Home / Curiosidades / Diferença Entre Sapo e Rã

Diferença Entre Sapo e Rã

Você provavelmente já se perguntou qual a diferença entre o sapo e a rã, correto? Em uma rápida pesquisa na internet você facilmente encontra a informação que são animais totalmente diferentes e que é fácil identificar qual é qual por uma série de diferenças físicas.

Essa informação não está totalmente errada, mas a verdade é que a resposta é um pouco mais complexa que isso. Como sabemos, todas as espécies de animais estão divididas de acordo com determinadas características, através da taxonomia.

Sapos, Pererecas e Rãs
Sapos, Pererecas e Rãs

Sendo assim, tanto os sapos quanto as rãs são membros da mesma classe, ou seja, ambos são anfíbios, o que significa, entre outras coisas, que são animais que passam o primeiro estágio na água e o restante de vida na terra.

Além disso, também pertencem à mesma ordem Anura, o que significa que compartilham inúmeras características semelhantes, além da ausência da cauda. Existem centenas de espécies dentro dessa ordem, sendo que algumas possuem características diferentes, o que gerou essa diferenciação popular entre sapos e rãs.

De modo geral, essa distinção se refere à família ranidae, considerada a família das verdadeiras rãs e a família bufinidae, considerada a família dos verdadeiros sapos, mas existem várias espécies espalhadas em outras famílias que são denominadas sapos ou rãs, mas apresentam características diferenciadas da explicação usual da diferença desses animais.

Um exemplo é o sapo-barriga-de-fogo (Bombina bombina) que, apesar de ser chamado de sapo, possui hábitos aquáticos e apresenta, inclusive, membrana entre os dedos da pata traseira, características direcionadas para o que chamamos de rãs.

Com isso, queremos explicar que existem diferenças significativas entre a família Bufinidae e Ranidae, as quais iremos mencionar, mas que essas características não são válidas para todos os animais denominados sapos e rãs, principalmente porque não existe base taxonômica dessa divisão.

Principais Diferenças Entre Sapos, Rãs e Pererecas
Principais Diferenças Entre Sapos, Rãs e Pererecas

Diferença de Habitat

Ambos vivem próximo de áreas com a presença de água, como lagos, rios ou córregos, uma vez que dependem da água para depositar seus ovos.

A diferença é que enquanto as rãs passam o maior tempo em meio aquoso, sendo inclusive mais rápidas dentro d’água, o sapo fica em meio terrestre, indo para o meio aquoso somente no período de reprodução, ou seja, para depositar seus ovos.

Habitat dos Sapos e Rãs
Habitat dos Sapos e Rãs

Diferenças Físicas

As rãs possuem um porte mais atlético, com um corpo magro e longas pernas, sendo que as traseiras podem ultrapassar o tamanho do corpo. Essa característica é fundamental para os longos saltos que esse animal costuma apresentar, chegando a uma distância de 1,5 metros e uma altura de 70 centímetros.

Os sapos, mais desengonçados, possui patas curtas e um corpo achatado e gorducho. São mais lentos e seus saltos se limitam a pequenas distâncias próximo do chão, sendo que podem se arrastar em algumas situações.

Como é característico de animais que vivem em meio aquoso, as rãs apresentam membranas entre os dedos nas patas traseiras, sendo que algumas podem apresentar essa característica também nas patas da frente. Por sua vez, nos sapos todos os dedos são perfeitamente separados, afinal é um animal de meio terrestre.

Sapo Físico
Sapo Físico

A pele da rã é úmida e lisa, garantindo, em alguns casos, um aspecto brilhante. Já os sapos apresentam uma pele seca, áspera e com saliências semelhantes a verrugas. Além disso, atrás dos olhos apresentam glândulas parótidas, que soltam um líquido tóxico, que varia a gravidade de acordo com cada espécie.

A rã verdadeira, ou seja, da família ranidae, não apresenta tal característica, servindo inclusive como fonte de alimentação para o homem, já que a carne de algumas espécies são uma iguaria apreciada. Vale mencionar que algumas espécies denominadas rãs de outras famílias podem apresentar veneno.

Por fim, uma característica de todos os membros da família bufinidae, ou seja, dos sapos, é a ausência de dentes, enquanto praticamente todos os outros anuros os possui.

Rã Animal
Rã Animal

Diferença Reprodutiva

Apesar de ambos depositarem seus ovos em meio aquoso, a rã coloca os ovos em forma de cachos ou aglomerados, com uma espécie gelatinosa ao redor. Os sapos, por sua vez, depositam seus ovos em forma de fileira ou linha reta, geralmente em folhas de plantas aquáticas.

Evidentemente apresentam algumas outras diferenças morfológicas, mas essa é a diferenciação perceptível entre sapos e rãs, ou seja, entre a família Ranidae e a família Bufonidae.

Reprodução dos Anfíbios
Reprodução dos Anfíbios

Novamente frisamos que essa diferenciação é popular e que de maneira científica a divisão desses animais não ocorre dessa forma. E se por ventura restou alguma dúvida, é só deixar nos comentários que teremos o prazer em esclarecer. Também estamos abertos para críticas, elogios e sugestões.

Fotos de Sapos

Fotos de Rãs 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *