Home / Informações / Jacaré Anão

Jacaré Anão

O jacaré-anão pertence à espécie Paleosuchus palpebrosus, à família Aligatoris e ao grupo dos crocodilos, são considerados répteis, ou seja, seres que respiram oxigênio, mas que tem o corpo recoberto por escamas ao invés de pelos e penas. O seu tamanho é pequeno ao ser comparado os demais da mesma família, medindo aproximadamente 1 a 1,5 metros de comprimento. É frequente em regiões da América do Sul como o Brasil, Bolívia, Equador, Guiana, Colômbia, Paraguai e Peru. Os machos podem medir em média 1,5 metros de comprimento e as fêmeas um pouco menos, cerca de 1,2 metros de comprimento, raramente excedendo esse tamanho.

Jacaré Anão
Jacaré Anão

Bons Animais de Estimação? Não!

Há pessoas que criam jacarés em cativeiros, e o jacaré-anão é uma aposta em decorrência do pequeno tamanho. Porém, apesar disso ter um jacaré-anão como animal de estimação não é uma boa ideia. Como qualquer outro jacaré, eles têm mandíbulas poderosas e seus dentes, apesar de pequenos, podem perfurar a pele humana com muita facilidade e causar graves feridas.

Alimentação

Assim como os demais membros da família, o jacaré-anão é carnívoro e alimenta- se de qualquer animal pequeno, incluindo nós seres humanos. Quando jovens comem mais invertebrados, já adultos comem mais peixes e outros seres.

Jacaré Anão Alimentação
Jacaré Anão Alimentação

Muitas vezes realizam a caça em terra seca, sobretudo à noite, portanto são seres notívagos, ou seja, mantenedores de hábitos noturnos. A solidão também é algo habitual para ele. Diferentemente dos crocodilos e jacarés, o jacaré-anão tende a andar no solo com seu pescoço e cabeça erguidos.

Fragilidade

O jacaré-anão é mais frágil se comparado aos outros da mesma família, um grupo de estudiosos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, em São Paulo, observaram que o nanismo (pequenez anormal do tamanho com relação à média dos indivíduos da mesma idade e sexo), faz com que o jacaré, além de crescer menos, tenha um apetite menor, permanecendo magro e enfraquecido. Mesmo com a realização das pesquisas, o departamento da USP ainda não chegou a uma conclusão sobre como se formam os jacarés-anões. E você o que acha?

Habitat do Jacaré Anão

Habitat do Jacaré Anão
Habitat do Jacaré Anão

O jacaré-anão vive principalmente próximo às correntes fluviais rápidas, mas também em águas com escassez de nutrientes. Geralmente, eles abrigam-se em tocas durante o dia, esse fato dificulta um pouco a sua captura.

Extinção

O jacaré-anão se esconde em tocas, mesmo assim esse réptil encontra-se ameaçado de extinção. De acordo com dados do IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), o território brasileiro é principal local em que ele está ameaçado. Uma vez que, sua pele e carne ainda são comercializadas ilegalmente internacionalmente. No Brasil, ele concentra-se nas regiões do Pantanal e Amazônia, nesses locais há umidade e uma grande presença de pântanos e rios, isso por sua vez, deixa o jacaré-anão mais a vontade para exercer as suas funções habituais, tais como: reprodução, alimentação e afins. Porém, esse habitat natural sofre, constantemente, com a devastação exercida pela ação humana, que ali busca construir áreas de seu interesse e ligada ao “progresso”. O lado ruim de tudo isso é que os animais ficam sem o convívio com seus pares e vivendo em um lugar inadequado à sua sobrevivência.

Jacaré Anão Extinção
Jacaré Anão Extinção

Segundo biólogos e pesquisadores especializados, a conservação dos pântanos e lagoas ainda não pode ser realizada adequadamente, isso porque estas regiões são muito extensas e conservá-las implica realizar uma demarcação territorial, ação demasiadamente difícil. De acordo com os especialistas, o ideal é apostar na conscientização da população, privilegiando a realização de uma caça legal e, principalmente, a manutenção do habitat do réptil.

Adestramento

Fico admirada como o mundo animal pode ser surpreendente. Uma pesquisa realizada sobre a espécie de jacarés apontou que o jacaré-anão foi o único capaz de ser adestrado. What? Pois é! O adestramento foi tão eficaz que o animal atendia até pelo nome do treinador. Esse fato indica que os répteis são seres inteligentes e podem responder ao adestramento, assim como cães e gatos. Porém, o treinamento ainda não é capaz de aproximá-lo da relação com o homem. Essa notícia é uma novidade e tanto, os adestradores dizem que apesar de selvagens, os jacarés podem ter um comportamento dócil se treinados adequadamente. Alguém aí interessado na tarefa?

Informação Extra

Paleosuchus Palpebrosus
Paleosuchus Palpebrosus

Olhando de perto muitas pessoas não veem as diferenças entre o crocodilo e o jacaré, mas saibam que elas existem. A primeira delas são as famílias diferentes, o jacaré pertence à família Alligatoridae, e o crocodilo à família Crocodilidae.

A família Alligatoridae é composta por 8 espécies, que se dividem em 4 gêneros: Caiman que corresponde ao Jacaretinga, Jacaré-de-Papo-Amarelo e Jacaré-do-Paraguai, Paleosuchus que  corresponde ao Jacaré-Anão e Jacaré-Coroa, Alligator que corresponde ao Jacaré-Americano e Jacaré-da-China e Melanosuchus que corresponde ao Jacaré-Açu.

A família Crocodilidae é composta por 14 espécies, que se dividem em 3 gêneros: Crocodylus que corresponde ao Crocodilo-de-água-salgada, Osteolaemus que corresponde ao Crododilo-Anão e o Tomistoma que corresponde ao Gavial-Falso.

Anatomia

Jacaré Anão Anatomia
Jacaré Anão Anatomia

Os jacarés tem o focinho mais largo e arredondado, enquanto os crocodilos têm a cabeça mais comprida e o focinho mais afilado.

Os dentes dos crocodilos são perfeitamente alinhados, sendo que os superiores acompanham os inferiores e vice-versa. Nos jacarés, isso não ocorre.

No ventre, os crocodilos apresentam escamas com poros glandulares, isso é ausente no ventre dos jacarés.

Tamanho e Peso

Jacaré Anão Tamanho
Jacaré Anão Tamanho

Acredita-se que o crocodilo é maior que o jacaré, essa informação não é errada, já que o maior réptil do mundo é o crocodilo-de-água-salgada. Contudo, há espécies de jacarés que apresentam um tamanho que ultrapassa o do crocodilo. Um exemplo claro disso é o jacaré-açu, considerado o maior representante da família Alligatoridae, podendo chegar a ter 6 metros de comprimento e pesar de 3 a 500 quilos.

Fotos de Jacaré Anão 

Gostou desse artigo? Saiba que todos os dias aqui no blog você encontrará conteúdo atualizado sobre o mundo animal. Porém antes de voltar aqui (e chamar os seus amigos para aproveitar o conteúdo, não é mesmo?) dê sua opinião, sugestão ou exponha alguma dúvida logo abaixo, nós com certeza leremos todos os comentários e responderemos. 🙂 Além disso, você pode receber artigos exclusivos no seu e-mail, é só se inscrever em um campo que fica à sua direita na tela.

Aproveite! Até! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *