.

Camelo-bactriano
Camelo-bactriano

O camelo de uma corcova, o dromedário, também é conhecido como o camelo árabe.

Uma triste mas esperada situação devido ao comportamento humano em relação a natureza e ao seu ambiente é que o bactriano corre sérios riscos de ser extinto em breve. Atualmente podemos encontrar pouco mais de novecentos de sua espécie em todo o mundo. Por conta deste risco falaremos também um pouco de seu processo reprodutivo, de sua gestação e posteriormente nascimento da prole.

Camelo-bactriano Características
Camelo-bactriano Características

Os camelos habitam naturalmente, as duas espécies, áreas desérticas da Ásia, mesmo continente onde estão localizados os orangotangos que já vimos por aqui.

Se você é uma pessoa preocupada com o significado das palavras, camelo vem do grego kamelos que ao que tudo indica é uma palavra que surgiu como uma variável do verbo suportar, carregar. Isso porque o camelo embora poucos saibam é uma animal de tração.

Um animal de tração nada mais é do que um animal capaz de mover veículos (o caso dos cavalos que são capazes de puxar uma carroça, ou seja, são animais de tração) ou máquinas.

Camelo Do Deserto?

É engraçado pensar em camelo do deserto uma vez que as duas espécies deste animal estão localizadas justamente nas áreas desérticas asiáticas. Uma coisa que talvez nem todos nós sabemos é que o camelo é um animal próprio para viver em seu habitat. Talvez essas características tenham sido adquiridas com o tempo dado o local que habitam, o tal processo de seleção natural de Charles Darwin, onde o mais adaptado consegue sobreviver. Ou talvez coincidentemente seja um animal que apresenta características que lhe caíram muito bem para o seu ambiente.

Para se ter uma ideia de como o camelo está preparado para encarar o deserto, este animal possui três pálpebras que garantem que os seus olhos não sejam afetados pela poeira e areia muito presentes no local. Possui lábios grossos que o permitem facilidade no seu processo de alimentação, podendo até mesmo conseguir o seu alimento em meio aos espinhos. Outra interessante característica desse animal é a sua incrível capacidade de fechar as suas narinas para evitar inalar tanta poeira ou areia.

Camelo do Deserto
Camelo do Deserto

O Camelo Possui Parentes

É engraçado pensar em parentes, mas realmente o camelo é um animal bem aparentado. São quatro mamíferos sul-americanos que compõem a família. Um deles conhecemos bem, a lhama, muito vista por aqui. Mas além da lhama, o camelo ainda tem como parente próximo a alpaca, a vicunha e o guanaco. Se você reparar cada um destes animais, apresentam boas semelhanças com o camelo, principalmente a lhama e a alpaca. Um pouco mais aparentemente distante temos o guanaco e a vicunha que entre si são parecidos.

Do Que É Feito A Sua Corcova?

Você acreditaria se disséssemos que a corcova do camelo é composta de água? Para se ter uma ideia de como essa ideia é difundida, há um acessório para armazenamento de água com o nome em homenagem a este animal. O acessório é o camelback.

Mas essas corcovas dos camelos e dos dromedários é composta por gordura. Exatamente, essa enorme massa acima é constituída apenas de gordura. Com a concentração em apenas um local, a sua corcova, o camelo não necessita de estoques de gorduras em outras regiões do corpo, porque como sabemos, gordura retém calor, tudo o que nem o camelo nem o dromedário precisariam para habitarem as áreas quentes do deserto.

A Reprodução Poderia Ser Fator De Risco Para A Sua Extinção?

A reprodução do camelo é um tanto quanto longa e a sua maturidade sexual chega levianamente tarde também. Podendo viver até os cinquenta anos, a maturidade sexual dos machos acontece a partir dos cinco anos, no caso da fêmea essa maturidade vem logo nos primeiros três anos.

Embora sejam um animal que apresenta uma expectativa de vida consideravelmente longa, o seu período reprodutivo dura bem menos que a metade. O camelo pode se reproduzir por até duas décadas.

A sua gestação demora cerca de treze semanas e o filhote nasce totalmente desajeitado e sem lá muita coordenação motora. Mas não se engane, passados poucos dias de seu nascimento já podem correr.

Camelo-bactriano Curiosidades
Camelo-bactriano Curiosidades

Bom, agora que você já sabe um pouco sobre o ambiente e também sobre este peculiar animal vamos falar um pouco sobre a sua alimentação. Você consegue imaginar o que o camelo come, pensando no seu habitat?

O camelo é um animal mamífero e herbívoro, ou seja, se alimenta única e exclusivamente de folhas, frutos, vegetais, ervas daminhas e até mesmo cactos. São animais capazes de percorrer longas distâncias em busca de alimento e é justamente a sua corcova que o ajuda em períodos de seca.

Por conta de sua corcova que basicamente é um estoque de gordura, o camelo consegue se manter nutrido por longos períodos em meio a seca do deserto.

Camelo-bactriano Selvagem
Camelo-bactriano Selvagem

Uma questão curiosa que certamente você não sabe diz respeito ao leite deste animal. O leite de camelo pode oferecer até três vezes mais vitamina C que o leite bovino, bem como apresenta dez vezes mais ferro.

O leite de camelo não é muito difundido e consequentemente consumido, embora seja muito nutritivo, assim como a sua carne também não. Sim, por incrível que pareça há registros de consumo de carne de camelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.