Home / Curiosidades / Como Tirar Cheiro de Zorrilho?

Como Tirar Cheiro de Zorrilho?

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Carnivora

Família: Mephitidae

Gênero: Conepatus

Nome Científico: Conepatus chinga

Conepatus chinga
Conepatus chinga

O zorrilho (Conepatus chinga) tem como principal característica a presença de duas listras brancas sobre a região dorsal, que se estendem da cabeça até a base da cauda. Sua pelagem, longa e fina, apresenta uma coloração preta ou marrom escuro.

Outra característica marcante destes mefitídeos são as glândulas odoríferas, localizadas próximas ao ânus e que produzem um cheiro muito forte e desagradável. Esse mecanismo de defesa é acionado quando o animal se sente ameaçado. O objetivo é afastar possíveis predadores por meio de um jato de líquido que pode alcançar até dois metros de distância.

Para se defender, o zorrilho eriça o pelo e a cauda, liberando em seguida o líquido com mau cheiro. Depois, o animal finge estar morto e se estende no chão.

Zorrilho
Zorrilho

O líquido fedorento, quando entra em contato com o alvo, pode causar transtornos. Por exemplo, quando um cachorro é atingido pelo esguicho, ele fica incomodado e desesperado, rolando no chão e coçando as orelhas com as patas dianteiras.

O problema é que, devido à destruição do habitat natural do zorrilho, muitos deles estão adentrando as áreas urbanas. Há relatos de pessoas que já se depararam com o animal dentro da própria casa. O bicho deixa seu cheiro desagradável por onde passa e que pode impregnar em sua casa de inúmeras formas.

Odores mais fortes do zorrilho podem perturbar seu lar por meses ou até mesmo anos se não forem tomadas ações imediatas. Por isso, separamos para você algumas formas de eliminar o cheiro desse animal. Vem com a gente!

Refresque o ambiente

  • Abra bem as suas janelas e permita que a luz do sol e o ar fresco entrem em sua casa. Isso ajuda a neutralizar o mau cheiro das paredes e móveis.
  • Se for o caso de retirar o odor de gambá de suas roupas, toalhas, cobertores ou outros tecidos removíveis, lave essas peças e as pendure no quintal para secar. A exposição direta à luz do sol e ao ar fresco funcionará muito bem na remoção do cheiro do zorrilho.
Zorrilho Habitat
Zorrilho Habitat
  • Roupas, toalhas, cobertores e outros tecidos removíveis deverão ser lavados em uma máquina de lavar com água quente e sabão detergente. Tapetes e outros tecidos difíceis de lavar, como almofadas e cortinas, devem ser lavados por meio de um limpador a vapor, pois o calor ajuda a abrir e expandir a costura do tecido.
  • Roupas e outros tecidos deverão ser higienizados em até uma ou duas horas após o contato inicial para evitar que o cheiro do zorrilho se aprofunde demais.
  • Ligue ventiladores de teto e de mesa. Isso permite que o ar permaneça em circulação. O parado impregnará ainda mais o cheiro do animal em seus tecidos.
Tirar Cheiro de Zorrilho
Tirar Cheiro de Zorrilho
  • Troque os filtros do ar-condicionado e do aquecedor antes de cuidar do resto da casa. O cheiro do zorrilho pode contaminar esses filtros e fazer com que você sinta o odor saindo dessas entradas de ar por muito tempo.
  • Faça um teste: cheire os filtros de ar e, se eles não tiverem o cheiro de gambá, então não há necessidade de trocá-los.
  • Borrife aromatizadores de ar. Eles podem mascarar e remover parte do mau cheiro. Mas é preciso procurar por um spray que indique, especificamente no rótulo, a habilidade de desodorizar, pois a maior parte dos produtos apenas emite um perfume forte que disfarça outros odores do lar. Isso não será o suficiente para combater o cheiro do zorrilho. Apenas um desodorizador pode neutralizar e eliminar parte do fedor.

Água Oxigenada e Bicarbonato de Sódio

  • Misture um litro de água oxigenada, uma colher de bicarbonato de sódio e cinco mililitros de detergente líquido. Misture os ingredientes em um recipiente junto com a água oxigenada 3%.
  • Para odores mais fortes e difíceis de sair, dobre a quantidade e a detergente.
  • Não feche o recipiente após misturar os ingredientes, pois o gás que será formado pode se acumular e criar pressão o suficiente para destruir o recipiente.
  • Não guarde esta mistura. Use-a assim que estiver pronta.
  • Essa mistura pode ser usada no seu cachorro e em você. Mergulhe um pano limpo na solução e use-o para limpar a pele e os pelos contaminados.
Zorrilho Características
Zorrilho Características
  • Essa solução é segura para cães e humanos. Mas é importante evitar o contato dela com os olhos, os ouvidos e a boca.
  • Esse método funciona melhor se for feito dentro de uma ou duas horas depois do contato com a substância mau cheirosa do zorrilho.
  • Para as roupas, a proporção é uma parte de água oxigenada para seis de água quente. A quantidade dependerá do quanto você precisa desodorizar. Lembre-se que concentrações fortes de água oxigenada podem danificar roupas.
  • Mergulhe as roupas contaminadas nessa mistura e deixe que ela permaneça por uma ou duas horas. Após remover as roupas da solução, coloque-as na máquina para lavagem normal.
  • Se você não quiser mergulhar suas roupas em água oxigenada, adicione bicarbonato de sódio na máquina de lavar no início do ciclo de lavagem.
Zorrilho ou Gambá
Zorrilho ou Gambá

Vinagre

  • Crie uma solução de vinagre. A proporção é uma parte de vinagre para cinco de água quente.
  • Essa solução é indicada para roupas, cobertores, toalhas e outros tecidos removíveis. Alguns tecidos sintéticos ou muito delicados podem não reagir bem ao contato com o vinagre.
  • Mergulhe os tecidos contaminados pelo cheiro do zorrilho nessa solução e deixe-os em repouso por duas ou três horas.
  • Para melhores resultados, esfregue gentilmente os tecidos após mergulhá-lo na solução de vinagre. Isso faz com que o vinagre entre nas fibras do tecido, desodorizando-o melhor.
Zorrilho Cheiro
Zorrilho Cheiro
  • Termine a limpeza dos tecidos em uma máquina de lavar roupas. Se preferir, adicione bicarbonato de sódio na máquina de lavar no início do processo.
  • Se possível, estenda os tecidos ao sol e ao ar fresco em vez de secá-los numa secadora de roupas.
  • Se o mau cheiro for generalizado pelos cômodos da casa, coloque tigelas de vinagre em vários pontos da residência. Foque nas partes mais “fedorentas” de sua casa, tendo em vista que a fonte do cheiro geralmente vem dos cantos.
  • O vinagre vai absorver a maior parte do odor após 24 horas.

Fotos de Zorrilho

Essas foram algumas dicas para se ver livre do cheiro do zorrilho em sua residência. Mas lembre-se: se esse animal aparecer na sua casa, não é aconselhado matá-lo. Procure o Departamento de Zoonoses da sua região. Eles saberão o que fazer.

Deixe seu comentário e não se esqueça de seguir o Portal dos Animais no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *