Home / Curiosidades / Simbologia da Serpente

Simbologia da Serpente

Serpente. Aqui no blog já trazemos vários conteúdos sobre esse incrível réptil, como Características da Serpente e para ampliar os seus conhecimentos separamos hoje os simbolismos que o envolvem.

Rejuvenescimento

As serpentes ou cobras como são popularmente conhecidas, sofrem um processo natural de descamação ou troca de pele. Esse evento é algo que chama muita atenção e a associa ao rejuvenescimento, algo muito almejado pelos seres humanos.

Simbologia da Serpente
Simbologia da Serpente

Personificação do mal

Alguns consideram a serpente com a personificação do mal. Na tradição Cristã Satã a com o intuito de incentivar Eva a desobedecer à ordem de Deus e comer o fruto proibido: a maçã. Eva sucumbiu aos direcionamentos da serpente e junto a Adão foram expulsos do Paraíso. Deste modo, a serpente também é a representação da enganação, traição e tentação. É comum também no mito do Éden a associação da mulher com a sedução.

Serpente Satanismo
Serpente Satanismo

Oroboro

Outro símbolo a ela associado é Oroboro ligado a alquimia e representa uma serpente ou dragão que morde a própria cauda. O nome vem do grego que significa, oura “cauda” e boros “devora”, significando “aquele que devora a própria cauda” e indica eternidade, continuidade.

Oroboro Serpente
Oroboro Serpente

Oxumaré

O orixá da Umbanda Oxumaré pode ser representado pela serpente que morde a própria cauda, simboliza riqueza, fortuna, continuidade. Por isso, seus filhos usam colares de búzios entrelaçados formando as escamas de uma serpente.

Oxumaré Serpente
Oxumaré Serpente

Árvore da vida

A serpente traz várias contribuições positivas, uma delas é a associada à árvore da vida, ligando-se a bondade, renascimento, poderes curativos, regenerativos.

Árvore da vida Serpente
Árvore da vida Serpente

Energia vital

O Hinduísmo é uma das tradições religiosas mais antigas e oficial da Índia, a serpente nessa religião associa-se a Kundalini, ciência milenar sobre a arte de lidar com a expansão da consciência, acordando e fazendo subir a Energia Kundalini pelo canal da espinha vertebral, em forma de uma serpente enrolada como um espiral subindo até a cabeça. Os centros de energia atingidos se chamam chakras, a Energia Kundalini mistura-se ao Prana (energia cósmica), ao Apana (energia de eliminação) gerando uma pressão que força a subida de Kundalini através da coluna utilizando-se Pranayamas (exercícios respiratórios), Bhandas (contrações corporais), Kryias (jogos de exercícios), Asanas (posturas), Mudras (dedos, braços, gesticulação com as mãos) e Mantras (palavras cantadas).

Hinduísmo Serpente
Hinduísmo Serpente

O resultado disso tudo é o contato com a energia da força vital que possui o propósito de cura. O seu íntimo entra em contato com o seu eu superior e a consciência cósmica. Também apresenta-se no Xamanismo, prática espiritual, médica e filosófica milenar, apesar de muitos a associarem aos índios que preservaram esta tradição, sua origem relaciona-se a Era Paleolítica, período que os homens viviam nas cavernas. A prática xamânica engloba atos de cura, estados de transe, interação entre os corpos do xamã, participantes, espíritos e criaturas míticas, animais e etc. A serpente nesse contexto significa cura, sabedoria, psiquismo, regeneração. A descamação das serpentes interliga-se ao desprendimento das ilusões, limitações, uso pleno da vitalidade, desejos, totalidade no ser humano.

A serpente, milenarmente, associa-se as escolas de misticismo e ocultismo antigas ou contemporâneas indicando o emblema da força energética e da sabedoria. No Egito a serpente aparece na coroa do faraó e demais impérios representando o eu interior oculto que designa a mente, o inconsciente, subconsciente.

Misticismo Serpente
Misticismo Serpente

O Xamanismo Ancestral associa a serpente a cura, um ser com capacidade para devorar doença, tumores, patologias, isso porque o corpo desse réptil não é vulnerável as mesmas doenças que os seres humanos. Outro ponto muito interessante é o seu veneno, embora muito tóxico, é útil a produção de vários tipos de remédios.

Serpente e sonho

O sonho para grandes estudiosos é uma realização disfarçada de algum desejo, uma forma de se acessar a mente inconsciente. O sonho também é usado para organizar pensamentos e memórias e abrir espaço para novas informações, também é uma forma de ensaiar o que precisa- se viver na vida real. Portanto, o sonho é mais profundo e para compreendê-lo é necessário ir ao caso a caso. Porém, alguns significados são atribuídos ao se sonhar com a serpente. São eles: um anúncio de uma etapa de enfrentamentos com o seu próprio eu. Surgimento de experiências mais desagradáveis, mas que no final serão vencidas e um grande aprendizado será tirado. Ou que algo importante aparecerá e para conectar-se com isso precisará renunciar a prazeres. Os problemas serão solucionados, porém apenas com o uso da tranquilidade que o ajudará a captar os sinais da vivência diária.

Serpente e sonho
Serpente e sonho

Horóscopo chinês

O horóscopo chinês é um dos mais antigos do mundo e tem a cada ano um animal associado: Rato, Búfalo, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco. Ressaltam-se na lenda que Buda fez um banquete e convidou todos os animais, porém apenas 12 compareceram. Para mostrar a sua gratidão ele os homenageou atribuindo um ano a cada animal. A astrologia chinesa tem esses 12 animais como signos e associado a data do nascimento dizem muito sobre uma pessoa, seus traços da personalidade, caráter. Cada animal tem uma associação de cores, estações, forças e fraquezas.

Horóscopo chinês Serpente
Horóscopo chinês Serpente

Como vocês viram a serpente integra a astrologia chinesa, os nativos que possuem esse animal como signo terão as seguintes características: possuem uma sensualidade aflorada, são muito afetuosos no trato com as pessoas, por isso são pessoas agradáveis e procuradas. São exigentes, buscam tolerância em suas relações, pois necessitam sentirem-se com espaço para trilhar novos caminhos. Possuem uma intuição muito aguçada, o que as tornam excessivamente perceptivos e receptivos, captando as intenções alheias, contudo, nem sempre as interpretam corretamente ou ficam atentas a elas e isso os impossibilita ver as intenções ocultas. São excelentes trabalhadores, pois sabem obter a informação ou aquilo que querem a fundo. Dominá-lo é uma questão delicada, pois de acordo com a sua natureza e a simbologia no horóscopo chinês, a serpente caminha de cabeça erguida e jamais dobra a espinha. É uma pessoa teimosa, e isso é muitas das vezes compreendido como orgulho próprio.

Signo Serpente
Signo Serpente

E aí, gostou? Compartilhe! Combinado? Saiba que todos os dias aqui no blog tem conteúdo atualizado sobre o mundo animal. Caso você queira receber artigos exclusivos no seu e-mail como este post, é só se inscrever em um campo que fica à sua direita na tela. Antes de fechar esse post, sugiro que você deixe sua opinião, sugestão ou exponha alguma dúvida logo abaixo, nós com certeza leremos todos os comentários e responderemos.

Um abraço! Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *