Home / Informações / Anaconda

Anaconda

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Reptilia

Ordem: Squamata

Subordem: Serpentes

Família: Boidae

Género: Eunectes

Nome Científico: Eunectes murinus

Anaconda
Anaconda

A Anaconda é um réptil que habita as regiões alagadas da América do Sul, em países como Colômbia, Venezuela, Guianas, Equador, Peru, Bolívia e Brasil.

Muito famosa pelo seu tamanho, a Eunectes murinus é uma espécie bastante conhecida em todo o mundo.

Hoje vamos conhecer uma pouco mais sobre esse gigante da Amazônia.

Preparado? Então vem com a gente!

Eunectes murinus
Eunectes murinus

Características da Anaconda

A Anaconda é a serpente mais pesada e uma das mais longas do mundo. Seu comprimento pode chegar a 5,2 metros. Porém, já foram relatadas espécimes medindo até 10 metros.

Uma Anaconda adulta pode pesar de 30 a 70 kg. O seu tamanho e peso garantem a ela o título de maior serpente nativa das Américas.

O espécime verificado mais longo e mais pesado foi encontrado pelo Dr. Jesús Antonio Rivas. Tratava-se de uma fêmea com 5,2 metros de comprimento e que pesava 97,5 kg.

O padrão de cor da Anaconda consiste em um fundo verde-oliva coberto com manchas pretas ao longo do comprimento do corpo. A cabeça é estreita em comparação com o corpo, geralmente com tiragem distinta de laranja-amarelado de cada lado. Os olhos estão posicionados no alto da cabeça, permitindo que a cobra veja a superfície sem expor o corpo enquanto nada.

Características da Anaconda
Características da Anaconda

Alimentação da Anaconda

Por serem consideravelmente grandes, as Anacondas se alimentam de presas dos mais variados portes: peixes , pássaros, ratos, antas, cervos, capivaras, onças, etc.

O canibalismo entre as Anacondas também é conhecido. A maioria dos casos registrados envolve uma fêmea maior consumindo um macho menor.

Embora o motivo exato para isso não seja exato, os cientistas citam várias possibilidades, como  possibilidade de uma Anaconda fêmea precisar de uma nutrição adicional após a reprodução para se sustentar durante o longo período de gestação. O macho, então, por estar mais próximo, se torna uma presa fácil.

Há muitas histórias locais e lendas que relatam que a anaconda também se alimenta de humanos, mas há poucas evidências concretas de que isso ocorra de fato.

Alimentação da Anaconda
Alimentação da Anaconda

Reprodução da Anaconda

A Eunectes murinus é uma espécie solitária até chegar a época de acasalamento, que ocorre durante a estação chuvosa e pode durar vários meses, geralmente de abril a maio.

Durante esse período, são os machos que vão de encontro às fêmeas, as quais estabelecem uma trilha de feromônios para que eles possam seguir.

Há também uma teoria de que a fêmea libera um estimulante no ar. Essa ideia se apoia em observações feitas por estudiosos em que as fêmeas permaneciam imóveis enquanto muitos machos se aproximavam dela, porém, ainda não é claro para os cientistas como os machos dessa espécie rastreiam o “perfume” das fêmeas. 

É comum que o macho se reproduza com a mesma fêmea, mas isso não é uma regra. Outra coisa que acontece muito é quando um grupo de até 12 machos se envolve na mesma fêmea para tentar copular. Eles chegam a permanecer nessa posição por duas a quatro semanas.

Anaconda Curiosidades
Anaconda Curiosidades

Durante o acasalamento, os machos se esfregam nas fêmeas. Eles pressionam agressivamente suas regiões cloacais contra o corpo da fêmea.

O clímax do acasalamento acontece quando o estímulo dos machos induz a fêmea a elevar sua região cloacal, permitindo que as cloacas dela e do macho se movam. O macho, então, enrola sua cauda ​​cercando a fêmea e eles copulam.

O homem mais forte e maior costuma vencer a briga pela fêmea. No entanto, elas são fisicamente muito maiores e mais fortes que eles, podendo escolher com qual macho quer acasalar. O cortejo e o acasalamento ocorrem quase exclusivamente na água.

Gestação

Gestação da Anaconda
Gestação da Anaconda

O acasalamento é seguido por um período de gestação que dura cerca de seis a sete meses. As fêmeas geralmente dão luz a cerca de 20 a 40 filhotes e, após o parto, elas podem perder até metade do peso corporal.

Os recém-nascidos têm cerca de 70 80 centímetros de comprimento e não recebem cuidados parentais. Devido ao seu tamanho pequeno, eles muitas vezes se tornam presas de outros animais. Quando sobrevivem, eles crescem rapidamente até atingir a maturidade sexual em seus primeiros anos.

Quando não há machos disponíveis para reprodução, é possível que ocorra partenogênese. Ou seja, geração a partir de um óvulo não fecundado. Em 2014, o West Midlands Safari Park anunciou que uma Anaconda fêmea, mantida em cativeiro com outra fêmea, tinha dado luz a três filhotes.

Curiosidades sobra a Anaconda

Ossos de Anaconda
Ossos de Anaconda
  • O nome científico da Anaconda é derivado do grego (Eunectes) e significa “bom nadador”. Já o nome murinus deriva do latim e significa “de camundongos”, em referência a sua alimentação.
  • Em terra, as Anacondas são muito lentas devido ao seu tamanho. Mas, na água, elas são capazes de alcançar altas velocidades.
  • Essa serpente já foi exaustivamente retratada no cinema. A obra mais famosa foi “Anaconda”, de 1997 e estrelada por Jennifer Lopez.
  • As Anacondas também inspiraram obras da literatura. No romance de Mathias Bradley, “Anacondas: The Terror of the Amazon Rainforest”, anacondas híbridas escapam de uma instalação de pesquisa na floresta amazônica e entram em contato com um produto químico tóxico que faz com que elas se transformem em monstros gigantescos.

  • As Anacondas também recebem outros nomes: sucuri, sucuriú, sucuriju, sucuruju, sucurijuba, sucurujuba, boiaçu, boiguaçu, boiuçu, boioçu, boiçu, boiuna, boitiapoia, arigboia e viborão.
  • Geralmente, as Anacondas evitam contato com humanos e, quando se sentem ameaçadas, o máximo que pode acontecer é elas reagirem com uma mordida na pessoa.
  • Extremamente raros são os casos de pessoas que chegam a ser ingeridas. Isso só acontece quando o animal está com muita fome.
  • Elas vivem submersas a maior parte do tempo, pois é na água que elas são mais rápidas. Isso facilita a captura de suas presas.
  • Uma recompensa de $ 50.000 em dinheiro é oferecida para qualquer pessoa que conseguir capturar uma anaconda de 30 pés (9,1 metros) ou mais. Porém, o prêmio ainda não foi reivindicado.
  • Os principais mecanismos de defesa incluem: dar botes para manter o agressor longe e proteger a própria cabeça enrolando o seu corpo em volta.

Fotos de Anaconda 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *