Home / Informações / Características da Formiga: Corpo

Características da Formiga: Corpo

Formigas, insetos do filo Arthropoda, são alguns dos animais mais populosos da terra. Seus corpos são estruturados para resistir a ataques, inundações e até mesmo o ocasional golpe no piquenique da família. Elas são excepcionalmente fortes para seu tamanho – eles podem levantar 10 vezes seu próprio peso!

Parte do Corpo da Forminga
Parte do Corpo da Forminga

Partes do corpo da Formiga

O corpo da formiga é composto de três partes:

1-a cabeça

2- o tórax ou tronco

3- o abdômen ou metasoma

Os corpos de formigas, como outros insetos, têm um exoesqueleto. Isso significa que seu esqueleto está do lado de fora – não coberto por pele, músculos e tecidos como os humanos.

Corpo da Formiga – Cabeça

Antenas

A cabeça de uma formiga é a capital sensorial do seu corpo.Estão ligados à cabeça da formiga duas antenas, que são muito especiais, pois elas permitem que uma formiga ouça, prove, toque e cheire. As formigas usam suas antenas para se tocarem, que é o modo como elas se comunicam.

Ao contrário de outros insetos, as antenas das formigas são dobradas ao meio.  A cabeça também tem duas pinças fortes que são usadas para transportar alimentos, escavar e defender.

Antenas Formiga
Antenas Formiga

Mandíbulas

As formigas usam suas mandíbulas para cavar, carregar, coletar alimentos e construir ninhos. Dentro da boca há um pequeno bolso onde as formigas podem guardar comida, e inclusive podem dar esse alimento para outras formigas em necessidade.

Olhos

Os olhos de formigas são muito parecidos com moscas com muitos olhos pequenos conectados e juntos. Isso ajuda as formigas a verem o movimento muito bem. A maioria das formigas tem dois olhos proeminentes que contêm centenas de lentes que se combinam para formar uma única imagem no cérebro. No entanto, eles também tem três olhos simples entre os dois olhos maiores chamados ocelli, que detectam luz e sombra.

Olhos Formiga
Olhos Formiga

Corpo da Formiga – Tórax

O tórax, também chamado de mesossoma, compõe o meio do corpo de uma formiga. Está localizado atrás da cabeça e em frente ao abdômen. É um hub poderoso e musculoso. Cada uma das seis pernas articuladas de uma formiga é presa ao tórax. As pernas da formiga são projetadas para correr e a criatura pode correr muito rápido para o seu tamanho.

Duas garras com ganchos no final de cada perna permitem que a formiga agarre, suba e se pendure. Rainhas e machos também têm asas temporárias construídas para voar, no entanto, eles geralmente são arrancados durante ou após o acasalamento.

Corpo da Formiga – Pecíolo

O pecíolo é uma das partes do corpo que distingue as formigas de outros insetos. Encontra-se entre o tórax e o abdômen e permite a flexibilidade das formigas para torcer e enterrar no subsolo. É semelhante à função articular de uma cintura em humanos.

Corpo da Formiga – Abdômen

O abdomên das formigas ou metassoma mantêm seus órgãos vitais e reprodutivos, incluindo um coração que bombeia o sangue incolor e um sistema digestivo usado frequentemente para a regurgitação. Formigas operárias de certas espécies também carregam ferrões nas costas do abdômen para injetar veneno nos inimigos. Elas possuem uma espécie de saco no abdômen que carrega este veneno.

As formigas estão intimamente relacionadas com vespas e outros insetos que picam. Muitos tipos de formigas que possuem ferrão podem causar uma picada muito dolorosa. Esta é uma maneira útil de se defender dos seus inimigos.

Formiga Abdomen
Formiga Abdomen

Corpo da Formiga – Exoesqueleto

Embora não seja tecnicamente uma parte do corpo, o exoesqueleto de uma formiga é uma parte crucial de sua estrutura corporal que a formiga usa como uma armadura. O exoesqueleto da formiga é um revestimento duro e impermeável feito de um material à base de glicose chamado quitina e tem a função de proteger os delicados músculos e o tecido mole de uma formiga.

Como funciona o corpo de uma formiga

As formigas não possuem pulmões e respiram através de minúsculos buracos por todo o corpo, chamados de espiráculos. Eles emitem dióxido de carbono através desses mesmos orifícios.

As formigas tem dois estômagos: um para manter a comida que comem e outro onde guardam comida para o resto das formigas na colônia. O coração é um tubo longo que bombeia o sangue incolor da cabeça por todo o corpo e depois volta para a cabeça novamente. O sistema nervoso das formigas consiste de um longo cordão nervoso que também vai da cabeça aos fundos, com ramificações que levam às partes do corpo, como uma medula espinhal humana.

O tamanho do corpo das formigas corresponde a funções

Formigas operárias executam todos os tipos de trabalhos para sua colônia. Na maioria das espécies, todos os trabalhadores são aproximadamente do mesmo tamanho. No entanto, algumas formigas tem tamanhos diferentes de trabalhadores que desempenham papéis diferentes.

Os trabalhadores menores realizam trabalhos gerais, como cuidar dos jovens, construir e limpar o ninho e coletar alimentos. Os principais trabalhadores são maiores e especializados para executar determinadas tarefas. Por exemplo, grandes trabalhadores chamados soldados, tem cabeças grandes e mandíbulas poderosas usadas para proteger e defender a colônia.

Formiga e Funções
Formiga e Funções

O corpo da formiga rainha 

As formigas-rainhas passam a maior parte de suas vidas dentro do ninho colocando ovos, mas você poderá ver uma delas fora durante a época de acasalamento. As rainhas tem anatomicamente as mesmas partes do corpo que os trabalhadores, no entanto, geralmente são muito maiores que os trabalhadores, e esta possui o sistema reprodutivo da colônia. As rainhas também podem ter asas, mas elas são arrancadas após o acasalamento.

O corpo das formigas gênero masculino

A única vez que você vai encontrar uma formiga masculina é durante o acasalamento, porque eles morrem pouco depois. Como as rainhas, os machos tem asas e mesossomas musculares para voar. Mas os machos geralmente não são tão grandes quanto as rainhas e tem cabeças menores com olhos maiores e antenas mais retas.

Formigas operárias são do gênero feminino

Sim, as formigas que buscam alimentos e que tem a função de operárias dentro de uma colônia são do gênero feminino. É possível notar, pois tanto os machos quanto a rainha são dotados de asas, porém as fêmeas operárias não são. Quando você se depara com uma formiga no chão, quase sempre é uma formiga operária. Trabalhadores são mulheres adultas que não se reproduzem, mas realizam todos os outros trabalhos necessários para manter uma colônia de formigas viva e saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *