Home / Curiosidades / Águia e Seus Significados

Águia e Seus Significados

A Águia, pertence ás famílias Accipitridae e Pandionidae e são consideradas aves de rapina. Conhecemos esse animal por sua imponência e beleza, podendo chegar a 1 metro de comprimento e possuir uma envergadura de até 2 metros! Sua força não está somente em seu bico afiado e curvo, mas sim nas suas garras que através de voos rasantes, de alturas surpreendentes aterrissam e capturam suas presas em uma velocidade impressionante. Das muitas espécies existentes de águias, todas se destacam pelo seu porte e por sua capacidade visual extraordinariamente maior do que a do homem, 8 vezes maior! Com isso, conseguem de muito longe avistar suas presas, podendo de maneira confortável premeditar seu ataque. Costumam se alimentar de pequenos mamíferos, répteis e peixes.

Tipos de Águia

Ao todo, existem aproximadamente 70 espécies dessas aves por várias partes do mundo, e só no Brasil existem 8 espécies que são divididas em alguns subgrupos:

Águias-buteoninas – São encontradas em áreas campestres e montanhosas. Possui asas cumpridas e caudas medianas. Sobrevoam o local até avistarem sua presa, e voam em sua direção de maneira de maneira feroz, capturando –a com suas garras fortes e afiadas.

Águias-pescadoras – São águias com excelente capacidade para pegar peixes, já que são de acordo com a evolução adaptadas para tal. Possuem dedos resistentes e ásperos que acabam impedindo que os peixes escapem por entre suas garras. No Brasil existe apenas uma única pertencente ao grupo, a Pandion haliaetus.

Águias-açores – São as ”águias florestais”, possuem porte mediano, penachos e tarsos emplumados. O diferencial de suas asas é que são largas e não compridas, tenso uma causa consideravelmente grande, o que a proporciona uma aerodinâmica excelente para voos rápidos e manobras por entre as árvores.

Águias-harpias – São especificamente de florestas e são consideradas de grande porte e robustas. Possuem garras muito bem desenvolvidas e tarsos curtos, o que a permite capturar presas maiores que ficam nas árvores, como macacos.

Uma das mais imponentes e majestosas é uma águia marítima, a Bald Eagle, ou Águia Careca. Elas são excelentes pescadoras e alimentam-se basicamente de peixes. As aves recebem esse nome, mas não são carecas realmente, suas cabeças possuem penas brancas e seu corpo é todo coberto por penas amarronzadas. Espécies naturais da águia americana estende-se pela maior parte da América do Norte, incluindo grande parte do Canadá, norte do México e todos os Estados Unidos continentais.

Seus ninhos são em geral muito grandes para compensar e aportar o tamanho das aves. Foi na Flórida em 1963 o registro do maior ninho encontrado, medindo quase 3 metros de largura e 6 metros de profundidade!
Também conhecida como Águia Americana, é considerada símbolo dos Estados Unidos. Em 1782, foi adotada como símbolo de seu selo presidencial, logotipos e na bandeira presidencial. Na imagem, aparece tendo em uma de suas garras 13 flechas, e na outra.

Assim como para a política, tornar a águia um símbolo de poder e glória, é comum para cultura de muitos povos que ela está esteja presente em suas tradições e crenças. Entre os nativos americanos, não só a águia careca, mas também a águia dourada são símbolos cultuados. Elas são consideradas mensageiras espirituais entre deuses e humanos. Suas penas são muitas vezes usadas na fabricação de roupas.

Na cultura e tradição Navajo a pena pode ser representante de proteção e já para o povo Lakota, costumam presentear como símbolo de honra a quem finalizada uma missão.

Águias
Águias

Algumas pessoas acreditam que em momentos de concentração em que há uma conexão interior, seja em oração ou meditação, e uma Águia surge sobrevoando os céus, significa que seus pedidos serão prontamente atendidos pelo universo espiritual. A Águia nos leva ao encontro do Grande Espírito Universal, com seu voo sempre nas alturas, ela é capaz de perceber todo movimento da evolução da vida.

Para os que tem a Bald Eagle como símbolo sagrado, é comum fazer uma associação simbólica e direta com a água. Tanto a água como os peixes fazem parte de aspectos psíquicos e de energias criativas da vida. Reflete a capacidade de se adaptar a viver os desafios e os obstáculos de dois mundos.

A águia simboliza, liberdade, nobreza, agilidade e majestade. Sua figura é usada em brasões, logotipos, estampas e tatuagens para representar força, poder e liderança.

Fotos de Águia:

Philadelphia Eagles: time de futebol americano.

Philadelphia Eagles
Philadelphia Eagles

Tatuagem de Águia: geralmente são grandes, nas costas ou nos braços.

Tatuagem de Águia
Tatuagem de Águia

Brasão da Seleção Alemã: Águia Bicéfala.

Brasão da Seleção Alemã
Brasão da Seleção Alemã

Sua imagem foi utilizada ao longo de vários anos na história e por importantes civilizações, seja como símbolo de orgulho, poder ou símbolo religioso.

Na mitologia grega, a águia simboliza aquele que possui toda gloria. Sendo então associado a Zeus, o mais poderoso dos deuses.

Na Civilização Asteca, e considerada um símbolo dos céus, divino. Mais tarde tamanha importância e representação como herança histórica passou a fazer parte da bandeira Mexicana.

Na Rússia Imperial, águia bicéfala representava o poder absoluto, e o principal Deus de Válhalla, era representado por uma águia.

Águia Bicéfala
Águia Bicéfala

Para os antigos egípcios, era o símbolo de uma relação próxima entre o religioso e espiritual com as coisas na terra.
A águia bicéfala, de duas cabeças, tinha simbolismo duplo, ao mesmo tempo era representante político e religioso no Império Bizantino.

Para o Cristianismo, representa o poder de Deus. De modo geral, está relacionada à proximidade do cristão com Deus, sendo ela a mensageira divina.

Na alquimia, é a representação da transformação do impuro para aquilo que é puro. Existe uma relação entre uma mutação do metal considerado inferior para o ouro.

Na cultura celta é símbolo do renascimento, da renovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *