Home / Curiosidades / Besouro é Perigoso? São Venenosos?

Besouro é Perigoso? São Venenosos?

Os besouros são o tipo mais comum de inseto e estão por toda parte e por isso podem ser confundidos com outros tipos de insetos. Então, como você reconhece um besouro? Primeiro procure as asas e os topos das asas. A maioria dos insetos tem dois pares.

Besouros diferem de todos os outros insetos alados por ter o primeiro par de asas endurecido e engrossado, chamado de élitros. Estas asas endurecidas servem como um escudo protetor para as asas frágeis voando, que são dobradas por baixo. De fato, o nome latino para esta ordem, Coleoptera, significa “asa dobrada”. Os topos de asas em besouros se encontram em linha reta no meio das costas.

Os besouros são perigosos?

Os besouros podem sim morder humanos. Eles possuem peças bucais e algumas espécies possuem mandíbulas bem desenvolvidas para capturar e consumir presas. Outros usam estes para se defender dos predadores. Outros besouros mastigam e consomem madeira.

Embora raras, as picadas de besouros em humanos podem ocorrer a partir das seguintes espécies: besouros de bolha, os escaravelhos veado, os besouros serradores e os besouros bombardeiros.

Besouro
Besouro
  • Besouros de bolha (Família Meloidae): Os besouros da bolha pertencem à família Meloidae, com 7.500 espécies em todo o mundo. Eles tem corpos longos e estreitos, cerca de uma polegada de comprimento, e são preto sólido ou cinza escuro com uma faixa amarela. Esses besouros se alimentam de plantações e jardins, portanto, o contato humano é provável. Eles também são atraídos pela luz, tornando o seu jardim ou outra área num lugar para se ter cautela se tiver contato com este besouro.Eles frequentemente se alimentam de culturas e pequenos jardins que contêm alfafa, tomate ou beterraba. Quando ocorre uma mordida, o besouro da bolha libera a cantaridina, uma substância química venenosa que causa bolhas na pele humana. A formação de bolhas na pele desaparece ao longo do tempo. É raro, mas picadas de besouro podem ser fatais para humanos se uma pessoa sofrer uma reação alérgica severa.
Besouros de bolha
Besouros de bolha
  • Escaravelho veado (Lucanus cervus): são pretos a castanho-escuros e tem grandes mandíbulas. O macho não tem força suficiente em suas mandíbulas para morder, no entanto, a fêmea faz. Uma mordida da fêmea pode ser dolorosa, mas normalmente não requer nenhum tratamento médico. O escaravelho de veado faz parte da família Lucanidae, encontrada em habitats em todo o mundo. Eles são grandes besouros que são castanhos escuros com mandíbulas gigantes, criando um visual pré-histórico. Os machos tem mandíbulas aumentadas que eles usam para lutar uns contra os outros pela posse de comida e companheiros. Mandíbulas masculinas são muito fracas para causar danos aos seres humanos, no entanto, mandíbulas femininas são pequenas e poderosas e podem infligir uma mordida forte e dolorosa.
Escaravelho veado
Escaravelho veado
  • Besouro Serrador (Família Cerambycidae): Estes besouros são assim nomeados por suas antenas anormalmente longas. Os besouros de longos chifres adultos tem mais de meia polegada de comprimento, que são três vezes mais longas que seus corpos. Existem 20.000 espécies no mundo inteiro de besouros de chifre longo, pertencentes à família Cerambycidae. O besouro serrador se alimenta de lenha e madeira com um alto teor de umidade. Eles são conhecidos como pragas, especialmente de lenha. Eles cavam buracos em madeira morta ou em processo de decomposição, tornando-os recicladores naturais. Eles também se alimentam de folhas, fungos, raízes, néctar, flores e pólen. Ocasionalmente, um besouro de chifre longo morderá um humano, causando inchaço e dor aguda por até 48 horas. A mordida não é fatal para os seres humanos.
Besouro Serrador
Besouro Serrador
  • Besouros bombardeiros (Família Carabidae): Os besouros-bombardeiros possuem um mecanismo de defesa que libera o líquido de seu abdômen com um som explosivo. Produz líquido tóxico quente fervente que, embora não seja tóxico para os seres humanos, pode irritar e queimar a pele, fazendo com que pareça uma picada. Existem mais de 500 espécies de bombardeiros africanos em todo o mundo.
Besouros bombardeiros
Besouros bombardeiros

Os besouros são venenosos?

Os besouros citados acima são espécies que podem morder os seres humanos, mas não apresentam nenhum tipo de veneno que podem intoxicar uma pessoa, a menos que seja esta pessoa seja alérgica. Neste caso, uma consulta médica seria o mais adequado.

No entanto, foi recentemente encontrada uma espécie de besouro que possui veneno e não há muitos estudos sobre a sua letalidade, porém é conhecido com um primo de besouro que contém veneno e é perigoso para os humanos.

Vamos conhecê-lo abaixo:

Besouro Escorpião
Besouro Escorpião
  • Besouro Escorpião, Onychocerus albitarsis, é uma espécie de escaravelho da família Cerambycidae. Um escaravelho branco, castanho-avermelhado e preto, notável por ser o único inseto que pode liberar uma picada venenosa de suas antenas, cujos segmentos terminais evoluíram para se parecer com a cauda de um escorpião. Há relatos de uma picada deste besouro registrada em uma pessoa no Peru e com duas pessoas no Brasil (um homem e uma mulher) no interior de São Paulo. Nenhuma destas ocorrências resultou em morte. Os relatos são de uma forte dor decorrente da picada, porém no homem brasileiro foi assintomático, enquanto que na mulher brasileira, a dor se estendeu por 24 horas. Segundo dados da Unesp de São Paulo, este é o único besouro no mundo capaz de inocular toxinas.

Besouros podem transmitir doenças?

Os besouros podem trazer outras formas de prejuízo pela infestação e transmissão de doenças a plantações de alimentos, o que também constitui perigo às pessoas. Estas espécies abaixo podem ser citadas:

Besouros de pepinos, Acalymma vittatum, encontrados em frutas e legumes. São consideradas pragas de plantações, sobretudo de milho.

Besouro Bicudo vermelho, Rhynchophorus ferrugineus, este besouro é uma preocupação que deixou o MAPA (Ministério de Abastecimento, Pecuária e Agricultura) em estado de alerta, pois este pequeno besouro pode se alastrar e dizimar plantações de coqueiros e dendezeiros.

Besouro saltador (Família Chrysomelidae): consomem as folhas de uma grande variedade de plantas, incluindo tomate, batata, pimentão, alface e milho e é uma praga para estas plantações.

O bicudo-do-algodoeiro, Anthonomus grandis, praga notada em plantações de algodão.

Mas os humanos podem se alimentar de besouros?

Existem mais de 350.000 espécies conhecidas de besouros. Pode surpreendê-lo saber que os humanos são conhecidos por utilizar aproximadamente 340 espécies de besouros como fonte de alimento. Embora possam parecer esteticamente sujos ou repulsivos, insetos são fontes de proteínas apreciadas por muitos povos ao redor do mundo.

Fotos de Besouros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.