Home / Informações / Características do Chimpanzé

Características do Chimpanzé

Características Gerais

O chimpanzé é um primata do gênero Pan, da família Hominidae e possui duas espécies reconhecidas: os chimpanzés comuns (Pan troglodytes) e bonobos (Pan paniscus). Abaixo foram listadas as suas principais características. Confiram!

Chimpanzé
Chimpanzé

Parentes do Homem

O chimpanzé é considerado, dentro do gênero primata, o anima que mais se aproxima do ser humano dentro da evolução. Eles se separaram do tronco ancentral por volta de 4 a 7 milhões de anos, ambas as espécies compartilham cerca de 98% a 99% de DNA.

Reconhecem a própria imagem

Assim como o homem, o chimpanzé é um dos poucos animais que reconhece a própria imagem no espelho. Também é capaz de aprender algumas linguagens, como a dos sinais.

Características do Chimpanzé
Características do Chimpanzé

Quase extinto

Apesar do vasto território que ocupam, estes animais têm sido dizimados pelos humanos com a caça ilegal, quer para alimentação, quer para a produção de amuletos para a medicina tradicional. Muitos são ainda capturados e utilizados nos circos ou em outros espetáculos, ou mesmo para serem criados como animais de companhia. As constantes guerrilhas, que sistematicamente assolam a sua região natural, têm vitimado muitos animais, aumentando o número de órfãos. O stress em decorrência dessa situação acaba por atingir a natalidade da fêmea, o que culmina na diminuição da população.

Chimpanzé Extinção
Chimpanzé Extinção

Descrição física

O chimpanzé possuiu uma semelhança genética de mais de 99% com os humanos. Medem entre 75 cm e 95 cm e seu peso varia entre 30 e 55 kg. Possui uma coloração escura ou negra, esta modifica-se conforme a idade avança para uma cor acinzentada.

Chimpanzé Filhote
Chimpanzé Filhote

Hábitos

Os chimpanzés é uma espécie gregária, portanto, vivem em grupos que podem variar de cinco até mais de cem indivíduos. Contudo, as fêmeas possuem hábitos mais solitários, passando a maior parte do tempo sozinhas. Nestes grupos os machos exercem domínio sobre as fêmeas, bem como sobre os machos mais jovens. As suas atividades acontecem durante o dia, além disso, são terrestres e arborícolas. Costumam-se locomover pelo solo, no entanto, preferem alimentar-se sobre as árvores.

Estes primatas são quadrúpedes, ou seja, locomovem-se utilizando os pés e as mãos, simultaneamente, para andar e correr, além de serem capazes de escalar, pular e ficarem suspensos. Além disso, ocasionalmente, podem se movimentar de forma bípede, tal como os humanos.

Chimpanzé Hábitos
Chimpanzé Hábitos

Habitat e Distribuição geográfica

Geograficamente estão distribuídos nas florestas e matas secas de savana e nas florestas tropicais de áreas baixas até as montanhosas, superiores a 3.000 metros de altitude, na região central do continente africano, em específico, na África Central e África Ocidental, desde a Nigéria, a Norte, até ao território de Angola, a Sul e a Oriente, também podem ser encontrados na Tanzânia e Quênia.

Floresta, árvores e água são fatores importantes para as comunidades de chimpanzés. Contudo, existem alguns grupos destes animais a viver acima dos 2000 metros de altitude onde, apesar de não haver árvores, os chimpanzés adaptaram-se às condições e habitam grutas.

Chimpanzé Habitat
Chimpanzé Habitat

Alimentação

Os chimpanzés possuem uma alimentação bem variada, sendo as frutas o principal alimento de sua dieta, porém também consomem folhas, flores, sementes e insetos, como formigas, cupins e larvas. Em certas ocasiões também se alimentam de carne, variando de pequenos antílopes a outras espécies de macacos, como o Colobus.

Ensinamentos

Estes animais, a princípio, possuem culturas diferentes, de acordo com a região em que vivem, assim como os humanos, e são capazes de ensiná-las de uma geração para outra. Entre tais ensinamentos estão, por exemplo, técnicas para extrair cupins de seus cupinzeiros, utilizando-se de gravetos; utilização de pedras para quebrarem sementes e frutos duros; e outros tipos de ferramentas adaptadas, usadas inclusive para caçar alguns pequenos mamíferos.

Chimpanzé Inteligente
Chimpanzé Inteligente

Liderança raptada

Os machos dessa espécie podem se unir a outros com o intuito de manter a liderança em relação ao grupo ou roubar a posição do líder. Uma tática usada para intimidar os rivais é demonstrar agressividade, com vocalizações altas, agitações de galhos e até mesmo partindo para o ataque. Há, também, na sociedade dos chimpanzés uma punição caso algum elemento do grupo desrespeite as regras. O animal ficará  sujeito às sanções que o macho dominante do grupo aplicar, que podem ir desde uma simples repreensão, até à violência física, ou mesmo ao afastamento do grupo.

Chimpanzé Liderança
Chimpanzé Liderança

Copula

Os chimpanzés machos podem fazer pares com fêmeas, mas a promiscuidade é comum na espécie. Há casos em que a fêmea copulou 50 vezes com quatorze machos diferentes em um só dia. Estes animais têm orgasmos e vocalizações específicas de cópula. Na verdade, são conhecidos 34 tipos diferentes de vocalizações nesta espécie.

Chimpanzé e Gorila Filhotes
Chimpanzé e Gorila Filhotes

Bonobos X Chimpanzés

Os bonobos e os chimpanzés possuem um modo de viver muito semelhante, como o a opção pelo nomadismo e a presença de machos dominantes. Porém, há diferenças significativas. Vejamos!

Nos grupos dos chimpanzés existe hierarquia clara, com um ou dois machos dominantes. Essa hierarquia pode mudar, inclusive, com a formação de coalizões entre outros machos. Essas coalizões podem ser utilizadas para agredir machos de outros grupos. Já foram reportados casos de “guerras” e linchamentos entre chimpanzés. As fêmeas, de modo geral, são submissas aos machos. Entre os bonobos, a hierarquia é mais diluída e não se observa casos de extrema violência, como nos chimpanzés. As fêmeas possuem coalizões fortes e o sistema é matrilinear.

Chimpanzé e Bonobo
Chimpanzé e Bonobo

Estudos sobre a inteligência

O primeiro cientista a se preocupar com a inteligência dos chimpanzés foi o professor Wolfgang Köhler (1887-1967). Ele fez experiências testando a inteligência, esta comprovou o poder de memória do chimpanzé. Vários testes confirmam uma inteligência significativamente elevada comparada por vezes com a das crianças humanas de até 3 anos. Após as experiências de Köhler, outros chimpanzés foram estimulados a desenvolver a capacidade mental. Alguns aprenderam a linguagem dos surdos e mudos e a partir daí comunicaram-se com os seres humanos.

Recentemente um bonobo chamado Kanzi, de 23 anos, foi criado aprendendo a comunicar-se com os humanos. Este domina a linguagem dos surdos e mudos, sendo até capaz de usar o teclado de um computador para escrever, exprimindo os seus pensamentos. Estudos e experiências realizadas com chimpanzés, revelaram nessa espécie da ordem dos primatas, uma inteligência bastante aguçada.

Fotos de Chimpanzés 

E aí, gostou do artigo? Compartilhe com os seus amigos! Combinado? Saiba que todos os dias aqui no blog tem conteúdo atualizado sobre o mundo animal. Caso você queira receber artigos exclusivos no seu e-mail como este post, é só se inscrever em um campo que fica à sua direita na tela.

Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *