Home / Curiosidades / 12 Animais Mais Perigosos da África – Lista

12 Animais Mais Perigosos da África – Lista

O mundo animal está repleto de bichos extremamente perigosos, que estão espalhados pelos quatro cantos do mundo. Mas hoje falaremos dos indivíduos mais mortais que residem no continente africanos. Aliás, o país é um dos locais mais temidos quando o assunto é espécimes assustadores, capazes de levar a óbito qualquer ser vivo. Ou seja, a África é um lugar muito tranquilo para se morar/visitar – contém ironia. 

1 – Mamba negra 

Mamba negra
Mamba negra

A mamba negra é uma serpente rápida e agressiva, que vive nas colinas e savanas na África Oriental. Tem esse nome devido a cor preta de sua boca, que fica a vista quando esta se sente ameaçada.

Em todos os casos documentos de ataques da mambas, ela foi letal em todos eles. Ou seja, não tem escapatória se alguma te atacar algum dia. Após a mordida, a vítima morre em apenas 20 minutos. Sendo assim, ela não só é um dos bichos mais perigosos da África, mas também do mundo.

E como seus ataques ocorrem em áreas afastadas, normalmente regiões despovoadas, mesmo que existisse um antídoto, a vítima não seria socorrida a tempo.

2 – Aranha do deserto 

Aranha do deserto 
Aranha do deserto

Como o nome já dá a atender, essa aranha é comumente encontrada no deserto do Saara. Seu veneno é tão potente que causa necrose e edema no local da picada. Além disso, provoca a coagulação do sangue, o que leva a vítima a morte em apenas alguns minutos. 

Muito esperto, esse aracnídeo se esconde embaixo da areia, o que torna ainda mais difícil escapar do seu ataque. 

3 – Víbora chifruda 

Víbora chifruda 
Víbora chifruda

Esta é a serpente mais perigosa da África, é quase impossível fugir do seu ataque, isso porque ela também tem o hábito de se esconder embaixo da terra. Medindo de 60 a 85 centímetros, seu veneno causa paralisia, fazendo com que o pulmão entre em colapso – ele para de funcionar -. Ainda destrói as proteínas do sangue, fazendo com que seu ataque seja fatal. 

4 – Pássaro Pitohui 

Pássaro Pitohui 
Pássaro Pitohui

Dotado de uma aparência exuberante, tem penas pretas e laranjas, esse animal é encontrado na Nova Guiné. Ele também é conhecido como “pássaro lixo” e é conhecido por ser a única ave venenosa do planeta. Essa substância está localizada justamente do seu maior atrativo físico: suas penas. Ao tocá-las, a vítima pode sofrer de dormência, formigamento e até queimaduras na pele, além da paralisação dos músculos, fazendo com que o coração pare de funcionar. Quem quer fazer um carinho nesse pássaro tão simpático? 

5 – Leão 

Leão 
Leão

Como falar dos mais perigosos animais da África sem falar do Leão? É quase impossível. Segundo maior felino do mundo, ficando atrás apenas do tigre, ele é considerado rei do bichos ou da floresta, e esse título vem por ter um grande poder de ataque. Com uma mandíbula super potente, ele consegue despedaçar o crânio humano com uma facilidade assustadora. 

6 – Hipopótamo 

Hipopótamo
Hipopótamo

Aposto que você não esperava que esse indivíduo estivesse nesta lista. Está entre os maiores indivíduos terrestres do mundo, perdendo apenas para os elefantes e os rinocerontes, pesa em torno de 1,8 toneladas e consegue correr até 45 km/h. O maior índice de ataque por este bicho está relacionada a invasão de território. Este é extremamente territorialista, o que deixa-o bem agressivo quando vê alguém invadindo seu espaço.

Na África é registrado, por ano, 500 mortes causadas pelo hipopótamo, o que faz dele o ser mais mortal do continente. 

7 – Crocodilo do Nilo 

Crocodilo do Nilo 
Crocodilo do Nilo

Por ter seu habitat próximo de locais com humanos, o crocodilo do Nilo acabou se tornando um perigo para as pessoas. Em um ano, ele pode fazer algo em torno de 200 vítimas, que morrem devoradas pelo animal. 

É o maior Crocodilo da África, atingindo incríveis 6 metros de comprimento e pesa até 730 quilos. É possível encontrá-lo por toda África subsaariana, nos rios e pântanos de Madagascar e na bacia do Nilo. 

8 – Cachorro selvagem africano

Cachorro selvagem africano
Cachorro selvagem africano

Quem diria que veríamos este animal tão fortemente relacionado a uma personalidade amorosa na lista. Mas o cachorro selvagem africano é bem diferente dos cães que estamos acostumados. Estes se organizam em alcateias para atacar sua presa. Aliás, ele é considerado o mestre da estratégia. A cada 10 ataques, 9 são bem sucedidos. Não é a toa que ele é chamado de o melhor caçador do reino animal. 

9 – Elefante africano 

Elefante africano 
Elefante africano

Considero o maior animal terrestre do mundo, o elefante africano supera os asiáticos quando o assunto é perigo. Extremamente territorial, um macho pode acabar com casas e veículos em segundos. O mesmo pode acontecer com turistas que se aproximam demais de seus filhotes. 

Vendo desta forma, até parece que esse indivíduo é agressivo, mas na verdade essa não é sua natureza, mas como é um animal super protetor, ele tomará medidas extremas para defender sua família, levando a óbito os desavisados. 

10 – Mosquito 

Mosquito da malária
Mosquito da malária

Pode até parecer piada, mas não é, acredite. Imagina sair do seu país para ser morto por um mosquito. Bom, na África, isso pode acontecer, infelizmente. Isso porque esse mosquito é o agente transmissor da malária, assim como da dengue. A malária é responsável pela morte de cerca de 1 milhão de pessoas na África, todos os anos. Principalmente em crianças menores de 5 anos. A fêmea do tipo Anófeles é a grande causadora desses óbitos. Quando absorve o sangue de sua vítima, ela transmite a doença. É um acontecimento irreversível. 

11 – Escorpião amarelo da Palestina 

Escorpião amarelo da Palestina 
Escorpião amarelo da Palestina

Morador do lado norte da África e no Oriente Médio, o escorpião amarelo da Palestina é super venenoso. Ele é responsável por mais de 75% das mortes relacionadas a este bicho, anualmente. Os adultos – saudáveis – normalmente sofrem uma dor insuportável quando é picado por ele, já as crianças sofrem mais. Estás sentem convulsões, paralisias, febre, podem entrar em coma e seus pulmões também se enchem de líquido, fazendo com que elas se afoguem no próprio fluido. 

12 – Abelha africana

Abelha Africana
Abelha Africana

A abelha africana não passa de um erro científico, e é extremamente perigosa. Durante um cruzamento entre espécies africanas e europeias, um criador de abelhas deixou algumas espécimes fugirem, em 1957. Desde então ela vem se espalhando pela África. 

Chamadas de abelhas assassinas, elas são temidas por correr atrás de sua vítima por quilômetros.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *