Home / Informações / Características das Corujas

Características das Corujas

As corujas são aves misteriosas, inteligentes, sábias, logo abaixo selecionamos as suas principais características. Confiram!

Mitologia

A coruja tem a capacidade de enxergar através da escuridão, conseguindo ver o que os outros não veem. Na mitologia grega, Atena, a deusa da sabedoria e da guerra, tinha a coruja como símbolo. Atena ficou tão impressionada com a aparência da coruja, que a tomou como sua ave favorita.

Coruja e Atena Mitologia
Coruja e Atena Mitologia

Habitat

Estas grandes caçadoras são encontradas em quase todo o mundo, menos na Antártica, na maior parte da Groenlândia, e em algumas ilhas remotas. Existem 126 espécies diferentes de corujas, 18 das quais vivem no Brasil.

Não transmite doenças

É um animal que não transmite doenças aos humanos. Havia uma tradição que dizia que quem come carne de coruja, adquire seus dons de previsão, e clarividências, mostrando poderes divinatórios. Enquanto todos dormem a coruja fica acordada, com os olhos arregalados, vigilante e atenta aos barulhos da noite. Por isso, representa para muitas culturas uma poderosa e profunda conhecedora do oculto.

Coruja Habitat
Coruja Habitat

Girando o pescoço

A coruja tem a particularidade de conseguir girar o pescoço, quase atingindo um ângulo de 360º, para observar algo ao seu redor, permanecendo com o resto do corpo sem o menor movimento. O que amplia seu angulo de visão, muito superior ao do ser humano. Sua grande capacidade de visão e audição as tornam exímias caçadoras.

Coruja Girando Pescoço
Coruja Girando Pescoço

Pais corujas

O termo “coruja”, geralmente, é usado para referir-se ao pai ou a mãe, que ressaltam com certo exagero as qualidades dos filhos ou os protegem demasiadamente, mas também é estendido a outros familiares como tios, avós e etc.

Comportamento

Tais aves possuem hábitos notívagos (noturnos) e voo silencioso, devido à estrutura das penas, alimentando-se de pequenos mamíferos, principalmente de roedores, morcegos, insetos e aranhas. Engolem suas refeições por inteiro, para depois vomitarem pelotas com pelos, e fragmentos de ossos. Os filhotes de corujas podem ser vítimas de outros predadores, como o gavião.

Coruja Comportamento
Coruja Comportamento

Reprodução

Durante o período de reprodução, o macho oferece uma presa à fêmea, quando a presa é aceita ocorre o acasalamento. A cada postura a fêmea põe de 3 a 5 ovos por gestação, o tempo de incubação é de aproximadamente 33 dias, e os filhotes começam a voar, em média, em 75 dias. Depois da eclosão, o macho cuida dos filhotes por 2 meses até que estes aprendam a defender-se.

Coruja Filhotes
Coruja Filhotes

Nidificação

A maioria das espécies fica em árvores. Mas algumas corujas fazem o ninho em áreas de relvas baixas, junto às árvores. Cavam no chão verticalmente e depois prosseguem horizontalmente até o ponto definido para colocar o ninho livre de predadores. O macho fica de sentinela na árvore, cuidando do ninho, principalmente durante o dia. Na presença de um possível invasor, os filhotes podem imitar sons de serpente (similar), fazendo o agressor desistir do ataque.

Coruja Ninho
Coruja Ninho

Características físicas

Estas aves possuem olhos bem grandes, rodeados por um disco de penas, voltados para frente e, portanto, com visão binocular (como o ser humano). São animais com hipermetropia, ou seja, quase não enxergam perto (a poucos centímetros), mas, em distâncias maiores, sua visão é muito boa, principalmente com pouca luz. Apesar do tamanho dos seus olhos, elas não conseguem mexer os seus globos oculares.

Suas orelhas não são visíveis, mas sua capacidade de audição é bastante aguçada, melhor do que a das outras aves. São capazes de caçar na escuridão, pois o formato do disco de penas ao redor dos olhos direciona o som de suas presas até os ouvidos. Sua plumagem é macia e densa, geralmente possui cores escuras misturadas com branco e/ou amarelo. Há casos de corujas totalmente brancas como a coruja polar. O tamanho varia de 25 cm a 70 cm de comprimento, enquanto o peso está entre 60 g e 4 kg. As fêmeas geralmente são maiores do que os machos. No Brasil, a maior coruja conhecida é o mocho orelhudo (sua altura pode passar de 50 cm) e a menor, o caboré, atinge até 17 cm de altura.

Coruja Características Físicas
Coruja Características Físicas

Temperamento

Elas costumam ter o temperamento tímido, desconfiadas e muito quietas, acostumam-se facilmente com aqueles que a criam se isso for feito desde filhotes.

Curiosidades

A coruja tem significados diferentes de acordo com cada cultura. Vejamos!

África do Sul: A coruja é a mascote do feiticeiro zulu. E no xamanismo é reverenciada por enxergar a totalidade.

Argélia: A crença diz que colocar o olho direito de uma coruja na mão de uma mulher dormindo, fará com que ela conte segredos.

Coruja Curiosidades
Coruja Curiosidades

Austrália: Os aborígenes acreditam que a coruja representa o espírito da mulher. O espírito do homem é representado pelo morcego.

Brasil: Matita Perê é uma velha vestida de preto, com os cabelos caídos pelo rosto. Diz a lenda, que ela tinha poderes sobrenaturais e preferia aparecer nas noites sem luar, sob a forma de uma coruja. Na tradição guarani, o espírito Nhamandu, o criador, manifestou-se na forma de coruja para criar a sabedoria. No folclore brasileiro, diz que para que os seus filhotes não fossem vítimas de predadores, ela avisava que seria fácil reconhecê-los, eles eram os “mais bonitos” da floresta. Daí o dito popular: “Toda a coruja gaba-se do seu toco”, referindo-se ao ninho de seus horríveis filhotes. Assim como uma mãe elogia seus rebentos, mesmo sabendo que eles não têm nada de beleza.

Coruja no Brasil
Coruja no Brasil

China: A coruja está associada ao relâmpago. Usar imagens de coruja em casa protege contra os raios.

Estados Unidos: A tradição dos índios norte-americanos, diz que a coruja mora no Leste, lugar de iluminação. Assim como a humanidade teme a escuridão, a coruja enxerga o breu da noite. Onde os humanos se iludem, ela percebe com clareza, acreditavam os índios. Entre os índios americanos, a coruja tinha muito poder, para os apaches, sonhar com ela significava a morte. Os dakotas viam a coruja como um espírito protetor. Os hopis tinham a coruja como guardiã do fogo.

Peru: Cozido de coruja serve de remédio para quase tudo.

Roma Antiga: No Império romano, ela era tida como animal agourento. Ouvir o seu pio era presságio de morte iminente. As mortes de Júlio César, Augusto, Aurélio e Agripa, foram anunciadas por uma coruja.

Filhote de Coruja
Filhote de Coruja

Tempo de vida

Uma coruja vive em média de 15 anos a 20 anos.

Fotos de Coruja

E aí, gostou do artigo? Compartilhe com os seus amigos! Saiba que todos os dias aqui no blog tem conteúdo atualizado sobre o mundo animal. Caso você queira receber artigos exclusivos no seu e-mail como este post, é só se inscrever em um campo que fica à sua direita na tela. Para acessar mais artigos sobre a coruja acesse aqui.

Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *