Home / Informações / Coelho Mini Holandês

Coelho Mini Holandês

Se você é um amante dos animais orelhudos, provavelmente já ouviu falar ou viu os mini coelhos. Estas fofurinhas em miniatura fazem sucesso no mundo todo. Hoje falaremos do Mini Holandês,  espécie que costuma conquistar os corações. Confira!

O coelho Mini Holandês, como diz em seu seu nome, é originário da Holanda. É uma das espécies de coelho-europeu. Pelo o que se conhece de sua linhagem, ele é resultado de um cruzamento entre o coelho pequeno das montanhas e um coelho pequeno polaco.

Ele é um coelhinho muito amável, mas não gosta muito de ficar no colo, nem ser pego. Portanto, procure fazer carinho nele sem pegá-lo. É bem comum também, ele ficar nos pés do dono, lambendo seu calcanhar.

Ou seja,  ele não é um coelho anti social ou arisco. Na verdade ele é bem carinhoso e dócil, um ótimo companheiro. Apenas não gosta de se sentir preso.

Características Físicas do Coelho Mini Holandês

Este coelhinho é muito lindo e possui algumas variações em sua aparência. Vamos conhecer suas características?

A pelagem do coelho Mini Holandês é bicolor. Pode haver combinação do branco com preto, marrom, amarelo, cinza, azul de viena, caramelo, castor e muitas outras variações de cor, sempre com duas combinações no mínimo.

As variações de cor costumam estar presentes nas seguintes partes do corpo: parte de trás da linha da sela, pernas traseiras, barriga, ponta dos pés, bochechas, orelhas e cauda. As demais partes devem ser brancas. É uma pelagem muito macia e brilhante. Este coelhinho possui a pelagem curta e densa.

O coelho Mini Holandês pesa entre 1,2kg e 2,5kg. Seu peso ideal quando adulto é de 2kg. Costuma medir de 25cm até 40cm. Sua aparência é arredondada, possui a cabeça volumosa e o pescoço curto.

Mas como são as orelhas do coelho Mini Holandês? Saiba que elas são longas e eretas. As orelhas devem ser proporcionais a tamanho da cabeça e do corpo.

Os olhos do coelho Mini Holandês são azuis ou castanhos. Devem ser brilhantes e sem descoloração ou pontos na íris. Os dois olhos costumam ser da mesma cor.

As suas patas devem ter marcas brancas. E a parte traseira deve apresentar uma variação de cor. Os dedos das patas traseiras podem ser um pouco separados para ficarem destacados em relação ao resto da patinha.

Características Comportamentais

O coelho Mini Holandês é sempre muito esperto e curioso. É conhecido por ser uma das raças mais interativas entre os coelhos. Ele é mais esperto do que o Coelho Holandês.

Entre todos os coelhos da linhagem Mini, o coelho Mini Holandês é classificado como o mais ativo e esperto. Seu temperamento parece muito com o do Coelho Mini Lop, mas ele é mais inteligente do que o Mini Lop.

O Mini Holandês aprende tudo rapidamente com muita facilidade. Por ser bem ativo, é um coelho que costuma dar bastante trabalho enquanto filhotes. Podem ser bem arteiros e usar sua inteligência para enganar seus donos.

Gostam muito de brincar e mordiscar, há quem compare o Mini Holandês com cachorros em relação ao seu comportamento.

O coelho Mini Holandês costuma escolher o seu dono, a quem ele será mais leal. No entanto, ele costuma se dar bem com o restante da família. Adora receber carinho e seguir todos pela casa.

Convivem bem com outros animais e amam crianças. Além de brincadeiras gostam de passeios e exercícios. Seu espírito é sempre jovem, portanto, é uma ótima opção para quem busca encontrar em seu Pet um companheiro.

Diferente do coelho Mini Lop, ele não tem problemas com ambientes barulhentos e agitados. Ele gosta de festas e bagunças. Ama movimentações e se dá bem conhecendo pessoas novas.

Como Alimentar seu Coelho Mini Holandês?

Coelho Mini Holandês Comendo
Coelho Mini Holandês Comendo

 

O Mini Holandês possui a alimentação bem próxima das demais raças de coelhos minis. Ele gosta bastante de se alimentar.

É importante saber que sua linhagem mesmo sendo boa tem propensão a engordar. Caso você exagere na alimentação deste coelhinho ele pode ganhar muito peso e ficar obeso.

A dica para que ele não fique muito gordo e tenha uma alimentação equilibrada é atentar-se bem aos alimentos que oferece e tomar cuidado com a quantidade. Além disso, evite oferecer para ele rações de engorda, pois elas induzem o crescimento.

Seu coelho Mini Holandês deve receber uma alimentação bem completa e saudável. Procure alimentá-lo com feno, verduras escuras e alguns tipos de frutas. Mas atenção, evite oferecer para ele frutas com muito açúcar. Dessa forma ele terá uma alimentação adequada e repleta de nutrientes.

Lembre-se de sempre deixar disponível para ele bastante água. Mantenha a água limpa e fresca, troque quantas vezes for necessário ao longo do dia. Afinal, este é um dos primeiros cuidados diários que é preciso ter com seu animal de estimação.

Outras Informações e Cuidados Gerais

O coelho Mini Holandês geralmente traz mais filhotes por ninhada do que as outras raças de coelhos. Então, caso você não opte pela castração e se tiver uma fêmea, esteja preparado para lidar com o nascimento de muitos filhotinhos.

É importante lembrar que há muitas pessoas que querem e procuram coelhos de raças miniaturas. Portanto, nem pense em abandonar ou maltratar os coelhinhos. Você pode vendê-los ou doá-los facilmente.

Quando comparado com outras raças, o coelho Mini Holandês demonstra-se mais resistente à doenças. Além disso, sua longevidade é maior, ou seja, ele pode viver muitos anos ao seu lado. Por isso, é essencial cuidar bem do seu companheiro orelhudo.

Coelho Mini Holandês - Filhote
Coelho Mini Holandês – Filhote

Procure mantê-lo protegido do calor, frio e vento em excesso. Caso ele fique na gaiola, é importante deixá-la em um local com pouco vento, longe do sol, e em um ambiente fresco.

Lembre-se de proporcionar um espaço grande para o Mini Holandês correr, explorar, brincar e fazer seus exercícios. Se for criado em gaiola, ela deve ser espaçosa, se possível com mais de 150cm. Ela deve ser alta o suficiente para que ele possa ficar de pé sem bater as orelhas no teto.

Não se esqueça de deixar o seu coelho Mini Holandês ficar livre da gaiola pelo menos durante um tempo determinado. O ideal é que seja solto várias vezes ao dia. Assim, ele não ficará triste e entediado.

Ao tomar conta de seu coelho, dando muito carinho ao seu Mini Holandês e seguindo nossa dicas, você poderá contar com a companhia deste orelhudo por muitos anos. Aproveite toda a alegria que ele pode proporcionar para você e sua família!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *