O leite de cabra é uma ótima opção de mercado justamente pelo alto custo do produto. Caso você esteja buscando um animal que possua uma produção de leite excepcional certamente você está a procura da Alpine goat, também conhecida como cabra alpina.
A cabra alpina é reconhecida por sua grande capacidade de produção de leite, o que faz com que seja um opção muito procurada por caprinocultores.
O mercado de produção de leite tem sido bem explorado seja a produção de leite de gado, quanto de cabra. Por isso, caso você esteja procurando uma opção de animal para começar um rebanho lucrativo a cabra alpina pode ser ideal para você.
Cabra Alpina: Características E Origem
A cabra alpina é atualmente uma cabra domesticada que teve o seu surgimento nos Alpes, alguns acreditam que teria surgido nos Alpes Franceses, mas há quem diga que o seu surgimento teria sido nos Alpes Suíços. Divergências a parte, a cabra alpina apresenta uma altura considerável se analisarmos outras raças deste mesmo animal. Podem chegar a medir cerca de setenta e cinco, setenta e seis centímetro as fêmeas enquanto os machos podem chegar a um metro, variando de noventa centímetros a um metro.

Há outras diferenças entre fêmeas e machos e diz respeito ao peso, como é de se esperar, o macho é mais pesado do que a cabra fêmea, podendo chegar aos noventa quilos, enquanto a fêmea pode atingir os sessenta.
É considerado uma cabra de porte robusto e como é típico das cabras de diversas raças é um animal capaz de grande adaptabilidade a ambientes distintos, por isso adaptou-se bem ao nosso país.
A sua chegada nas décadas de setenta e oitenta, eram de animais oriundos especificamente da Alemanha e também da França. Inicialmente foram chamadas de Pardas Alemães, os animais vindos diretamente da Alemanha, hoje entretanto, independente da origem, recebem o nome de cabra alpina.
Qual É A Pelagem Da Cabra Alpina?
A cabra alpina apresenta uma grande variedade de cores em que é possível encontrá-la, desde branco, preto, mesclada entre branco e preto, creme e branco, bem como um tom terroso avermelhado com branco.
A cabra alpina é conhecida por ser um animal de farda produção de leite, podendo produzir diariamente cerca de dois a quatro quilos de leite em um processo de lactação que dura cerca de duzentos e quarenta dias.

E por falar em leite, o leite de cabra pode ser utilizado na produção tanto de derivados como queijos, manteigas, sorvetes e até mesmo na produção de sabonetes. Em termos práticos podemos utilizar o leite de cabra para as mesmas finalidades onde utilizamos o leite de vaca.
Outra interessante curiosidade quanto ao seu físico diz respeito as orelhas, típicas cabras apresentam as orelhas caídas, mas não a cabra alpina. A cabra alpina apresenta as orelhas em pé e parecem, com isso, estarem sempre em alerta.
Cabra Alpina Puro Sangue Ou Alpine Americano?
É difícil para alguém leigo identificar uma cabra alpina de puro sangue de uma que sofreu alterações genéticas. Isso porque as chamadas Alpines americanos, que é o nome da cabra alpina oriunda dos Estados Unidos, é similar ao animal puro sangue, podendo apresentar leves alterações quanto a marcação do seu pelo. A cabra alpina puro sangue é chamada apenas de Alpines e é originária da França.
Por incrível que pareça e algo que pode atrair você caprinocultor, isso porque a cabra alpina em sua gestão que demora em torno de cento e cinquenta dias, dá a luz a gêmeos. Isso mesmo dois filhotes, com menos frequência mas ainda com número expressivo de ocorrências, há registros de cabras alpinas que deram a luz a cinco filhotes.
Vai Um Leitezinho Aí?
Como temos dito ao longo desse texto, a cabra alpina é conhecida pela sua farta produção de leite, assim como pelo seu longo período de lactação. Esses animais também apresentam um comportamento dócil que favorece a ordenha e o trato do animal de um modo geral o que garante também a produção de leite de qualidade e em níveis satisfatórios. O maior pico de produção da cabra alpina tende a acontecer por volta de cinco semanas após o nascimento do pequeno cabrito. Contudo, há inúmeros fatores que podem interferir diretamente na sua produção. Um deles diz respeito a mudanças quanto ao ambiente externo, embora sejam animais de grande adaptabilidade uma mudança repentina pode afetar a sua produção até que consigam se readaptar.

Outros fatores que podem intervir na produção de leite dizem respeito ao manejo do animal na sua criação. O local onde o animal fica deve ser adequado as suas necessidades e deve possuir ventilação adequada. Os comedouros devem ser higienizados periodicamente e o fornecimento de água deve ser uma preocupação especial do criador.
O leite após ser retirado por meio da ordenha deve ser imediatamente congelado para evitar que estrague. Isso acontece porque por meio do calor as bactérias tendem a se manifestar muito rapidamente, levando a perda do produto. Quando refrigerado o leite tende a durar mais, minimizando a ação das bactérias. Para se ter uma ideia, o leite quando refrigerado a cerca de 5º C garante que ele não estrague por até quatro semanas. Para aumentar ainda mais a durabilidade do leite pode ser feito o processo de congelamento que garante que o leite não estrague por até cinco semanas.
Na Indústria…
Na indústria do abate e consumo de carne de cabra são animais que apresentam uma boa quantidade de carne. Carne esta com baixo teor de gordura, o que pode torná-la extremamente atrativa para consumidores de um modo geral.
O mais curioso em relação a carne de cabra alpina é que cerca de 50% a 60% da gordura desse animal se concentra na região do abdômen, ou seja acaba sendo praticamente perdida no processo. Apesar de ser uma carne já atrativa para o mercado, alguns caprinocultores estudam investir na reprodução da cabra alpina com a cabra da raça Boer especializada na produção de carne, em detrimento a produção de leite que é uma especialidade da cabra dos Alpes.