Home / Curiosidades / Aranha Vermelha Comum É Venenosa? Pode Matar?

Aranha Vermelha Comum É Venenosa? Pode Matar?

As aranhas podem causar certo desconforto para algumas pessoas. Para outras pode até mesmo causar fobia. É o caso dos indivíduos que sofrem com a aracnofobia, um medo quase irracional de aranhas. Embora certamente não seja o desejo de ninguém, as aranhas, ao menos as mais comuns, podem aparecer em nossa casa de maneira corriqueira e causar um susto até nos mais corajosos.

Hoje falaremos um pouco sobre uma aranha que comumente é vista em nossas residências e infelizmente acaba sendo morta pela maioria das pessoas que se deparam com ela por confundi-lá com a aranha marrom, que é altamente perigosa para nós seres humanos devido ao poder necrosante de seu veneno. Então quer dizer que a aranha vermelha não apresenta riscos? É o que vamos descobrir agora.

Aranha Vermelha Comum
Aranha Vermelha Comum

Aranha Vermelha: Primeiras Impressões

A aranha vermelha, de nome científico nesticodes rufipes é um aracnídeo que apresenta um corpo bem característico. O mesmo é globular em um tom de marrom escuro mosqueado. Suas pernas ligeiramente curtas apresentam coloração avermelhada remetendo para o laranja. É uma espécie nativamente australiana e se satisfaz bem com a vida próxima aos seres humanos, sendo a ela totalmente adaptada. Integra a família treridiidae que possui membros que se manifestam majoritariamente em regiões tropicais e semi tropicais.

A aranha vermelha doméstica não apresenta esqueleto, o que é típico em alguns animais invertebrados. Em seu lugar a espécie traz o exoesqueleto que podemos sintetizar como uma estrutura grossa e dura que não pode crescer junto com a aranha.

O exoesqueleto é uma proteção para os órgãos internos e evita a perda de água também. É constituído por meio de uma cutícula resistente. As aranhas jovens que ainda realizarão o processo de desenvolvimento e crescimento precisam passar pela mudança do exoesqueleto antes que o mesmo não esteja mais confortável. Para isso elas precisam sair do exoesqueleto antigo pelo cefalotórax e encaixar-se no novo. A partir desta mudança a aranha passa a se desenvolver no novo exoesqueleto enquanto este for compatível com suas necessidades.

Ainda sobre suas características físicas, a aranha vermelha é similar a viúva negra, isso quando pensamos na fêmea da espécie que apresenta em seu corpo uma faixa vermelha e listas cônicas bem distribuídas.

A viúva negra é uma conhecida espécie de aranha que após o processo reprodutivo prende o macho em sua teia e o consome como se fosse uma presa qualquer.

Porte, Alimentação E Outras Informações

Assim como acontece em outras espécies, há entre os sexos da aranha vermelha o dimorfismo sexual. Mas ao contrário do comum, com este aracnídeo a fêmea apresenta o porte superior ao do macho podendo chegar aos sete milímetros de comprimento sem contar a extensão de suas pernas. O macho pode atingir pouco mais de apenas quatro milímetros.

A aranha vermelha possui veneno, entretanto, o mesmo não é ativo para seres humanos. Em outras palavras, caso você seja picado por uma aranha desta espécie o máximo que pode acontecer é que você sinta um desconforto no local, mas não terá grandes problemas com o veneno introduzido na mordida. Vale destacar aqui que casos de mordidas com esta espécie não são comuns de ocorrerem, mas quando ocorrem há quem a caracterize como “dolorosa”. A picada ou mordedura costuma ocorrer quando, por exemplo, a sua vítima acaba por encostar acidentalmente em seu ninho.

Uma curiosidade em relação à alimentação da aranha é que seu estômago não está preparado para o consumo de alimentos sólidos, desta maneira ela precisa liquefazer seu alimento. Com o auxílio da teia que prende a sua presa (no caso da aranha vermelha, formigas e outros insetos dos mais diversos) a mesma pica, ou morde, por assim dizer, o seu alimento e injeta nele, enzimas que são capazes de liquefazer por completo a sua presa para que possam se alimentar. O estômago da aranha não consegue digerir alimentos sólidos por seu uma estrutura muito estreita.

Esta espécie em nossa residência é facilmente encontrada atrás de armários e entre vasos na área externa. Embora prefira regiões mais quentes e tropicais em casa prefere locais mais amenos e frescos.

Uma curiosidade interessante acerca desta espécie é que a sua teia não segue uma produção uniforme e regular, sendo totalmente emaranhada fixada em paredes ou outras superfícies. Em relação ao seu ninho, o mesmo é disposto na teia, não ficando tão próximo à mamãe aranha.

Eliminando A Aranha Da Sua Casa

Para que você possa eliminar as aranhas de sua casa a primeira coisa que você deve fazer é remover as suas teias, mas com cuidado. As teias devem ser removidas com uma vassoura ou um rodo, não elimine as teias com a mão para não correr o risco de ser picado.

Apenas remover as teias não garantirão que você não tenha mais aranhas em sua casa, é preciso que você elimine também as suas fontes de alimentação. Como vimos anteriormente as aranhas se alimentam de insetos, desta maneira você precisará acabar com os insetos em sua casa, o que consequentemente acabará com as aranhas igualmente.

Aranha Vermelha Comum
Aranha Vermelha Comum

Pode Matar Aranha?

Deixamos para o final esta pergunta, afinal pode ou não pode matar aranha quando encontramos em nossa casa? Normalmente as aranhas que aparecem em nossa residência, assim como a aranha vermelha, são inofensivas para nós seres humanos uma vez que seu veneno não é ativo para nós, o que torna sua morte totalmente desnecessária visto que não apresentam riscos e quase sempre seu mecanismo de defesa quando se depara com uma ameaça é fugir.

Evite matar as aranhas que encontra até porque estes aracnídeos exercem um papel importante no ecossistema em que estão inseridas reduzindo o número de insetos que aparecem em sua casa.

Já que falamos rapidamente sobre a viúva negra, a mesma tem o nome científico de latrodectus e integra a mesma família que a arranha vermelha. A família, denominada de theridiidae, possui mais de duas mil e duzentas espécies diferentes de aranhas. Ao todo se acredita que o número de espécies de aranhas passe dos quarenta mil, divididos em cerca de cem famílias diferentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *