Home / Curiosidades / Características do Gato-de-Bengala

Características do Gato-de-Bengala

O gato de bengala, conhecido também como bengal, é um híbrido que nasceu do cruzamento de um gato doméstico e de um gato leopardo (um felino asiático que ainda se encontra em estado selvagem)

O próprio nome do gato bengal nasce como consequência do nome do seu parente selvagem, também chamado de gato de bengala. A domesticação desse felino vem sendo feita desde 1963 nos Estados Unidos da América com ajuda da intervenção humana.

A intenção era criar um animal doméstico com o comportamento manso mas com a beleza e fisionomia de um animal selvagem, o que certamente acertaram em cheio. Hoje está entre as raças de gatos mais populares e é encontrada em todo o mundo.

Vamos citar algumas características desse felino: Chegando a lembrar um tigre, um leopardo e uma onça principalmente pela pelagem, só que claro, com um porte bem menor, o gato de bengala possui uma estrutura forte e robusta, têm o porte médio, os machos pesam entre oito e nove quilos e a fêmea cerca de três quilos e meio. Seu pelo é curto e a única pelagem da sua raça é o rajado, com algumas variações de tonalidades e cores parecidas como o marfim, creme, amarelo, dourado e laranja.

Como se Comporta o Gato de Bengala?

Gato de Bengala Correndo no Mato
Gato de Bengala Correndo no Mato

O gato bengal tem uma hiperatividade, curiosidade, sociabilidade, interatividade, esperteza e inteligência bem características. É bem brincalhão, mas o dono não teria só o dever de dar atenção brincando. É uma raça carinhosa, uma ótima companhia para crianças que o acompanham nas características e no tanto de energia que têm.

Curiosamente essa curiosidade pode chegar ao ponto de gostarem de água e brincarem em piscinas ou banheiras, bem diferente do esperado já que os gatos têm a fama de odiarem água. Como são sociáveis e amigáveis, se relacionam bem com outros animais da casa, cachorros e até mesmo outros gatos. Lembrando que apesar da raça definir características em comum, cada gato é único geneticamente, de acordo com suas experiências durante a vida e processo de sociabilização, o que pode variar de um gato para outro apesar da mesma raça. Sua expectativa de vida varia e entre treze e dezesseis anos.

Como Fazer um Gato de Bengala Viver Bem?

Os cuidados com os gatos geralmente não varia muito de acordo com as raças, sendo mais padrão. A escovação é necessária, principalmente no período de troca de pelos, ajudando na limpeza -que como todos os amantes de gatos já sabem, é própria do bichano- e retirada de pelos mortos, evitando bolas de pelo, que o pet pode engoli e consequentemente engasgar.

Deixar um arranhador ao alcance deles para que desgastem suas unhas para não chegar a um ponto de incomodarem e acabar desgastando suas calças, fator bem conhecido por quem tem gato, além de evitar machucados nos braços dos donos, oriundos sem querer em brincadeiras e carinhos e preservação dos nossos móveis intactos.

Brinquedos para estímulos físicos e mentais também são importantes para o gato não se sentir entediado, sim, gatos também têm emoções e precisam de cuidado e atenção quanto a isso, ainda mais se tratando de um gato mais hiperativo, brincalhão e curioso que a média.

Uma dica para isso é que gatos no geral amam lugares altos, elaborar lugares assim para eles, pode ter certeza, os agradará bastante e você ficará feliz também por perceber isso. A medida que você conviver e com o seu gatinho e conhecer o seu bichano, perceberá se todo o seu cuidado e atenção estão sendo suficientes para seu bem estar e saúde, dependendo da personalidade e preferências do mesmo. E claro, uma alimentação de qualidade, com ração específica, patês satisfazendo sua necessidades nutricionais e água sempre fresca são fundamentais para a sua saúde, bem estar e para pelos bonitos. Ainda sobre sua saúde e bem estar, quando perceber algo fora do normal, sempre procurar um veterinário, alguns problemas de saúde podem ser mais recorrente de cada raça, nessa, por exemplo, são as alergias.

Lugar de Gato e Dentro de Casa

Gato-de-Bengala Dentro de Casa
Gato-de-Bengala Dentro de Casa

Um cuidado que as pessoas estão tomando mais consciência hoje em dia, -alguns tutores chegam a usar como ponto primordial na sua doação quando têm contato com o pretendente adotante-, é informar que lugar de gato é dentro de casa. Devemos ter todo cuidado e atenção para tal, gatos com acesso às ruas estarão expostos a todo tipo de perigo, doenças, maldade, crueldade, maus tratos, o que é mais comum com gatos em comparação a outros animais, que também não deixam de ser vítimas recorrentes, sabe-se lá por qual motivo, que está além do nosso entendimento, nós que zelamos pela vida desses animais.

Ótimo Para Quem tem Alergia

Homem Com Alergia a Gato
Homem Com Alergia a Gato

Uma curiosidade é que quem tem alergia de gato, tem porque ela é atacada pelo pelo e por um tipo de caspa que a pele do gato solta, o pelo do gato de bengala é bem curtinho, soltando muito pouco ou quase nada e é muito raro que solte essa espécie de caspa, o que pode tornar a convivência de quem gosta de gatos ou deseja ter um faça a adoção de um gato de bengala.

Vai Comprar?

Se você conheceu a raça do gato de bengala e se interessou ou já se interessava por adquirir um, só seria possível através da compra. Por ser um gato de raça dificilmente você achará para adoção, a não ser que conheça alguém que tem a fêmea que teve cria e está doando ou vendendo independente de produção para tal, o que seria a melhor opção, visto que algumas vendas de animais são irresponsáveis com a saúde e o bem estar dos bichanos. Sempre deveríamos ter um pé atrás com a comercialização de animais por conta isso.

Mas como tudo na vida, não podemos generalizar, se chegou a decisão responsável de comprar, pesquise bem, se preocupe em saber a origem do seu futuro animal para não ser complacente a maldade humana com os animais, o que certamente é a mais covarde crueldade, usando suas vidas sem responsabilidade e respeito devido, como objetos para lucro pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *