Home / Informações / Tigre Branco

Tigre Branco

O tigre branco é um interessante felino situado na Índia. Em seu país de origem já foi denominado como tigre fantasma. O maior tigre indiano identificado foi morto em novembro de 1967 em Uttar Pradesh, este media 3,22 metros e pesava 389 kg. Logo abaixo foram destacadas as suas principais características. Confiram!

Tigre Branco
Tigre Branco

Fraca visão

O tigre branco possui uma audição muito aguçada. Isso é um ponto positivo e contrabalanceia a sua visão que é extremamente baixa, de tal modo que, não consegue distinguir algo ou algum objeto a pelo menos uns cem passos.

Tempo de vida

O tigre branco vive em média 20 anos, porém, o macho vive menos que a fêmea, isso devido aos seus constantes confrontos com outros machos por causa das presas. O tigre branco pesa perto dos 300 kg, tem 1 metro de altura e 3 metros de comprimento sendo 80 cm só de cauda.

Características do Tigre Branco
Características do Tigre Branco

Reprodução

Na época de acasalamento, o macho realiza vocalizações e as fêmeas receptivas que se interessam vão até o seu território. O período fértil da fêmea dura de 4 à 6 dias. O casal de tigres fica junto apenas durante o período fértil, eles acasalam cerca de 100 vezes por dia. O Tigre dominante de cada região acasala com as fêmeas englobadas por seu território. Nascem de 2 à 4 filhotes por ninhada.

A gestação do Tigre Branco dura de 103 a 105 dias, podendo nascer 2 ou 3 filhotes por vez. Apenas a fêmea do Tigre Branco cuida dos filhotes depois que eles nascem, mas se um macho estiver comendo e aparece um filhote, mesmo que não seja dos seus ele se afasta e deixa que o filhote coma de sua caça.

Filhotes de Tigre Branco
Filhotes de Tigre Branco

Descrição física

O tigre branco tem olhos azuis, nariz num tom de rosa com pintas pretas e a pelagem branca com listras marrom claro Os tigres brancos não são albinos, nem tão pouco, subespécie separada, resultam de um gene recessivo. A sua cor é um variante da cor do tigre de Bengala, encontra-lo na natureza é algo raro, na maioria das vezes é encontrado em zoológicos.

Territorialista

Os tigres costumam serem bastante territorialistas e é comum acontecer brigas por território para expulsar rivais e invasores da mesma espécie e até de outras. A taxa de mortalidade por este motivo é alta. O território de um tigre macho adulto engloba vários territórios de fêmeas e tem de 110 a 200 km. Um tigre macho mantém um grande território, a fim de incluir territórios de várias fêmeas dentro de seus limites, para que ele possa manter acasalamento diretamente com elas. As fêmeas, por sua vez, possuem territórios de até 31 km.

Tigre Branco Territorialista
Tigre Branco Territorialista

A demarcação do território é realizada pelo tigre mediante umas substâncias com odores característicos em árvores e arbustos. Também provocam marcas profundas de suas garras em troncos de árvores e, deste modo, deixam os odores das glândulas de suas patas. Realizam vocalizações características para inibir a aproximação de invasores e demonstrar sua posição. Estes rugidos podem ser ouvidos a mais de 3 km de distância, ecoando entre as árvores e a densa vegetação.

Caça e alimentação

Na estação quente o tigre sempre fica próximo da água. Em decorrência disso possui muita habilidade para nadar. É também um excelente caçador e alimenta-se de animais pequenos, como veados, macacos e aves, filhotes de elefantes e de rinocerontes. Mas já houve casos registrados de tigres caçando elefantes e rinocerontes adultos. Também atacam crocodilos na água ou na terra, as serpentes também fazem parte do cardápio deste felino.

Tigre Branco Alimentação
Tigre Branco Alimentação

São conhecidos por se alimentar de outros predadores, como leopardos, lobos, crocodilos, ursos negros asiáticos, ursos preguiça, embora estes predadores não sejam tão frequentes em sua dieta. Em estado selvagem, os tigres alimentam-se principalmente de animais de médio à grande porte, preferindo ungulados nativos que pesam no mínimo 90 kg. Tais como o cervo sambar, veado e javali.

Tigres geralmente não atacam elefantes asiáticos, rinocerontes indianos, mas incidentes foram relatados. Mais frequentemente, são os pequenos filhotes, mais vulneráveis, que são mortos. Os tigres caçam sozinhos e emboscam suas presas, dominando-os a partir de qualquer ângulo, usando seu tamanho corporal e força para derrubar a presa desequilibrando-a. Caçadas bem-sucedidas geralmente exigem que o tigre quase simultaneamente salte sobre sua presa, derrube-a, e agarre na garganta ou nuca mordendo até sufocar.

Apesar de seu grande tamanho, os tigres podem atingir velocidades de cerca de 49 a 65 km/h, mas apenas em curtos períodos; consequentemente, devem aproximar-se de suas presas antes de atacar, cerca de 20 metros de distância. Se a presa sente a presença do tigre antes disso, o este geralmente abandona a caça ao invés de perseguir a presa ou enfrentá-la de frente. Este felino não desperdiça energia à toa sabendo que terá oportunidades melhores. Saltos horizontais de até 10 metros foram relatados, embora saltos de 6 metros sejam mais típicos.

Quando caçam animais maiores, tigres preferem morder a garganta, sufocando a presa, e usam suas patas dianteiras poderosas para agarrá-la e mantê-la. O tigre permanece mordendo até que seu alvo morra por sufocamento. Por esse método, gauros e búfalos asiáticos pesando mais de uma tonelada foram mortos por tigres, que pesavam cerca de um quinto disso. Embora eles possam matar os adultos saudáveis, tigres, muitas vezes, selecionam indivíduos filhotes ou debilitados de animais muito grandes. Atacar adultos saudáveis deste tamanho pode ser perigoso, já que chifres e coices são potencialmente fatais para o tigre, e também seria uma caça mais difícil.

Lindo Tigre Branco
Lindo Tigre Branco

Nenhum outro predador terrestre vivo enfrenta presas deste tamanho sozinho. Embora raramente observado, alguns tigres foram vistos matando a presa ao segurá-la com suas patas, que são poderosas o suficiente para esmagar crânios de gado doméstico, e quebrar a coluna cervical de ursos-preguiças. Quando ataca presas menores, como macacos e lebres, o tigre morde a nuca, muitas vezes quebrando a medula espinhal, perfurando a traqueia, ou cortando a veia jugular ou artéria carótida.

Fotos do Tigre Branco 

E aí, gostou do artigo? Compartilhe com os seus amigos! Combinado? Saiba que todos os dias aqui no blog tem conteúdo atualizado sobre o mundo animal. Caso você queira receber artigos exclusivos no seu e-mail como este post, é só se inscrever em um campo que fica à sua direita na tela.

Até breve!

Um comentário

  1. me ajudou mt adorei seu ste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *