Home / Informações / Animais que Começam com a Letra B

Animais que Começam com a Letra B

Baleia-piloto

Baleia-piloto é, na verdade, a designação dada a duas espécies bastante parecidas do gênero Globicephala e que são dificilmente distinguidas no mar: o Globicephala macrorhynchus e Globicephala melaena.

A característica que mais difere essas duas espécies é o comprimento das barbatanas dorsais, que é muito maior na Globicephala melaena.

Esses cetáceos podem ser encontrados em todos os oceanos. Eles vivem em grandes grupos (de 20 a 100 indivíduos) no Atlântico Norte, no Mar Mediterrâneo e no Pacífico, podendo ocorrer também em águas temperadas e subpolares.

A baleia-piloto possui um corpo robusto. Os machos podem chegar a seis ou sete metros de comprimento, enquanto as fêmeas não costumam passar de cinco metros. Já o peso chega facilmente a cinco toneladas.

Baiacu

Baiacu é o nome dado a aproximadamente 150 espécies de peixes que possuem a habilidade de inflar o corpo como mecanismo de defesa.

Esse tipo de peixe é comumente encontrado em toda América do Sul. As diversas espécies distribuem-se em três famílias: Triodontídeos, Tetraodontídeos e Diodontídeos.

Os baiacus podem medir até 60 centímetros de comprimento. As cores desse também variam para cada espécie, o que dificulta a sua identificação quando eles não se encontram inflados.

Normalmente, o baiacu tem a aparência de um grande girino. Seus olhos são esbugalhados e o focinho é alongado.

Beluga

A beluga, apesar de ser chamada de baleia, pertence à família dos golfinhos. Elas habitam as águas geladas do Oceano Ártico e são bastante sociáveis, vivendo em grupos de 30 a 100 indivíduos.

O corpo dos machos é mais alongado que as fêmeas. Enquanto as fêmeas pesam até 1,6 toneladas, os machos pesam de 1,7 a 1,9 toneladas. Ambos os sexos têm de 8 a 10 dentes em cada maxilar.

As belugas não possuem nadadeira dorsal e são capazes de atingir a velocidades de 55 km/h. Além disso, elas são capazes de mergulhar a profundidades de 425 metros.

Cientistas estimam que há cerca de 50 mil belugas em todo o mundo.

Balança-rabo-canela

O balança-rabo-canela é uma espécie rara de beija-flor brasileiro que habita a região de Mata Atlântica.

Essa ave mede aproximadamente 12 centímetros, da ponta do bico até a ponta de sua cauda, e pesa apenas 9 gramas.

O balança-rabo-canela apresenta cores em tons de canela na parte de baixo e esverdeado na parte superior. As penas da sua cauda são cor de bronze com pontas brancas, enquanto os olhos são contornados por uma linha branca bem fina.

Bacurau

O bacurau é um pássaro de hábitos noturnos que pode ser encontrado do sul do México até o norte da Argentina. No Brasil, essa ave é comumente vista na região do cerrado.

O bacurau mede até 28 centímetros de comprimento. O macho pesa de 44 a 87 gramas, enquanto a fêmea entre 43 e 90 gramas.

O macho adulto apresenta coloração marrom-acinzentado. As partes superiores e as asas são tingidas de castanho com manchas em tons de marrom, cinza e branco. As partes inferiores também são castanho-acinzentadas, com marcações marrons e amareladas na barriga e nos flancos.

Durante o voo, o bacurau exibe as pontas escuras das asas e uma ampla faixa branca. Na cauda, as duas retrizes externas apresentam a cor branca. O bacurau apresenta também uma mancha branca na região da garganta.

Babuíno

Os babuínos são animais primatas semi-quadrúpedes. De origem africana, esse animal habita regiões de savana, pastagens e terrenos rochosos.

Eles podem medir até 120 centímetros de comprimento. O focinho dos babuínos é pontudo, seus caninos são grandes, as bochechas são consideravelmente volumosas e as nádegas apresentam calosidades.

Diferentemente dos macacos, os babuínos passam a maior parte do tempo no chão. Eles sabem lutar muito bem e não se intimidam com outros animais, inclusive seres humanos.

Bacalhau

Bacalhau é o nome dado a várias espécies de peixes que apresentam determinadas características em comum.

A espécie mais comum é o Bacalhau do Atlântico (Gadus morhua). Ele habita as costas da Noruega, Islândia, Groelândia, Mar de Barents, Labrador, Terra Nova e Nova Escócia, além das costas americanas.

Outra espécie muito comercializada é a Gadus macrocephalus. Esta habita o Oceano Pacífico na região do Alasca.

No geral, as espécies de bacalhau nadam em águas rasas, podendo ser facilmente encontradas a 35 metros de profundidade.

Em época de reprodução, o bacalhau migra para águas costeiras mais rasas e calmas para poder desovar em locais mais quentes.

Em média, a expectativa de vida do bacalhau varia de 16 a 20 anos. Quando atinge a fase adulta, esse peixe pode chegar a medir 1,50 metros de comprimento e pesar entre 30 e 90 kg.

Búfalo-africano

O búfalo-africano é um bovino que habita regiões de savana em diversos países da África. Embora fisicamente semelhante ao búfalo-comum presente na pecuária do norte do Brasil, este é um animal de maior porte.

A fêmea do búfalo-africano chega a 1,6 metros de altura e pesa cerca de 500 kg a 600 kg. Já o macho consegue ser ainda maior: 1,8 metros de altura e 900 kg.

Ambos os sexos têm chifres, apesar do tamanho e formato ser variável. Nos machos, os chifres são enormes, chegando a atingir até 1,6 metros de comprimento. Nas fêmeas, esses chifres são mais curtos e finos.

Bem-te-vi

O bem-te-vi é, provavelmente, o pássaro mais popular do Brasil. Ele pode ser facilmente encontrado em áreas urbanas e rurais.

Essa ave mede entre 20 e 25 centímetros de comprimento, pesando aproximadamente 60 gramas.

O dorso do bem-te-vi é de cor parda e a barriga de um amarelo vivo. Ele é dotado de uma listra branca no alto da cabeça, acima dos olhos. Sua cauda é preta e o bico é preto, achatado, longo, muito resistente e levemente encurvado. A garganta é branca e o seu topete amarelo só é visível quando a ave o eriça em determinadas situações.

O seu famoso canto trissilábico é a principal característica dessa ave. O som emitido lembra as sílabas bem-te-vi, as quais dão origem ao seu nome.

Bisonte-europeu

O bisonte-europeu é o maior animal terrestre da Europa. Um macho adulto possui cerca de 2,1 a 3,5 metros de comprimento, com a cauda tendo entre 30 e 80 centímetros.

Quando nascem, os bezerros são bastante pequenos, pesando de 15 a 35 kg. Já em fase adulta, o bisonte-europeu pesa entre 400 e 920 kg. Há registros de animais dessa espécie que pesam mais de uma tonelada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *