Home / Informações / Curiosidades da Girafa

Curiosidades da Girafa

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Artiodactyla

Superfamília: Giraffoidea

Família: Giraffidae

Gênero: Giraffa

Girafa
Girafa

Girafa é o nome dado aos mamíferos artiodátilos, ruminantes, do gênero Giraffa e da família dos girafídeos. Há quatro espécies de girafa, as quais se diferenciam pela distribuição geográfica e pelo padrão das manchas. São elas:

  • Girafa-reticulada ou girafa-da-somália (G. reticulata): as manchas apresentam “cor-de-fígado”, são reticuladas e separadas por linhas brancas muito bem visíveis. Podem ser encontradas no Quênia, na Etiópia e na Somália.
  • Girafa-do-kilimanjaro ou girafa-masai (G. tippelskirchi): o padrão das manchas é  irregular e cor-de-chocolate. Essa espécie encontra-se no Quênia e na Tanzânia.
  • Girafa-núbia (G. camelopardalis): as manchas são grandes e em formato quadrangular; a coloração é em tons de avelã; não há manchas nas patas. A espécie pode ser encontrada no Sudão e no Congo.
  • Girafa-sul-africana (G. giraffa): Encontra-se na África do Sul, na Namíbia, em Botswana, no Zimbabwe e em Moçambique.
Girafa-sul-africana
Girafa-sul-africana

Separamos aqui 34 curiosidades muito legais sobre as girafas. Bora conferir? Então vem com a gente!

34 curiosidades sobre as girafas

1 – Assim como as impressões digitais dos humanos e as listras da zebra, o padrão das manchas de uma girafa é exclusivo para cada indivíduo.

2 – As manchas no corpo das girafas concentram, debaixo da pele, vasos sanguíneos que são responsáveis por fazer a manutenção da temperatura corporal adequada.

3 – Uma girafa adulta mede aproximadamente 5,8 metros de altura, sendo o macho maior que a fêmea.

4 – As pernas de uma girafa medem cerca de 2,5 metros.

5 – O peso médio das girafas varia entre 950 e 1.300 kg.

Tamanho da Girafa
Tamanho da Girafa

6 – Dona da patada mais forte do reino animal, a girafa pode dar um coice capaz de matar um leão.

7 – O couro das pernas das girafas é mais rijo do que no restante do corpo. Ele comprime mais os membros do animal, o que permite que o sangue não se espalhe pelo tecido e músculos das patas, retornando para o coração. Assim, as pernas não acumulam muito sangue, o que poderia ser fatal para esse animal.

8 – As girafas, apesar de parecerem serenas, são animais muito velozes. Suas pernas longas conseguem correr a uma velocidade de até 56 km/h.

9 – A pegada da girafa mede mais de 30 centímetros de comprimento.

10 – Apesar de ser bastante longo, o pescoço de uma girafa possui a mesma quantidade de vértebras que o pescoço de um ser humano: 7.

11 – A girafa é o único animal com a habilidade de alcançar a própria orelha com a língua.

12 – A distância entre a cabeça e o coração da girafa é de aproximadamente dois metros.

Pescoço da Girafa
Pescoço da Girafa

13 – Seu coração é 43 vezes maior que o do ser humano e pesa quase 11 kg, o que permite que o sangue seja bombeado até a cabeça sem nenhum problema. Além disso, sua frequência cardíaca também é mais rápida: cerca de 150 batidas por minuto.

14 – A língua de uma girafa adulta mede cerca de 45 centímetros.

15 – A girafa é um dos poucos animais que já nascem dotados de chifres.

16 – As girafas são animais extremamente silenciosos. Os sons que elas emitem não conseguem ser captados pelo ouvido humano.

17 – A girafas dormem em pé e durante duas ou três horas.

18 – A girafas passam a maior parte do tempo se alimentando de folhas e frutas, aproximadamente 20 horas.

Curiosidades da Girafa
Curiosidades da Girafa

19 – A girafas ingerem água no máximo duas vezes ao dia, pois essa é uma atividade que requer muito esforço devido ao seu tamanho.

20 – Quando a girafa precisa beber água, ela faz um movimento de abaixar a cabeça. Isso aumenta muito a pressão sanguínea da cabeça, mas não chega a ser prejudicial porque o cérebro deste animal possui uma rede de vasos capilares que se ramificam em várias veias menores dentro do crânio. Esse vasos servem para amortecer e distribuir a sobrecarga de sangue que é bombeado pelo coração quando a girafa está com o pescoço abaixado.

21 – A girafa é um animal de hábitos gregários. Elas vivem em rebanhos ou pequenos grupos: não mais que 20 e não menos que 6 indivíduos.

22 – Os machos brigam entre si para que um deles se torne o líder do grupo.

23 – Antigamente, as girafas recebiam o nome de “camelos leopardos” devido ao fato de suas manchas serem semelhantes àquelas observadas no corpo do felino.

Girafas Apaixonadas
Girafas Apaixonadas

24 – As girafas já foram animais venerados pelo homem. Os egípcios as viam como seres poderosos e fortes, o que pode ser comprovado através de artes antigas que já foram encontradas.

25 – A visão das girafas é considerada excelente.

26 – Quando estão apaixonadas, as girafas têm o costume de cruzar os seus pescoços.

27 – Os machos têm o hábito de beber a urina das fêmeas para se certificarem de que ela se encontra no período fértil e está pronta para o acasalamento.

28 – O período de gestação dura de 420 a 450 dias.

29 – As girafas não costumam se deitar para dar à luz; o filhote “despenca” de uma altura aproximada de 2,5 metros.

30 – Os filhotes de girafa nascem medindo cerca de dois metros de altura e pesando de 45 a 68 kg.

31 – Nasce apenas um filhote por cria.

32 – A maturidade sexual é alcançada a partir dos três ou quatro anos de idade.

33 – A expectativa média de vida das girafas é de 15 a 20 anos.

34 – Em 30 anos, a quantidade de girafas diminuiu 40%, saltando de 157 mil para 97 mil exemplares. Hoje, esse animal assume o status de “vulnerável” na Lista Vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN).

Fotos de Girafas

Gostou desse artigo? Saiba que todos os dias aqui no blog você encontrará conteúdo atualizado sobre o mundo animal. Mas antes de voltar aqui (e chamar os seus amigos para aproveitar o conteúdo, não é mesmo?) dê sua opinião, sugestão ou exponha alguma dúvida logo abaixo, nós com certeza leremos todos os comentários e responderemos. Além disso, você pode receber artigos exclusivos no seu e-mail, é só se inscrever em um campo que fica à sua direita na tela.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *