Home / Informações / Animais que Começam com a Letra H

Animais que Começam com a Letra H

Hamster Roborovski 

O Hamster Roborovski é de origem asiática e distribui-se pela Mongólia, Cazaquistão, Rússia e China. Seu habitat consiste em regiões arenosas e de pouca vegetação.

Ele é famoso por ser uma das menores espécies de hamster, medindo apenas 5 centímetros de comprimento e pesando 25 gramas. Sua pelagem é em tons de bege e completamente branca na barriga.

Hamster Roborovski 
Hamster Roborovski

Se adulto o Hamster Roborovski já é minúsculo, imagina quando ele acaba nascer. Para você ter uma ideia, um recém-nascido dessa espécie mede o tamanho de um grão de feijão. É só depois de três dias que os bigodes começam a aparecer. Os pelos nascem completamente após 12 dias.

Ele é um dos hamsters mais velozes. Sua expectativa de vida é de aproximadamente três anos, mas em cativeiro ele pode chegar aos cinco anos.

No Brasil, a domesticação do Hamster Roborovski é ilegal. O não cumprimento dessa proibição pode resultar em penalidades previstas nas Leis 5.197/67, 6.938/91 e 9.605/98.

Hipopótamo-comum  

O hipopótamo-comum é um mamífero herbívoro de origem africana. Ele é o terceiro animal terrestre.

Considerado de grande porte, o hipopótamo-comum adulto tem, em média, 3,5 metros de comprimento, 1,5 metros de altura e pesa entre 1,5 e 3,0 toneladas.

Seu corpo tem o formato de barril e praticamente não há pelos. A boca possui uma abertura larga com caninos incrivelmente grandes. As patas desse animal terminam com quatro dedos com membrana interdigital.

Apesar de seu porte robusto, o hipopótamo-comum consegue atingir a velocidade de 30 km/h em curtas distâncias. Esse é um animal bastante agressivo e de comportamento imprevisível e perigoso.

Hipopótamo-comum  
Hipopótamo-comum

As fêmeas atingem a maturidade sexual a partir dos cinco ou seis anos de idade. Já os machos chegam a essa fase após os sete anos. Porém, só costumam acasalar após 13 anos de idade.

A gestação de um hipopótamo-comum dura oito meses. Os filhotes nascem na água e pesam de 25 a 50 kg, medindo cerca de 127 centímetros.

Infelizmente, essa é uma espécie que se encontra- vulnerável à extinção devido à perda dos seus habitats e à caça predatória.

Hipopótamo-pigmeu 

O hipopótamo-pigmeu é consideravelmente menor que o hipopótamo-comum. Ele chega a medir, no máximo, 83 centímetros de altura, 177 centímetros de comprimento e pesar entre 180 e 275 kg. Os machos são pouco maiores que as fêmeas.

A pele dessa espécie é lisa e de coloração bem escura, apresentando um aspecto brilhante e úmido que se deve à produção de uma secreção viscosa que esse animal produz. É essa secreção que o protege dos raios solares e evita o ressecamento da pele.

O hipopótamo-pigmeu prefere habitar locais com vegetação densa e próximos aos rios. Além disso, diferentemente do hipopótamo-comum, essa espécie prefere viver sozinho ou em pequenos grupos (casal e filhotes).

Hipopótamo-pigmeu 

O hipopótamo-pigmeu é rigorosamente herbívoro e de hábitos noturnos. Ele é menos agressivo que o hipopótamo-comum. Ao se sentir ameaçado, ele procura fugir e se esconder na água.

O período de gestação do hipopótamo-pigmeu é de aproximadamente seis meses e meio. O parto ocorre sempre em terra. O filhote nasce com peso de três a seis quilos.

Na natureza, a expectativa de vida está em torno de 40 anos. Porém, em cativeiro, eles podem passar dos 50 anos de idade.

De acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN), o hipopótamo-pigmeu está em perigo de extinção desde 2006.

Hiena-malhada 

A hiena-malhada habita regiões da savana africana. Ela é a maior representante das hienas, medindo até 1,7 metros de comprimento e pesando cerca de 80 kg. As fêmeas são 12% maiores que os espécimes machos.

A hiena-malhada, apesar da fama de carniceira, é considerada um ótimo predador. Elas conseguem perseguir suas presas a velocidades de até 64 km/h e em grupos com cerca de 100 indivíduos. Seu coração “dilatado” permite que elas estendam o tempo de perseguição.

Quando a hiena-malhada se sente ameaçada por um predador, ela consegue se comunicar com outras hienas através de uivos. Já foi comprovado que uma hiena em perigo consegue pedir socorro a mais de 10 km de distância.

Hiena-malhada 
Hiena-malhada

O rosto da hiena-malhada é semelhante ao de um cachorro e suas orelhas são arredondadas. A boca é composta por dentes muito fortes e afiados, ideais para quebrar ossos e roer chifres e cascos. A mordida dessa hiena é umas das mais fortes do reino animal.

A gestação costuma durar 110 dias, resultando em uma ou duas crias. Diferente de outros mamíferos, as hienas nascem com os olhos abertos e dentes afiados como grampos. O leite materno chega a ser 12 vezes mais nutritivo do que o de uma vaca.

As maiores populações de hiena-malhada ocorrem no ecossistema do Serengeti (Tanzânia), no Parque Nacional Kruger (África do Sul) e na Reserva Nacional de Masai Mara (Quênia).

Hadoque  

O hadoque é um peixe de água salgada que habita áreas ao norte do Oceano Atlântico e mares associados. Ele geralmente é encontrado em profundidades que variam entre 40 e 300 metros.

Indivíduos mais jovens preferem as águas mais superficiais, enquanto os mais velhos optam pelas mais profundas. As temperaturas ideais vão de 2º a 10°C.

O hadoque mede de 38 a 69 centímetros de comprimento e pesam entre 900 gramas e 1,8 kg.

O período de reprodução dessa espécie ocorre entre janeiro e junho, atingindo um pico no final de março e início de abril. O local preferido de desova encontra-se na costa do mar da Noruega.

Uma fêmea de tamanho médio produz cerca de 850 mil ovos. Já as de maior porte são capazes de produzir até 3 milhões de ovos por ano.

Hadoque  
Hadoque

O hadoque é um peixe muito popular no norte da Europa, onde é comercializado de diversas formas: fresco, defumado, congelado, seco ou em conserva.

A pesca ocorre durante todo o ano. Alguns dos métodos utilizados são redes de cerco dinamarquesas, arrastões, linhas longas e redes de pesca.

Na América do Norte, a captura comercial de hadoque diminuiu consideravelmente nos últimos anos, mas agora já está se recuperando.

Por se assemelhar ao bacalhau, a carne do hadoque pode ser preparada da mesma forma. Ela é uma excelente fonte de proteínas, vitamina B12, vitamina B6 e selênio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *