Home / Curiosidades / 15 Menores Animais do Mundo em Sua Espécie ou Gênero

15 Menores Animais do Mundo em Sua Espécie ou Gênero

Já falamos dos animais mais perigosos da terra, do mar e sobre os maiores do mundo. Hoje, nosso foco recairá nos menores indivíduos que habitam o planeta terra. Eles são tão pequeninos que é difícil acreditar que eles realmente existem. Além do fato de serem super fofos. 

1 – Morcego Kitti 

Morcego Kitti
Morcego Kitti

Considerado o menor mamífero do mundo, o morcego Kitti (Craseonycteris thonglongyai) tem apenas 3.3 centímetros de comprimento. Ele foi descoberto em 1974, na Tailândia, apesar disso pode ser visto também na Mianmar. Ao contrário dos seus parentes, possuem uma boa visão justamente devido ao seu tamanho. Para se ter ideia da proporção dessa coisinha minúscula, ele tem a largura de um dedo da mão de um humano. Ele também é conhecido como morcego-focinho-de-porco, por ter essa região empinada. Apesar dos maiores causarem certo incômodo nas pessoas, duvido você resistir a essa miniatura. 

2 – Beija-flor abelha 

Beija-flor abelha
Beija-flor abelha

O Mellisuga helenae ou beija-flor abelha é o menor beija-flor do mundo. Ele mede em torno de 5 centímetros de comprimento, pesando apenas 1.8 gramas. Os machos costumam ter um tom mais esverdeado, e são menores que as fêmeas, que têm plumagem azul. Este pingo de bicho pode ser encontrado em Cuba, mas são difíceis de ver, pois batem suas asas 80 vezes por segundo, não passando de um borrão a olho nu. 

3 – Jaragua Sphaero 

Jaragua Sphaero
Jaragua Sphaero

Com 0.8 centímetros de comprimento, o lagarto Jaragua Sphaero (Sphaerodactylus ariasae) leva o título de menor réptil do planeta. Ele é tão pequeno que não chega ao tamanho de uma moeda de R$0,05 centavos. Habita regiões da República Dominicana e Haiti. Mas, infelizmente, corre risco de extinção. 

4 – Peixe da ilha da Sumatra 

Peixe da ilha da Sumatra
Peixe da ilha da Sumatra

Como seu nome já sugere, este peixe vive na ilha da Sumatra e é o menor animal da sua espécie. Também conhecido como Paedocypris progenetica, ele mede minúsculos 8 milímetros de comprimento. Ele é tão pequenino que fica parecendo uma sujeira na ponta do dedo de um humano. Ele gosta de águas ácidas, normalmente 100 vezes mais que o normal, e usa suas nadadeiras quando quer se agarrar em algo, dando a impressão de ter mãozinhas minúsculas. 

5 – Sapo pulga 

Sapo pulga
Sapo pulga

Apelidado de Brazilian Gold Frog (Brachycephalus didactylus), é um anfíbio pequenininho que mede algo em torno de 9.8 milímetros de comprimento. Tem uma pele em tom de dourado vivo, por isso é chamado de Gold. Pode ser encontrado no hemisfério sul da terra. E é o menor da espécie. 

6 – Musaranho-pigmeu 

Musaranho-pigmeu
Musaranho-pigmeu

Os filhotes dessa espécie nascem do tamanho de uma abelha. Ele é encontrado em vales, campos e florestas da Europa mediterrânea, assim como na África. Tem apenas 52 milímetros de comprimento mais uma cauda de 30 mm. Possui cerca de 30 dentes super afiados. E vai achando que tamanho é documento. O Musaranho-pigmeu é agressivo e valente, e expele um cheiro forte para se proteger de seus predadores. Pode morrer se ficar muito tempo no sol, por este motivo ele prefere ficar em lugares com raízes e pedras, preferencialmente com sombra. 

7 – Tartaruga almiscarada 

Tartaruga almiscarada
Tartaruga almiscarada

Sternotherus odoratus ficou conhecida graças a Quinn, um indivíduo da espécie que pesa 1.22 gramas e foi encontrada pela ong americana Pacific Northwest Turtleworks. 

8 – Rã paedophryne amaurensis 

Rã paedophryne amaurensis
Rã paedophryne amaurensis

Ela é tão pequena que cabe na tampa de uma pasta de dente, sendo considerado o menor invertebrado já encontrado. Na fase adulta mede entre 7 e 8 milímetros. Sua descoberta pela Universidade de Louisiana se deu graças ao seu coaxar estridente, que se parece mais com algo emitido por um inseto do que por um anfíbio. Ele foi achado caído num monte de folhas na floresta da Nova Guiné. Sua descoberta foi divulgada em Janeiro de 2016. 

9 – Camaleão Brookesia micra 

Camaleão Brookesia micra
Camaleão Brookesia micra

Esse camaleão possui exatamente um centímetro de comprimento do nariz até sua cauda. Ele foi encontrado também em 2016, em Madagascar e é considerado um das 4 menores espécies já catalogadas. Para fazer uma comparação com o seu tamanho, ele não mede mais que uma unha humana. Assim como outros de sua família, consegue se camuflar quando está entre gravetos ou folhas, se alimenta de pequenos insetos, como grilos e aranhas. E mesmo sendo quase invisível, corre o risco de sumir devido a destruição do seu habitat natural, assim como por ser alvo de comércio ilegal no seu país de origem. 

10 – Cavalo-marinho pigmeu 

Cavalo-marinho pigmeu
Cavalo-marinho pigmeu

Habita o lado oeste do Pacífico central. Este cavalo-marinho mede pouco mais de dois centímetros. Além de seu tamanho, chama atenção por ter um pele bem colorida, que varia entre laranja, vermelho e amarelo. 

11 – Tatu-fada-rosa 

Tatu-fada-rosa
Tatu-fada-rosa

Chamado também de pichiciego-menor, é considerado o menor da sua espécie. Em sua fase adulta não ultrapassa os 10 centímetros de comprimento. É peludo e rosado, passando grande parte da sua existência trabalhando em longas escavações debaixo da terra. Mora na Argentina e consome apenas pequenos invertebrados e plantas. 

12 – Tartaruga de Padloper 

Tartaruga de Padloper
Tartaruga de Padloper

Olha a tartaruga aparecendo novamente em nossa lista. Essa espécie não chega aos 10 cm e um peso de 148 gramas. Pode ser encontrada na África do Sul. 

13 – Preguiça Dwarf 

Preguiça Dwarf
Preguiça Dwarf

A preguiça-pigmeu é tão minúscula que cabe na palma da mão humana. Encontrada no Panamá, é um bichinho irresistível de tão fofo. Ele é 40% menor que seus primos que moram na mesma região. 

14 – Vaca vechur

Vaca vechur
Vaca vechur

A vaca vechur alcança um metro de comprimento e 87 cm de altura. Mas, seu tamanho não interfere em nada em sua resistência. É capaz de produzir 3 litros de leite por dia. 

15 – Cabra pigmeia 

Cabra pigmeia
Cabra pigmeia

A cabra pigmeia mede algo em torno de 58 centímetros de comprimento, isso já na idade adulta. Reside na África do Sul. 

Animais pequenos são incrivelmente fofos, não é mesmo? Impossível resistir a qualquer deles, mesmo aqueles que não são tão atraentes em seu tamanho normal, como no caso do morcego, por exemplo. 

Nós conte: gostou de conhecer os menores bichos do mundo? Qual foi sua versão em miniatura preferida? Não esqueça de compartilhar nas redes sociais com seus amigos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *