Home / Curiosidades / 11 Animais Terrestres Mais Fortes do Mundo – Lista

11 Animais Terrestres Mais Fortes do Mundo – Lista

Cada animal possui características que se sobressaem de outras espécies. Alguns são extremamente ágeis, voam bem, enxergam em locais super escuros, conseguem identificar suas presas por meio do olfato, outros conseguem identificar sua caça a quilômetros de distância apenas por meio da audição e tem aqueles que possuem uma força absurda, que os humanos jamais poderiam imaginar. 

Abaixo, listamos os animais terrestres que são dotados dessa força quase anormal. Vamos a eles. 

1 – Sucurí (Anaconda) 

Anaconda
Anaconda

Quem entende um pouco sobre cobras sabe a força que a anaconda ou sucuri tem. Ele mata sua presa espremendo-as, quebrando todos os ossos do corpo. Acontece que ela não é só capaz de fazer isso muito bem, como consegue espremer algo que tenha o seu mesmo peso, 250 quilos, até a morte. Imagina a força que ela tem para ser capaz de tal feito. 

Este animal é encontrado na América do Sul, principalmente no Brasil. Apesar do nome anaconda ser usado para denominar uma série de cobras, ele é normalmente usado para nomear a comum ou a verde, conhecida como Eunectes murinus, que é uma das maiores do mundo. 

2 – Boi 

Boi
Boi

Sim, o boi também é um dos animais terrestres mais fortes que existem. Você pode até não dar nada para ele, mas este indivíduo tem a capacidade de levantar ou puxar algo com um peso de 900 quilos, o que represa 1.5 vezes o seu peso corporal. Surpreendente! 

3 – Urso pardo 

Urso pardo 
Urso pardo

O urso pardo não fica atrás quando o assunto é força bruta. Ele consegue levantar mais de 500 quilos, 0.8 vezes o peso do seu corpo. É um indivíduo solitário. No inverno, procura por cavernas e covas para hibernar pelos próximos 7 meses. Sua expectativa de vida é de 25 a 30 anos. Mede de 1,70 a 2,50 metros de comprimento, chegando aos 3 metros quando está de pé. 

4 – Formiga Saúva (Cortadeira) 

Formiga Saúva
Formiga Saúva

Aposto que você não esperava que um bicho tão pequeno como a formiga estivesse numa lista dessas. Pois é, conhece o ditado que diz que tamanho não é documento? Ele cabe perfeitamente quando falamos da formiga saúva ou cortadeira. Elas conseguem carregar em suas mandíbulas algo que pese 50 vezes o seu próprio peso, ou seja, algo em torno de 500 gramas. Para se ter uma ideia, seria como um ser humano levantar um caminhão com os seus dentes. Habitam áreas tropicais e subtropicais das Américas. É um bicho incrível, com características evolutivas de dar inveja a qualquer humano. Elas possuem um sistema agrícola super avançado, que é baseado no mutualismo. Ou seja, elas se alimentam de fungos, que são criados em câmaras subterrâneas de seu ninho. Essa comida é criada por meio dos pedaços de folha que elas cortam e carregam para dentro do formigueiro. É realmente impressionante, ao mesmo tempo um terror, já que são capazes de destruir uma plantação inteira em questões de dias.  

5 – Tigre 

Tigre 
Tigre

Pertencente a família de felídeos, o tigre é capaz de carregar algo em torno de 550 quilos, duas vezes o volume do seu próprio torso, a 10 pés para cima de uma árvore. O mamífero habita regiões da Ásia, sendo considerado um dos animais que ocupam o topo de cadeia alimentar. Além de habitar áreas asiáticas, ele é símbolo de muitos destes países, tem uma beleza inigualável, mas é igualmente perigoso. 

6 – Gorila 

Gorila 
Gorila

Este belo animal de pelos pretos pode levantar o equivalente ao peso de 30 seres humanos, ou seja, algo em torno de 2.000 quilos, o equivalente a 10 vezes o peso do seu corpo. São primatas – mamíferos – do gênero Gorilla habitantes das florestas tropicais da África. Compartilham cerca de 99% do DNA dos seres humanos, o que faz deste indivíduo nosso parente vivo mais próximo, do mundo animal. É considerado um dos maiores primatas da atualidade. 

7 – Elefante africano 

Elefante africano 
Elefante africano

O elefante africano é considerado o animal terrestre mais forte. Este mamífero pode pesar até 6.350 quilos, podendo carregar algo em torno de 9 mil quilos, o mesmo que um volume de 130 seres humanos adultos. 

8 –  Besouro-rinoceronte 

Besouro-rinoceronte 
Besouro-rinoceronte

E este pequeno indivíduo consegue ser ainda mais forte do que citado acima. Se tivesse a força que tem o Besouro-rinoceronte, o africano seria capaz de carregar 850 elefantes em suas costas. Numa perspetiva humana, se tivéssemos a mesma força que eles, seríamos  capazes de levantar um objeto com 65 toneladas. 

9 – Escaravelho 

Escaravelho 
Escaravelho

Animais adorados pelos egípcios, este pequenino carrega até 1,141 vezes o seu próprio peso. Isso equivale a um humano puxando 6 ônibus de dois andares. Eles se alimentam de fezes e esterco. Além disso, são capazes de enterrar a própria comida, que é 250 mais pesada que eles mesmos, em uma única noite. 

10 – Rinoceronte 

Rinoceronte 
Rinoceronte

Cinco espécies são incluídos na nominação rinoceronte, que vivem na natureza selvagem na África e na Ásia. Seu nome vem do grego “rhino”, que significa nariz, e “Kera”, chifre. Eles são tão fortes que se subissem um em cima do outro, nas brigas – algo comum na espécie -, esmagaram facilmente seu adversário, quebrando o pescoço e o crânio. 

E do tipo herbívoro, tem pele grossa e resistente, e um cérebro pequeno. Apesar de não enxergar muito bem, tem olfato e audição bem desenvolvidos. É do tipo solitário e enfrenta qualquer um que invada seu território. 

11 – Ácaro oribatídeos 

Ácaro oribatídeos 
Ácaro oribatídeos 

Apesar de ser minúsculo, isso não o exclui de estar na lista dos animais terrestre mais fortes do mundo. Presentes em todos os lugares, eles conseguem elevar algo em torno de 1.180 vezes a mais do peso do seu próprio torso. O que é muito, se levarmos em consideração que ele é indivíduo de proporções milimétricas. Para você poder comparar, seria como um humano puxando um objeto com 82 toneladas. 

Realmente, tamanho não é documento quando falamos dos indivíduos mais fortes existentes no planeta terra. Quem diria que bichos tão pequenos seriam capazes de aguentar objetos enormes e muito maiores que eles próprios. E aí, qual animal mais te surpreendeu nessa lista? Não esqueça de compartilhar. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *