Home / Curiosidades / Aranha Vermelha Comum no Brasil? É Perigosa?

Aranha Vermelha Comum no Brasil? É Perigosa?

É comum encontrarmos em nossas casas alguma aranha escondida em um canto da parede, nos tetos, atrás de objetos e em nossos jardins. Estes animais dominaram praticamente todo território mundial, habitando tanto a terra como a água. Existem aproximadamente 40.000 espécies de aranhas, acreditando-se que 30 delas, são consideradas de importância devido ao potencial perigo de suas toxinas em saúde pública mundial. No Brasil, por sua vasta biodiversidade, existe uma grande proliferação bem sucedida de aranhas. Estas se apresentam em formato, cores e tamanhos diferentes e algumas delas são consideradas perigosas para seres humanos e principalmente animais de estimação. As aranhas consideradas peçonhentas podem causar danos severos e, portanto, tem grande importância em saúde pública, entre elas, podemos considerar a aranha marrom (Loxosceles), a viúva negra (Latrodectus), armadeira (Phoneutria) e a caranguejeira (Infraordem Mygalomorphae).  Mas hoje iremos destacar outra aranha, conhecida popularmente como “aranha vermelha”, muitas vezes confundida com a viúva-negra e até com a aranha armadeira. Fique ligado e vamos lá!

Aranha Vermelha Comum
Aranha Vermelha Comum 

Aranha Vermelha:

A aranha vermelha de nome científico Nesticodes rufipes é um animal pertencente ao grupo dos aracnídeos e faz parte da família Theridiidae, está, a mesma da aranha viúva-negra. Porém diferentemente de sua parente extremamente peçonhenta, a aranha vermelha não é perigosa para o ser humano, pois não apresenta peçonha ou veneno potencialmente perigoso. O que pode causar no máximo é uma reação alérgica a picada nas pessoas mais sensíveis, principalmente a aquelas que já apresentam algum tipo de sensibilidade.

No geral a aranha vermelha é bem tranquila e prefere se esconder dos humanos, evitando o contato, optando por habitar lugares pouco visíveis por nos dentro de nossas casas, como quinas de paredes e atrás ou embaixo de objetos e móveis. Sua alimentação se baseia em insetos, como formigas, mosquitos e eventualmente moscas “dando sopa”, o que traz um certo benefício, sobre o controle destes insetos indesejáveis em nossas residências. Além de predarem inclusive as aranhas marrons! Sim, por motivos de competição por espaço e alimento, as aranhas vermelhas predam as aranhas marrons em um instinto de competição e proteção de seu território. Ambas as espécies de aranhas podem muitas vezes serem encontradas próximas em um mesmo espaço, principalmente fora de casa.

A aranha vermelha é muito confundida com a aranha marrom devido a muitas vezes, elas apresentar uma coloração amarronzada em seu “encefalotórax”. Porém elas possuem algumas diferenças importantes para distingui-las.

Aranha- vermelha VS Aranha- marrom:

Enquanto a aranha marrom, é perigosa para o ser humano, devido sua toxina necrosante, a aranha vermelha não possui peçonha. As características físicas a que devemos nos atentar são que, a aranha marrom apresenta uma conformação que lembra a um violino, dai vem inclusive seu outro nome “aranha-violino”. Com uma coloração arenosa ou amarronzada, apresenta uma marca um pouco escurecida no centro de seu corpo. Já suas patas são de uma cor mais clara de marrom e uniforme, em toda sua extensão. Outra característica de diferenciação é que particularmente a aranha marrom possui apenas 6 olhos, diferente da aranha vermelha que tem 8 olhos. Mas para essa observação pode ser preciso auxílio de uma lupa.

A aranha vermelha pode chegar em média a 10 mm (milímetros) de comprimento, incluindo suas patas. Os membros e corpo no geral são de uma coloração avermelhada, sendo seu encefalotórax um pouco mais escuro, muitas vezes visto inclusive em tom mais amarronzado, o que leva a confusão com a aranha marrom. Porém o corpo da aranha vermelha não lembra muito um violino, sendo seu abdômen mais abaulado e algumas vezes apresentar marcas brancas.

Em se falando de construção de teias, as aranhas vermelhas constroem teias mais irregulares.

Quando falamos de reprodução, as aranhas vermelhas tendem a se acasalar de noite, momento este do dia em que os machos saem a procura de uma parceira para dar continuidade a espécie.

Enfim, resumindo, a aranha vermelha não é só comum no Brasil, mas no mundo todo, excluindo a Antártica, é claro. Ela se proliferou e se adaptou para conseguir viver inclusive em nossas residências, fazendo um incrível trabalho de controle populacional de formigas e pernilongos, vamos combinar. Não podemos tirar seus créditos, apesar de seu aspecto não ser muito amigável para a maioria de nós, e não tiro sua razão para isso. Porém ela além de tudo também nos livra de uma espécie que é sim, de importância e que pode causar danos mais severos em nos seres humanos e até em nossos amigos de estimação, como a aranha marrom. Não é demais?

Aranha Vermelha Comum
Aranha Vermelha Comum

Ela mesmo assim ainda pode levar a uma reação alérgica? Sim. Mas é o máximo que terá desta aranha. E os acidentes envolvendo a aranha vermelha são muito pequenos, considerando outras espécies. No geral ela vai sempre optar por fugir de você e se esconder, e mesmo assim nossa pequena aranha vermelha amiga, ainda é morta muitas vezes por ser confundida com a aranha marrom.

Vamos fazer assim? O ideal para qualquer pessoa é não ter qualquer animal assustador em casa, certo? Então aqui vão algumas medidas para diminuir a presença dos mesmos. O importante é sempre tentar manter a casa limpa, tanto no jardim, evitando acúmulo de folhagens, entulhos, e materiais de construção. Afinal qualquer canto pode ser considerado um refúgio para insetos e aranhas. Fique atento a cantos da casa, atrás de objetos e móveis, além de sempre verificar as roupas penduradas. Lembre-se que onde tem aranhas vermelhas, por perto pode ter alguma aranha marrom, se por ventura more em um lugar que tenha caso de acidente com esta espécie, e que são as aranhas-vermelhas que podem te ajudar a manter afastado o perigo.

E por fim, a disponibilidade de alimento é um fator muito importante para a presença de aranhas no local ou não. Sabemos que o cardápio das aranhas vermelhas, baseia-se principalmente em mosquitos e formigas, e eventualmente de moscas mais fracas, então, realize o controle das mesmas. Aplicação de telas, obstáculos para que estes insetos não invadam sua residência é uma boa pedida. É uma tarefa difícil? É. Mas tenho certeza que com consciência e responsabilidade, vai diminuir bastante a presença de animais indesejáveis.

Porém lembre-se que a aranha-vermelha não traz qualquer risco para nos seres humano, ok? Ela é nossa amigável aranha-vermelha de casa.

Referências:

  1. https://qcanimais.com.br/aranha-vermelha-lembra-a-marrom-mas-nao-e-toxica/
  2. https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/acidentes-por-animais-peconhentos-aranhas
  3. http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/araneideos.htm
  4. https://animais.culturamix.com/informacoes/insetos-e-aranhas/nesticodes-rufipes-caracteristicas
  5. https://pt.wikihow.com/Identificar-uma-Aranha-Marrom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *