Home / Curiosidades / A Jaguatirica Pode Ser Domesticada?

A Jaguatirica Pode Ser Domesticada?

Que tal ter um gatinho diferenciado em casa? O Leopardus pardalis, popularmente conhecido como jaguatirica, nada mais é do que um gato selvagem. É bem distribuído por toda a América Central, América do Sul e México. Também há relatos de aparições de jaguatiricas ao norte do Texas e até mesmo ao leste de Barbados e Trinidad, no Caribe.

As jaguatiricas também já foram encontradas de forma regular no extremo sul do Texas e ao norte do México. No sul do Arizona também é possível encontrá-las de forma rara. É uma fera recorrente também no Pantanal do Brasil.

Jaguatirica
Jaguatirica

O tamanho da jaguatirica pode variar de 68 cm a até 1 metro de comprimentos, isso sem contar a sua cauda que varia de 26 cm a 45 cm. Seu peso também é bem variado, chegando de 8 a 18 quilos. Porém, já é possível notar algumas espécies destes felinos que podem chegar a tamanhos maiores e pesos bem superiores.

Os pelos das jaguatiricas são lisos e de aparência elegante, sedoso e macio. Suas orelhas são arredondadas assim como a dos gatos domésticos. Suas patas dianteiras costumam ser relativamente maiores que as traseiras.

Curioso para conhecer mais características peculiares sobre as jaguatiricas? Veja no post a seguir mais informações curiosas sobre a domesticação das jaguatiricas e suas características. Confira!

Características Gerais da Jaguatiriga

É bem distribuído por toda a América Central, América do Sul e México. Também há relatos de aparições de jaguatiricas ao norte do Texas e até mesmo ao leste de Barbados e Trinidad, no Caribe.

A jaguatirica é um animal que habita mangues, savanas e densas florestas tropicais. Já o serval habita as áreas montanhosas e savanas precisando sempre de abastecimento de água. A jaguatirica é um animal de hábito noturno, principalmente para caça. É considerado grandes defensores de seus territórios e são vitimas da caça humana por conta de suas belas peles.

A jaguatirica pode chegar a cerca de um metro de comprimento, com uma cauda de até 40 cm. Seu peso pode variar de 18 a até 50 quilos.

O corpo da jaguatirica é bem esguio, possui suas patas dianteiras maiores que as traseiras, suas orelhas são arredondadas e sua cauda longa.

Jaguatirica
Jaguatirica

A jaguatirica possui o apelido de “leopardo anão” por conta de sua pelagem. A pelagem da jaguatirica pode possuir cores marrom avermelhada ou marrom amarelada. Manchas pretas dispostas ao longo de todo o seu corpo em forma de rosetas contornam a jaguatirica. A parte de trás de sua orelha é coberta por uma única mancha de tonalidade branca, enquanto sua cauda é coberta por várias faixas pretas. Nas laterais de seu rosto, na testa e ao redor dos olhos, as jaguatiricas possuem linhas pretas bem acentuadas.

As jaguatiricas utilizam seu afinado olfato como auxilio a suas caças. Se alimentam de gambás, tartarugas, peixes, lagartos, coelhos, caranguejos, sapos e roedores.

As jaguatiricas são animais que ficam ativos de 12 a 14 horas por dia. Descansando durante o dia e iniciando suas atividades um pouco antes do sol se pôr, a fim de atingir o pico durante a noite. Durante dias chuvosos e nublados, não é incomum encontrar jaguatiricas vagando durante o dia, aproveitando para caçar pequenos primatas e aves que possuem o hábito diurno.

Jaguatirica
Jaguatirica

O deslocamento das jaguatiricas é realizado a maioria das vezes durante a noite e de forma mais lenta, através de caminhadas variando de 0,3 a 1,4 km/h. os machos tendem a se deslocar mais do que as fêmeas. Segundo estudos, verificou-se que os machos de locomovem cerca de 7,6 km diariamente, quanto as fêmeas se locomovem apenas 3,8 km. Verificou-se também que durante períodos de dias nublados e, principalmente, em dias de chuvas, este deslocamento tanto das fêmeas quanto dos machos, tendem a diminuir.

Quando vivem em estado selvagem, as jaguatiricas podem atingir de 7 a 10 anos de idade.

Infelizmente, uma das causas mais preocupantes sobre a redução do número de jaguatiricas vem sendo por conta das ações humanas de caça em cima destes animais para o mercado negro. Isso compromete a sobrevivência tanto da jaguatirica na natureza.

A jaguatirica pode ser domesticada?

Ultimamente anda sendo bastante comum publicações em redes sociais e reportagens na TV sobre a domesticação de jaguatiricas resgatadas. De fato, a domesticação de uma jaguatirica pode realmente acontecer, de forma bem difícil, mas pode.

O que torna a domesticação da jaguatirica um tanto difícil é o fato de seu temperamento na fase adulta e seu extinto selvagem. Mesmo não sendo um felino de grande porte, a jaguatirica é um animal bem arisco (assim como grande parte dos gatos domésticos).

Sua domesticação é mais fácil quando resgatada enquanto filhote. Quando adulta fica complicada a sua domesticação, por conta de seu temperamento.

Outro ponto que dificulta ter uma jaguatirica como um animal doméstico é o Ibama. Este órgão não autoriza a criação desta espécie de animal como um animal doméstico por motivos de segurança à população.

Então se uma jaguatirica aparecer próximo a sua residência, o indicado é que você já acione os órgãos ambientais para recolhimento do animal ao invés de tentar domesticá-las. Ultimamente, principalmente para quem mora perto da mata atlântica, é bem comum o aparecimento de jaguatiricas.

Comportamento Social da Jaguatirica

Tanto por causa da lei quanto por conta de seu temperamento, pode-se considerar interessante ideia da domesticação de jaguatiricas. É importante lembrar de sempre analisar e estudar o comportamento em meio selvagem da jaguatirica e comparar como seria no caso de estar em meio doméstico.

As jaguatiricas são animais que gostam de se manter sozinhos quando adultos, longe de outros animais e até mesmo longe de sua própria espécie, principalmente os machos. Quando jaguatiricas do mesmo sexo se encontram, elas tendem a entrar em um violento confronto até um deles recue. As fêmeas neste ponto acabam sendo um pouco mais tolerantes, já que são menos territorialistas.

Assim, como grande parte dos felinos, as jaguatiricas também possuem hábitos noturnos. Suas garras são consideradas como sua melhor arma para caça. Possuem características furtivas, sendo capazes de derrubar qualquer presa que queiram. Outra grande característica que os auxiliam na caça, é o seu olfato altamente desenvolvido. É através do olfato que as jaguatiricas examinam a sua presa e reconhecem os territórios marcados pela urina de seus e outros machos.

As jaguatiricas possuem dois modos de caça: esperando sua presa as escondidas para saltar ou espreitando as suas presas. A dieta das jaguatiricas é baseada por um grande conjunto de animais, sendo cutias, caititus, pacas, peixes, aves, crustáceos e iguanas.

A partir da dieta da jaguatirica fica fácil perceber que eles são animais hábeis em qualquer ambiente. Uma curiosidade e que as jaguatiricas são ótimos nadadores, diferente de outros felinos que não suportam o contato com água. Apoiada apenas nas patas traseiras, é a posição que as jaguatiricas mais preferem para observar o ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.