Home / Informações / Características da Girafa

Características da Girafa

A girafa é um animal que se destaca entre os demais, de pernas longas e pescoço comprido é considerado um dos bichos mais altos do planeta, atingindo, em média, 4 metros de altura. Logo abaixo foram selecionadas as suas principais características. Confiram!

Girafa
Girafa

Descrição física

A girafa apresenta um pelo amarelado com grandes manchas marrons que ajudam na sua camuflagem. Porém, na região do ventre não há manchas o pelo apresenta-se branco. É relevante destacar que os diferentes subtipos da girafa apresentam diferenças em seu padrão de manchas, na região da cabeça, é possível verificar, em machos e fêmeas, a presença de cornos, estruturas semelhantes a chifres que são usadas nas lutas entre os indivíduos. Esses cornos são cobertos por pelo e podem atingir até 13 centímetros.

Girafa Físico
Girafa Físico

Alimentação

A girafa é um animal herbívoro e se alimenta, principalmente, de folhas de acácias, uma planta que possui muitos espinhos. Como as girafas são dotadas de uma língua flexível de aproximadamente 46 centímetros, a retirada das folhas é feita de maneira bastante segura. Esse animal come em média 34 quilos de alimento por dia, passando a maior parte do tempo alimentando-se.

Girafa Alimentação
Girafa Alimentação

Reprodução

É um animal que vive em bandos variados com machos e fêmeas, mas o macho é considerado o dominante. Em média, a girafa vive 25 anos e normalmente dá à luz apenas um filhote durante toda a vida. A gestação das girafas dura em torno de 15 meses e, ao nascer, o filhote já possui cerca de 1,5 metro de altura. Um fato curioso rodeia o nascimento do filhote da girafa, no momento do parto, as girafas, normalmente, não se deitam, ocasionando a queda do filhote de uma altura de aproximadamente dois metros. Após algum tempo do nascimento, os filhotes passam a ficar junto com outros filhotes em uma espécie de creche. Enquanto isso, uma girafa fêmea observa atentamente todos os filhotes como se fosse uma babá.

Filhote de Girafa
Filhote de Girafa

Predadores

As girafas apresentam como predadores os leões, crocodilos e o próprio homem. Para defender-se dos inimigos, as girafas utilizam um potente coice e contam com sua velocidade, pois podem atingir até mesmo 56 quilômetros por hora.

Habitat

As girafas vivem nas savanas semiáridas da África e florestas abertas que têm árvores e muitos arbustos altos à disposição para se alimentarem, pois como já mencionado são animais herbívoros.

Girafa Habitat
Girafa Habitat

Hábitos

Os seus hábitos de sono quase não existem, isso porque a girafa dorme apenas 20 minutos ou menos por dia. Ela fica a maior parte do tempo acordada e isso permite manter-se em constante alerta para o ataque de possíveis predadores. Esses vinte minutos são praticamente divididos em ligeiros cochilos.

Grandes proporções

Segundo um artigo de Alina Bradford para o Live Science, só o pescoço da girafa sozinho pode medir cerca de 1,80 metros de comprimento e ter uma média de 272 quilos. As pernas têm praticamente a mesma medida do pescoço. Os machos e as fêmeas possuem uma diferença real no tamanho, enquanto elas podem crescer até a altura de 4,30 metros, os machos alcançam cerca de 5,50 metros. Com esse tamanho gigante, obviamente os órgãos sexuais desses animais também são equivalentes. Segundo o zoológico de San Diego, o coração de uma girafa tem 60 centímetros de comprimento e pesa em média 11 quilos. Em se tratando do sistema respiratório, para fins de comparação, seus pulmões podem abrigar 55 litros de ar, enquanto a capacidade pulmonar de um ser humano é de 6 litros.

Pescoço da Girafa
Pescoço da Girafa

Extras

O padrão de pelagem de uma girafa é exclusivo para cada animal, assim como as impressões digitais humanas e as listras da zebra.

Este animal é muito silencioso e não emite nenhum barulho característico que o ouvido humano possa captar. Isso ocorre porque as girafas se comunicam usando ruídos que são muito baixos para os ouvidos humanos.

Apesar de não parecer, esses animais são muito rápidos graças as suas longas pernas. Elas podem correr em uma velocidade de até 56 km/h em tiros curtos.

Girafas Curiosidades
Girafas Curiosidades

4 espécies de girafas

Cientistas descobriram que existem quatro espécies de girafas, antes era reconhecida apenas uma e mesma parecidas guardam diferenças genéticas. Essas espécies, a princípio, não se reproduzem entre si na natureza.

Os cientistas classificaram as quatro espécies como a girafa do sul (Giraffa giraffa), a girafa Masai (Giraffa tippelskirchi), a girafa reticulada (Giraffa reticulata) e a girafa do norte (Giraffa camelopardalis), esta última inclui a girafa núbia (Giraffa ccamelopardalis camelopardalis) como subespécie.

Giraffa giraffa
Giraffa giraffa

De acordo com Fennessy, o estudo indicou que a girafa núbia nativa da Etiópia e da região sul do Sudão e a primeira a ser descrita pela ciência, há cerca de 300 anos, faz parte da espécie das girafas do norte. Essa descoberta traz impacto importantes para a conservação da biodiversidade além, é claro, de evidenciar a necessidade de mais pesquisas sobre o animal. Os cientistas afirmam que foram feitas relativamente poucas pesquisas sobre esta fauna em comparação com outros animais de grandes proporções como elefantes, leões e gorilas.

Giraffa tippelskirchi
Giraffa tippelskirchi

A Comissão de Sobrevivência de Espécies da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) publicou recentemente uma reavaliação da situação das girafas na Lista Vermelha das espécies, por conta de seu rápido declínio nas últimas três décadas. Fenessy ressalta: “agora que sabemos que são quatro espécies distintas, o estado de conservação de cada uma delas precisa ser redefinido e revisto na Lista Vermelha da IUCN. Trabalhando em colaboração com os governos africanos, o apoio continuado da Fundação pela Conservação das Girafas e seus parceiros podem destacar a importância de cada uma dessas espécies e iniciar um esforço de conservação, além de levantar recursos para melhorar a proteção desses animais. Estimamos, por exemplo, que só tenham restado 4750 indivíduos da girafa do norte na natureza. O número de indivíduos da girafa reticulada não passa de 8700. Como são espécies distintas, elas passam a figurar entre os grandes mamíferos mais ameaçados do mundo”, finaliza.

Fotos de Girafa 

E aí, gostou do artigo? Compartilhe com os seus amigos! Combinado? Saiba que todos os dias aqui no blog tem conteúdo atualizado sobre o mundo animal. Caso você queira receber artigos exclusivos no seu e-mail como este post, é só se inscrever em um campo que fica à sua direita na tela.

Até breve!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *