Home / Curiosidades / Curiosidades Sobre o Avestruz

Curiosidades Sobre o Avestruz

Vocês já devem ter ouvido dizer ou presenciado em desenhos animados que o avestruz enterra a cabeça quando esta com medo, né! Pois saiba que isso é apenas um mito e deste modo acontece apenas nos desenhos animados. Logo abaixo explicamos o porquê desse comportamento e apresentamos 20 curiosidades sobre essa ave. Confiram!

Avestruz
Avestruz
  1. O avestruz é a maior ave que existe, porém ele não voa, logo, não tem peitorais desenvolvidos como um pato ou uma galinha. Deste fato decorre uma importante peculiaridade produtiva do avestruz: a maior quantidade de carne produzida não estará no peito, mas nas coxas, já que se trata de animal corredor. As suas asas servem para protegê-lo e ajudam- o a se equilibrar quando corre.
  1. Existe apenas uma espécie de avestruz, ela origina-se da África, onde a ave vive nas savanas e estepes. Possui uma grande resistência e se adapta a vários climas, por isso foi levada para várias partes do mundo, inclusive o Brasil.
Avestruz na África
Avestruz na África
  1. O avestruz é um grande adorador do calor. Ele consegue suportar temperaturas muito altas, de cerca de 55 graus centígrados.
  1. O alimento preferido do avestruz é um besouro que tem cor de metal. Por isso, tudo o que brilha chama a atenção dele e pode acabar comendo pregos, relógios e outros objetos por engano.
  1. O avestruz também engole areia e pedregulhos. Ele têm dois estômagos. Um deles digere os alimentos pela ação de enzimas. No outro, os pedregulhos ajudam a triturar o que não foi dissolvido pelas enzimas. O seu aparelho digestivo é semelhante ao dos ruminantes, portanto, não possui papo, têm 2 estômagos, 2 cecos, longo intestino grosso, digestão bacteriana.
Avestruz e Filhote
Avestruz e Filhote
  1. Essa ave adora comer e por isso costuma colocar a cabeça em buracos apenas para vasculhar o terreno e apanhar com o bico tudo aquilo que achar interessante, o que de acordo com o nivelamento do terreno nos da a impressão de que ele esta com a cabeça enterrsada. Portanto, ela não faz isso por ser tímida, isso não passa de um mito e só acontece em desenhos animados.
  1. O avestruz é gigante, mas tem a cabeça bem pequena. Tanto que os olhos dessa ave são maiores do que o cérebro. As pernas são musculosas e dão chutes fortes nos inimigos. Os pés têm dois dedos, apenas um deles com unha.
Cabeça de Avestruz
Cabeça de Avestruz
  1. Há dimorfismo sexual na espécie, o avestruz macho é maior do que a fêmea. Machos e fêmeas apresentam plumagem diferente, majoritariamente cinzenta nas fêmeas e preta e branca nos machos. Esta ave tem audição e visão muito apuradas. A avestruz é omnívora, a sua dieta é composta por sementes, folhas, ervas e, ocasionalmente, insetos e pequenos invertebrados. A fêmea faz o ninho, bota aproximadamente 50 ovos, 2 por semana, e choca-os durante o dia. À noite, é a vez de o macho aquecer os ovos com o corpo.
  1. O ovo de avestruz é o maior que existe. Pesa quase 1 quilo e meio e seu tamanho corresponde a 25 ovos de galinha. A casca é tão grossa que é usada por alguns povos para carregar água e comida.
  1. O filhote de avestruz nasce depois de 40 dias em que o ovo é chocado, aquecido pelo corpo dos pais. Com 1 dia de vida ele já deixa o ninho e com 1 ano já está do tamanho de um avestruz adulto.
Ovo de Avestruz na Comida
Ovo de Avestruz na Comida
  1. Podemos incluir o avestruz no grupo das “ratitas”, aves corredoras de grande porte (como a Ema e o Casuar). O termo “ratitas” vem do latim, significando “jangada”. O esterno dessas aves é plano, desprovido de carena, ao contrário das aves voadoras. A carena, nas aves voadoras, é sede de inserção dos potentes músculos peitorais. A ema é um parente próximo. Você pode ler mais sobre ela aqui.
  1. O avestruz é capaz de ficar até 8 dias sem beber uma única gota de água. Essa habilidade é semelhante ao camelo que também vive em regiões extremamente calorosas.
  1. A ave é uma corredora em excelência, atinge em média de 70 Km/h em tiros curtos e 50 Km/h em corridas de fundo.

  1. Além de grande ela é incrivelmente forte. Caso dê uma patada em alguém pode até quebrar um osso humano.
  1. Nos Estados Unidos e Inglaterra é comum corridas de avestruzes tamanha é a vocação para velocista.
  1. Os antigos Egípcios criavam avestruzes devido ao seu interesse nos seus ovos, cada um dos quais leva cerca de duas horas para cozinhar. As suas penas também são preciosas e utilizadas há muito tempo, cerca de cinco mil anos como adorno.
  1. O avestruz é a única ave do mundo que só tem dois dedos em cada pata. A maioria das aves possui quatro, e a ema, sua parente da América do Sul, tem três dedos em cada pata.
Curiosidades do Avestruz
Curiosidades do Avestruz
  1. Por causa da carne e das penas, principalmente as grandes plumas brancas das asas e da cauda, o avestruz foi tão caçado que acabou extinto na Ásia e em várias regiões na África.
  1. África, Europa, Ásia, Oceania e Brasil. Nesses lugares existem criações de avestruzes, já os avestruzes em liberdade só existem em alguns lugares do sul e oeste da África.
  1. As avestruzes é uma espécie gregária, portanto vive em grupos constituídos por machos e fêmeas. Na época do acasalamento, o macho protagoniza uma parada nupcial para atrair o maior número de fêmeas que conseguir (geralmente três ou quatro). E executa uma espécie de coreografia que inclui a flexão das patas, acompanhada pelo agitar das longas penas brancas das asas, acompanhado por movimentos rítmicos do pescoço. A fêmea escolhe o que considera ser o melhor macho com base na atuação e no ninho por ele construído (uma depressão cavada no solo). Neste ninho são depositados os ovos de todas as fêmeas que escolheram o macho em questão.

Fotos de Avestruzes

E aí, gostou? Compartilhe como seus amigos! Combinado? Antes de fechar esse post, sugiro que você deixe sua opinião, sugestão ou exponha alguma dúvida logo abaixo, nós com certeza leremos todos os comentários e responderemos. Saiba que todos os dias aqui no blog tem conteúdo atualizado sobre o mundo animal. Caso você queira receber artigos exclusivos no seu e-mail como este post, é só se inscrever em um campo que fica à sua direita na tela.

Até breve!

2 comentários

  1. Boa tarde gostaria de saber o preço dos ovos de avestruz

  2. Guilherme Del' Boccio

    Quantas penas tem um avestruz?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *