Home / Curiosidades / Curiosidades Sobre as Abelhas

Curiosidades Sobre as Abelhas

As abelhas são insetos incríveis e cheios de peculiaridades. Logo abaixo selecionamos 40 curiosidades sobre elas. Confiram!

Nome Científico da Abelha

Anthophila

Integrantes da Colméia
Integrantes da Colméia
  1. Mesmo que voe 2 km longe da colmeia, a abelha nunca erra o caminho de volta.
  1. Uma única abelha visita cerca de 10 flores por minuto podendo chegar a 40 mil por dia.
  1. Para produzir 1 kg de mel as abelhas precisam visitar em torno de 5 milhões de flores.
  1. O mel nada mais é do que vômito de abelha, pois ao colhê-lo o guarda no sistema digestório e misturado a enzimas que o transformam em mel.
  1. A colmeia é formada por uma rainha, 400 zangões e 10.000 a 80.000 operárias.
Curiosidades da Abelha
Curiosidades da Abelha
  1. Se o espaço da colmeia chega ao limite, a rainha lidera as operárias para outro lugar e uma nova colmeia é construída.
  1. As abelhas escolhidas para serem rainhas são nutridas com um alimento especial denominado de geleia real.
  1. A rainha bota cerca de 2.500 ovos por dia e é quase 2 vezes maior que a operária.
  1. Os zangões nascem de ovos não fertilizados da rainha, eles são expulsos da colmeia em dois momentos: na época de acasalamento e morrem em decorrência do frio ou fome, mas também quando não conseguem fecundá-la.
  1. Os zangões não possuem ferrão e são maiores e mais fortes do que as operárias. Os únicos indivíduos que se reproduzem na colmeia são a rainha e os zangões.
Abelha
Abelha
  1. A rainha chega a viver até 5 anos, já uma operária pode viver no máximo por 48 dias.
  1. As abelhas morrem após picar alguém, isso acontece porque parte do abdômen do inseto é arrancado junto com o ferrão.
  1. As abelhas mais perigosas do mundo são as africanas. Há relatos que no continente americano elas já fizeram mais de mil vítimas fatais nas últimas cinco décadas.
  1. As abelhas africanas atacam imediatamente quando uma pessoa se aproxima da colmeia. Ao atacarem, elas são capazes de perseguir a vítima por 1 km.
  1. As abelhas encontradas no Brasil são descendentes do cruzamento da abelha africana com a europeia.
Abelha Africanizada
Abelha Africanizada
  1. O mel tem um decomposição demorada, foram encontrados potes de mel ainda preservado em sítios arqueológicos com mais de 3 mil anos. Essa demora na decomposição acontece por dois motivos: a alta taxa de açúcar, em torno de 90 % e, principalmente, a baixa quantidade de água cerca de 17 %.
  1. Para fabricar meio quilo de mel são necessárias mil abelhas trabalhando durante toda a vida. Falando em mel, esse inseto é o único que produz alimento um “não exótico” consumido pelo homem.
  1. As asinhas das abelhas durante o voo batem aproximadamente 11.400 vezes por minuto, produzindo um típico zumbido possível de ser ouvido quando elas se aproximam. O famoso “ZZzzzzZZZ”.
  1. As abelhas exercem uma comunicação entre si por meio de uma dança, neste momento elas transmitem informações sobre a localização e distância das flores de determinada área.
  1. Uma abelha em média produz aproximadamente 1/12 de uma colher de chá de mel em toda a sua vida.

  1. Há uma troca de conhecimento entre as colmeias, as abelhas mais experientes ensinam as mais jovens a produzir mel.
  1. São as fêmeas que produzem os ferrões e não os zangões.
  1. Um humano picado por uma abelha poderá morrer se receber em média 1.100 picadas.
  1. Uma abelha rainha pode pôr cerca de 200 mil ovos ao ano.
  1. As abelhas operárias em média sobrevivem durante 4 semanas durante o verão ou na primavera, e até 6 semanas no inverno.
Abelha Rainha e Operárias
Abelha Rainha e Operárias
  1. A colônia possui um odor específico para que as abelhas possam identificá-lo e não errar o “endereço”.
  1. As abelhas rainhas vivem entre os 2 a 3 anos.
  1. A abelha rainha é o único ser sexualmente desenvolvida na colmeia.
  1. O mel é o único alimento que possui todas as substâncias necessárias para a sustentação da vida, como vitaminas, água e enzimas, além de conter um relevante antioxidante – a pinocembrina – associado ao bom funcionamento cerebral.
  1. Quando o inverno chega, as abelhas se concentram em um grande grupo na colmeia para se manterem aquecidas e protegerem a rainha. Nos meses mais quentes alimentam-se do mel que produziram.
Abelha Rainha ou Pássaro?
Abelha Rainha ou Pássaro?
  1. 20 km por hora. Essa é a velocidade que uma abelha pode alcançar diariamente.
  1. Uma abelha operária “empenhada” pode chegar a visitar 2 mil flores em um único dia.
  1. O cérebro das abelhas é do tamanho de um gergelim, porém esses insetos possuem uma capacidade de memória incrível e são capazes de realizar cálculos complexos relacionados com distâncias percorridas e a disponibilidade de alimento de determinada área.
  1. O acasalamento ocorre entre a rainha e aproximadamente 17 zangões no período de 1 a 2 dias. O esperma é armazenado em uma estrutura chamada “espermateca”, após isso ela não volta a acasalar novamente e usa o esperma reservado para produzir novas abelhinhas.
  1. A abelha tem 5 olhos.
Abelha Desenho
Abelha Desenho
  1. A abelha possui uma ferroada muito dolorosa, a sensação é semelhante a levar um choque de alta voltagem.
  1. As abelhas são incapazes de perceber a cor vermelha, percebendo as cores azul violeta, azul verde, amarelo e laranja. Os seus olhos compostos, um de cada lado da cabeça de superfície hexagonal, permite uma visão panorâmica dos objetos afastados, aumentando-os 60 vezes.
  1. O único alimento da abelha rainha durante toda a sua vida é a geleia real. A partir do nono dia, ela encontra-se preparada para realizar o seu voo nupcial, quando será fecundada pelos zangões.
  1. Apenas as abelhas fêmeas trabalham, os machos podem entrar em qualquer colmeia ao contrário das fêmeas. A sua única missão é fecundar a rainha, esta voa e é fecundada pelo macho que conseguir alcançá-la, esse voo se chama: voo nupcial. Depois de cumprirem essa missão, eles não são mais aceitos na colmeia.
  1. O mel foi usado para tratar as feridas dos soldados durante a Primeira Guerra Mundial, ele consegue atrair e absorver a umidade, tornando-se um poderoso agente de cura.

Fotos de Abelha

E aí, gostou? Compartilhe com os seu amigos! Combinado? Saiba que todos os dias aqui no blog tem conteúdo atualizado sobre o mundo animal. Caso você queira receber artigos exclusivos no seu e-mail como este post, é só se inscrever em um campo que fica à sua direita na tela. Antes de fechar esse post, sugiro que você deixe sua opinião, sugestão ou exponha alguma dúvida logo abaixo, nós com certeza leremos todos os comentários e responderemos.

Aproveite! Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *