Home / Curiosidades / Curiosidades do Guepardo

Curiosidades do Guepardo

Também conhecido como chita, o guepardo (Acinoyx jubatus) é um animal com grande prevalência nos continentes asiático e africano. É capaz de mover-se a altas velocidades, em média 112 Km, e, por isso, é considerado o animal terrestre mais rápido de todos.

Algumas adaptações anatômicas favorecem o alcance de altas velocidades, assim como a cabeça pequena e em formato aerodinâmico, as ranhuras nas almofadas das patas, a flexibilidade da coluna vertebral, a longa cauda (que favorece estabilidade durante as curvas), as patas retráteis, dentre outras.

Neste artigo, além dessas, você conhecerá outras curiosidades do Guepardo, que convenhamos dizer é um animal fascinante e estrela dos documentários.

Então, venha conosco e boa leitura.

Curiosidades do Guepardo: Etimologia do Nome

A palavra “chita” deriva do sânscrito é quer dizer “salpicada de manchas”. Por sua vez, “guepardo” é uma variação do latim ocidental para a palavra “gato-pardo”.

Curiosidades do Guepardo: Aspectos Evolutivos

Atualmente há uma subespécie de guepardo asiático e quatro africanas. Acredita-se que, durante o período Mioceno (compreendido de 26 milhões a 7,5 milhões de anos atrás), esses felídeos evoluíram na África, migrando para a Ásia posteriormente.

Algumas espécies extintas datam do período Plioceno (a exemplo do Acinonyx pardinensis e Acinonyx kurteni) e do período Pleistoceno Médio (a exemplo do Acinonyx intermedius).

Curiosidades do Guepardo: Você sabia que o guepardo-asiático tem diferenças anatômicas em relação ao guepardo africano?

É isso mesmo. O guepardo asiático tem uma cabeça menor, pelagem mais espessa, pescoço mais marcante e pernas mais curtas.

Curiosidades do Guepardo: Comunicação Através de Sons Vocalizados

Alguns felinos são capazes de rugir, porém esse não é o caso do guepardo. As vocalizações descritas na literatura são rosnado, ronrono, pios (ou gorjeios) e combinações vocais que expressam hostilidade.

Quando um guepardo se sente ameaçado ou quer se proteger, ele pode adotar duas alternativas, ou corre ou rosna. Uma situação contrária equivale ao ronrono, expresso em situações nas quais o animal se sente feliz e confortável, como, por exemplo, quando o filhote está perto da mãe.

Situações sociais de bando podem estar acompanhadas de sons como a gagueira. Esse som expressa interesse e apaziguamento, também pode ser útil quando há desejo de acasalamento.

Os pios são caracterizados por sons de alta frequência acústica, utilizados pela fêmea com frequência, quando a mesma quer localizar os seus filhotes. Da mesma forma, os filhotes podem  emitir esse som para localizar a mãe.

Para expressar hostilidade, a vocalização é um pouco mais complexa. Nesses casos, há uma combinação de rosnados, gemidos, assobios, e um som semelhante a um grito. Também pode ocorrer movimentação de batida das patas dianteiras no chão.

Curiosidades do Guepardo: Velocidade Recorde Registrada em Corrida

Há muita divergência entre os biólogos e pesquisadores da vida animal, a respeito da velocidade máxima que o guepardo é capaz de alcançar. Sendo que, consensualmente, a média fica estabelecida em 112 Km/h.

Houve uma ocasião, em particular, em que a corrida de um guepardo foi registrada com o auxílio de um cronômetro, o qual marcou 640 metros em 20 segundos, e 73 metros em 2 segundos. Convertendo esses dados para medição de velocidade, foi possível obter as marcas de 115,2 e 131,4 Km/h.

Curiosidades do Guepardo: Pelagem Cinzenta Sobre as Costas do Filhote

Assim que nascem, e nos primeiros meses de vida, os filhotes apresentam uma camada de pelos acinzentados em formato de manto que desce sobre as costas. Várias teorias têm sido levantadas para descobrir a finalidade desta pelagem, entre elas estão a termorregulação, camuflagem e proteção contra o sol e chuva.

No entanto, a teoria da camuflagem é a mais cabível, visto que filhotes são alvo fácil de outros predadores maiores (a exemplo de leões e hienas) e a pelagem cinzenta pode ocultá-los em meio à grama alta.

Curiosidades do Guepardo: Características da Pata

Guepardo Lambendo a Pata
Guepardo Lambendo a Pata

As garras deste animal são semi-retráteis, de modo a facilitarem o alcance de grandes velocidades. Dessa forma, suas patas não se assemelham à patas de felinos, e sim de cachorros.

As patas traseiras tem quatro dedos. Nas patas dianteiras, também há quatro dedos, e mais um 5° dedo localizado na altura do metacarpo e metatarso, chamado de ergot.

Curiosidades do Guepardo: Anéis Na Cauda

A Cauda do Guepardo
A Cauda do Guepardo

Assim como as impressões digitais são únicas para seres humanos (mesmo entre irmãos gêmeos), e as listras da zebra apresentam um padrão único de um animal a outro, isso também ocorre na cauda do guepardo, na qual há um padrão exclusivo de anéis que distingue/ diferencia um guepardo de outro.

Curiosidades do Guepardo: Padrão Comportamental

O leão é considerado o felino mais sociável de todos, ranking no qual o guepardo fica em segundo lugar.

É comum que irmãos de guepardos permaneçam juntos durante toda a vida. Em algumas raras ocasiões, os machos podem formar grupos pequenos para caçar em grupo. Os casais também podem caçar juntos, em algumas circusntâncias.

As fêmeas do guepardo não são consideradas monogâmicas, ao contrário, alguns estudos as mostram com um comportamento e padrão reprodutivo extremamente promíscuo. Os machos são altamente territorialistas e, inclusive, adoram a estratégia de urinar para demarcar território.

Durante a criação dos filhotes, os machos comportam-se de forma ausente, no entanto, curiosamente, adotam filhotes perdidos de outros guepardos como se fossem propriamente seus.

Curiosidades do Guepardo: The IUCN Red List

O guepardo é um animal que apresenta elevado índice de mortalidade, devido à predação e competição por espaços de outros animais selvagens; caça clandestina; e ameaça de perda de hábitat.

Em decorrência disso, eles estão inclusos na lista vermelha da IUCN de espécies vulneráveis, ou seja, ameaçadas de extinção. Esta participação na lista é valida tanto para as variações asiáticas, quanto para as africanas. No entanto, a subespécie asiática é considerada a mais ameaçada. Atualmente, há apenas 40 guepardos asiáticos vivendo em meio à natureza.

Guepardo Andando Lado a Lado com Seu Filhote
Guepardo Andando Lado a Lado com Seu Filhote

Curiosidades do Guepardo: Expectativa de Vida

Na natureza, em condições ambientais equilibradas, o guepardo pode viver de 14 a 17 anos.

Curiosidades do Guepardo: Simbolismo Cultural

No Egito, o guepardo já foi com frequência utilizado como animal doméstico. Isto se deve ao fato de que, estes felinos são bem menos agressivos que os felinos de grande porte, no entanto, são continuam sendo considerados animais selvagens.

Os faraós, sultões e babilônios utilizavam os guepardos com frequência, empregando-os como cães de guarda, ou para caçar antílopes.

*

Agora, que você já está por dentro de muitas curiosidades do guepardo, continue conosco e conheça outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

KITCHENER, A. (1991). The natural history of the wild cats. Londres, Reino Unido: Cristopher Helm, A. and C. Black;

Widscreen Archive. Cheetah (Acinonyx jubatus). Disponível em: <http://www.arkive.org/cheetah/acinonyx-jubatus/>;

WIKIPÉDIA. Acinoyx jubatus. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Acinonyx_jubatus>.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *