Home / Curiosidades / Aves Exóticas: Curiosidades Sobre as Aspécies

Aves Exóticas: Curiosidades Sobre as Aspécies

Algumas aves possuem plumagens exuberantes por diversas razões fisiológicas que vão desde atrair seus companheiros até se camuflar ao meio ambiente e essas características muitas vezes acabam criando um fascínio nas pessoas pela sua originalidade e destaque perante os outros animais.

Neste artigo iremos mencionar algumas espécies de aves exóticas, tanto as que vivem em meio à natureza como também as que podem ser domesticadas e vivem em casas ou criadouros.

Aves exóticas ao redor do mundo

Trouxemos alguns exemplos de aves exóticas que podem ser encontradas ao redor do mundo para que você possa se surpreender e se encantar ainda mais por elas.

Ave do paraíso: são encontradas em Nova Guiné, no leste da Austrália e chamam a atenção pelas suas cores que variam do azul para o vermelho, misturadas a outras cores, o que faz com que essa seja uma das mais belas aves encontradas na natureza. É uma ave solitária que só iremos encontrá-la acompanhada quando estiver em período de acasalamento. Tem como característica ser uma ave que adora fazer acrobacias no ar.

Ave do paraíso
Ave do paraíso

Diamante de Gould: descoberta no norte da Austrália, possui temperamento dócil e chama a atenção pela sua plumagem colorida, com nuances de laranja, azul, roxo e verde, podendo ter a cabeça nas cores vermelha, preta ou laranja. Com o passar dos anos, esta espécie vem sendo reduzida na natureza, o que vem preocupando os órgãos ligados ao meio ambiente, fazendo com que essas aves sejam criadas em cativeiro.

Cacatua Inca: com expectativa de vida de 30 a 75 anos, esta ave vive no interior da Austrália, e se destaca pelas tonalidades delicadas da sua plumagem e pela sua crista que se mexe conforme o seu humor. São aves sociáveis e inteligentes, podendo aprender a falar algumas palavras quando criadas em cativeiro.

Arara-Azul-Grande: infelizmente está na lista de aves com risco de extinção, devido seu comércio ilegal e destruição do seu habitat natural. Considerada a maior espécie entre os tipos de Araras, chama a atenção pelo tom azul vibrante das suas penas. Vive na Bolívia, Paraguai, Colômbia e Brasil em pequenos bandos ou em casal. Ações de preservação da espécie estão sendo tomadas, porém estima-se que hoje sejam detectados somente 5 mil exemplares da espécie no Pantanal do Mato Grosso.

Saíra sete cores: também conhecida como dançarina verde, por apresentar um manto verde-amarelo em cima do seu corpo e exibir passos de dança fantásticos. Encontrada na Argentina e Paraguai, se locomove em bando ou apenas em casal, assim como a Arara-Azul-Grande.

Peito celeste de face carmesim: encontrada na África, podendo medir 11 centímetros, essas aves chamam a atenção pelas suas cores vibrantes, que geralmente são o azul e marrom, apresentando bico rosado.

Fragata-comum ou tesourão: ave marinha, que pode ser encontrada América do Sul e Central, na costa Atlântica, no Peru e Colômbia, na costa do Pacífico e no Brasil podem ser encontradas em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Fernando de Noronha, Bahia e Rio de Janeiro. Os machos dessa espécie possuem papos avermelhados enormes, ocupando grande parte do seu corpo. Apesar de serem aves magníficas, o seu comportamento não é lá muito exemplar, são conhecidas por fazer outras aves regurgitarem para que possam se deliciar com a comida alheia.

Aves exóticas domesticáveis

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse tipo de animal pode sim ser criado em casa, mas claro, cada um com suas particularidades.

Porém por serem espécies diferentes, é fundamental ter um local apropriado para a sua criação. Aves exóticas normalmente se adaptam melhor a ambientes como fazendas ou casas afastadas da zona urbana.

Confira abaixo alguns exemplos de aves exóticas que podem ser domesticadas.

Falcão: por sua agilidade e fácil aprendizado, muitas vezes essa ave é criada em aeroportos, funcionando como predador de aves que possam oferecer risco de colisão nas turbinas dos aviões. Podem ser utilizados também no meio rural, como forma de controle de pragas, afastando os pombos, sem matar, em silos e plantações.

Faisão: a coloração vibrante das suas penas é um ponto que acaba chamando atenção das pessoas. Esta ave é de fácil adaptação em sítios ou casas de pátios amplos e a sua criação assemelha-se com a das galinhas.

Pavão: a sua plumagem exuberante não chama atenção apenas das fêmeas da sua espécie, mas também dos humanos. É uma ave de fácil adaptação em cativeiros, por serem dóceis, porém não possuem muita interação, sendo uma ave somente ornamental. Deve ser criada em sítios, fazendas ou parques.

Cisne: da mesma forma que o pavão, não é uma ave que você irá interagir, porém sim admirá-la. A criação de um cisne é relativamente fácil, precisando ter em seu local uma casinha para alojamento e um lago na propriedade. Vivem muitos anos praticamente livres de doenças.

Papagaio: essas aves são as mais populares dentre todas no quesito aves exóticas domésticas, pois chama a atenção não só pela sua bela plumagem, mas também pela sua inteligência, podendo falar e imitar sons facilmente. São animais que se alimentam basicamente de sementes e frutas, porém também podem se alimentar de pequenos insetos e até mesmo carne. Além disso, são animais muito dóceis e sociáveis.

Calopsita: além de ser uma ave muito bela e original, destaca-se por ser um animal muito carinhoso com o seu dono e, além disso, muito inteligente. Geralmente possuem plumagem cinza e branca, com uma crista amarela e bochechas laranjas. Adoram brincar e cantarolar, e possui um diferencial de gostarem de andar livremente pela casa do seu tutor durante o dia, enquanto que à noite, é bom mantê-los presos em gaiolas por serem extremamente assustados. A sua dieta compõe basicamente alpiste, frutas e sementes.

Gostou de aprender um pouco mais sobre essas aves magníficas e deseja adquirir alguma dessas espécies? Além de todos os cuidados que você deverá ter com o animal, é possível que para obter algumas espécies seja necessária autorização do IBAMA, caso contrário você poderá estar adquirindo o seu animal de forma ilegal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *