Home / Informações / Gato Scottish Fold

Gato Scottish Fold

A princípio o que mais chama atenção nesse gatinho é o seu hábito de dormir com a barriga virada para cima e suas orelhas dobradas viradas para frente, um detalhe bem característico, difícil de confundir com alguma outra raça.

A carinha fofa não engana, são extremamente fofos, carinhosos e amorosos. Essa raça de gato, a scottish fold, se originou do cruzamento de uma gata branca que tinha dobras para frente no meio de suas orelhas condicionada por uma mutação genética encontrada numa fazenda da Escócia em 1961. Dois filhotes de gatinhos que nasceram dela tinham as orelhinhas como os gatos da raça scottish fold.

Os cuidadores que adquiriram esses novos filhotinhos acabaram notando a especialidade e registrando eles em 1966 na Grã Bretanha como uma nova raça e então assim começaram a criar os próximos scottish fold. Pat Turner foi um dos responsáveis criadores. Desde então a raça passou por alguns aprimoramentos, passando pelo Estados Unidos da América onde fizeram o cruzamento dele com o gato de pelo curto britânico e o gato de pelo curto americano. Atualmente são mais comuns na região dos Estados Unidos e do Canadá. Juntando suas características físicas singulares com a sua personalidade amigável e companheira fez com que essa raça tenha se espalhado por todo o mundo. Porém por serem uma raça rara, o preço de um filhote scottish fold acaba sendo bem cara, mais do que qualquer outro gato de raça pura, inclusive, aqui no Brasil.

Cruzamento Entre Scottish Folds Pode Ser Fatal

Uma curiosidade é que os gatos dessa raça não podem cruzar entre si, o que acabaram resolvendo com a criação com o british shorthair ou o American shorthair ou inglês de pelo curto, já citados aqui.

Ainda sobre a reprodução, a mutação genética responsável pela característica das orelhinhas dobradas pode ser letal no cruzamento de dois scottish fold. Essa mutação genética gera problema nas cartilagens e nos ossos, o que num cruzamento seria muito arriscado ou até mesmo fatal, prejudicando seu desenvolvimento saudável durante sua fase de crescimento, por isso ao adquirir um scottish fold se preocupe em não ter dois ou mais de raças distintas, ou se assim você tiver, os castre antes do período de reprodução.

Outra curiosidade é que os scottish fold não nascem com as orelhinhas dobradas, nascem com elas em pé mesmo e demora cerca de vinte e um dias para que se curvem, então não se assuste se se deparar com um filhotinho novinho e achar que não é um deles, certamente é sim.

Como São os Scottish Folds

Os filhotes puro dessa raça, com a mistura, como o imaginado, não têm um padrão, podem nascer tanto com a pelagem curta quanto com a pelagem longa. A pelagem deles pode incluir qualquer cor e mancha, os olhos também.

Sobre os olhos, são bem redondos e separadinhos por um focinho curtinho. São de porte médio, com as patinhas bem curtinhas, entretanto fortes. O macho pode pesar de quatro a seis quilos e a fêmea de 2,8 quilos a quatro quilos, possuem um corpo arrendondado, além da sua aparência fofa, sua personalidade não a contradiz.

O Scottish Fold Precisa De Sua Atenção

São muito amáveis, como já citado aqui são gatos extremamente amorosos, carinhosos, amigáveis e companheiros, mescla também com o temperamento brincalhão. Se você pretende adotar um, saiba que precisará dar atenção e brincar com o seu bichano quando assim ele quiser.

Por serem amigáveis, convivem tranquilamente com outros animais de outras espécies, crianças e estranhos, ou seja, uma boa opção de pet para quem tem filhos pequenos. Por serem tranquilos, não são muito de miar, com exceção, claro, assim como toda fêmea no período fértil, quando está no cio.

Por serem companheiros, costumam ser muito ligados especialmente ao seu cuidador, se apegam facilmente aos seus donos, o que também merece a sua responsabilidade como tutor. É fundamental que antes de decidir ter um scottish fold é necessário que você saiba se terá tempo ou não para dar toda atenção suficiente a esse bichinho mais dependente dela. Por sua natureza afetuosa retribuem todo o cuidado, carinho e amor que recebem. Se você gosta de gatos mais apegados, essa é uma boa opção de escolha, já se você não tem muito tempo, é atarefado, e raramente poderá dar atenção para o seu bichano, pense duas vezes.

Faça o Seu Bichano Viver Bem ao Seu Lado

Os cuidados geralmente são mais abrangentes para todas as raças ou até mesmo animais, não são muito específica de uma raça ou outra. Manter o comedouro com alimentação de qualidade específica e água fresca, uma caixa de areia sempre higienizada periodicamente de acordo com a necessidade.

Um cuidado mais especial por conta de sua raça é a higiene das orelhinhas, por terem elas dobradinhas, limpar elas com produto específico para isso, cotonete ou lenço umedecido com todo cuidado do mundo por serem sensíveis, e por gerarem mais cera e sujeira por serem bem mais fechadinhas é o mais indicado.

Um banho sempre que necessário tomando cuidado para não molhar os olhos e ouvidos e escovação para evitar nós e bolas de pelos também é preciso. Para evitar o tédio do seu animalzinho, disponibilize arranhadores e brinquedos pela casa para quando ele quiser, entretendo e cuidando do seu bem estar e saúde do seu pet, evitando stress e problemas emocionais. Uma coisa que amantes de gatos sabem também é que eles gostam de suas caminhas e passeadores no alto, então se possível, esses objetos em seus cantinhos seria perfeito para eles.

Cuidado ao Comprar

Scottish Folds de Cor Cinza, Deitado no Tapete
Scottish Folds de Cor Cinza, Deitado no Tapete

Por serem uma raça mais difícil de ser encontrada aqui no Brasil e mais rara em todo o mundo se torna um animal mais caro do que qualquer outra raça pura, podendo chegar quando você encontra para comprar no valor de três mil dólares.

Ainda mais difícil que a compra é a doação desses felinos, sorte a sua se conhece alguém que tenha e possa te doar ou te vender diretamente, o que com certeza seria a melhor opção não só pela dificuldade mas por saber a procedência do animalzinho. Tome muito cuidado, seja atencioso preocupado e cauteloso quando for comprar, pois assim exercerá sua responsabilidade como comprador de canis legais, pensando sempre no serzinho como animal indefeso que depende da nossa consciência e cuidado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *